fbpx

sábado, 23 de janeiro de 2021

Paulo Moreira lança álbum reverenciando costumes do interior

Álbum composto por oito faixas passeia por diversos ritmos, imprimindo energia e poesia ao CD inédito do artista que busca resgatar suas origens em São Gabriel da Cachoeira.

10 de dezembro de 2020

Compartilhe

Álbum estará disponível nas plataformas Deezer, Apple Music, Spotify e YouTube Music (Foto: Divulgação)

O primeiro CD do compositor, produtor e jornalista Paulo Moura chega aos principais aplicativos de música no dia 15 de dezembro.

A música “SGC Curumim”, que dá nome ao álbum, reverencia os costumes, crenças, paisagens de São Gabriel da Cachoeira, município em que cada 10 habitantes, nove são indígenas. As outras sete faixas são um combo e passeiam pelo reggae, rock, samba, soul, funk e pelos ritmos latinos.

SGC Curumim tem o estilo livre e sem amarras dos povos da floresta, expresso nas composições de Paulo Moura, que também é o vocalista.

Costumes como beber caxiri (bebida fermentada à base de macaxeira), fumar em tarauari e descer as corredeiras do Curucuí são parte integrante da memória do cidadão do mundo, que saiu de São Gabriel há muitos anos, mas que mantém vivas as lembranças da infância e juventude na terra das cachoeiras.

Música premiada

A música título foi a vice-campeã do 32º Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), no ano de 2017. A composição da dupla Gil Valente e Paulo Moura ficou guardada por falta de recursos.

“Serão produzidas 500 cópias do álbum SGC Curumim no estúdio Atrium. Tínhamos o prazo para finalizar o material em maio deste ano. Por causa da pandemia, o calendário de lançamento foi alterado assim como a forma de dar publicidade à obra”, relatou Paulo Moura.

Lançamento

O lançamento do álbum, que reúne oito faixas autorais de Paulo Moura, compostas dos 14 aos 27 anos, ocorrerá simultaneamente pelos aplicativos Deezer, Apple Music, Spotify e YouTube Music.

O violão é a base das melodias, que seguem o gênero Música Popular Amazonense (MPA). O instrumento de cordas domina o repertório porque foi utilizado por Paulo, músico autodidata, para elaborar a harmonia.

“Nunca frequentei uma escola formal de música. Aprendi na prática, pegando dicas de acordes com os amigos. Não sei os nomes das notas, mas sem dinheiro para pagar por harmonização eu mesmo fiz, inclusive, os acordes também são meus”, afirmou.

O artista, que apenas nasceu em Manaus e passou a infância inteira e parte da adolescência na “Cabeça do Cachorro” (como é conhecida a região de São Gabriel da Cachoeira pela semelhança de seu território com o animal), iniciou a carreira no rock pesado, integrando uma banda de heavy metal.

Veja mais notícias

Governo alinha critérios de vacinação dos trabalhadores da saúde

A expectativa é de que a imunização contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, após a validação das propostas apresentadas.

22 de janeiro de 2021

Polícia prende 63 pessoas em bares clandestinos na zona Leste

A prisão aconteceu em cumprimento ao decreto governamental que proíbe a circulação e aglomeração de pessoas das 19h às 6h, devido à pandemia da Covid-19.

22 de janeiro de 2021

TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

Medida considera “que a persistência e o agravamento da pandemia da Covid-19 no país impõem aos eleitores que não compareceram à votação nas eleições".

22 de janeiro de 2021

Bolsistas do PBU ganham aumento automático nos descontos

A medida se aplicará a um total de 175 bolsistas do Programa Bolsa Universidade (PBU) integrados à modalidade com isenção tributária e que possuem prazo até 2023.

22 de janeiro de 2021

Sindicato das escolas particulares recomenda aulas on-line no AM

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas orientam sobre aulas 100% na modalidade de ensino remoto por conta da pandemia de Covid-19

21 de janeiro de 2021

Após mortes, governador do Pará diz que não há escassez de oxigênio

De acordo com a Sespa, 159 cilindros de oxigênio medicinal foram levados de caminhão para Santarém, de onde foram transferidos para outras cidades do oeste paraense.

20 de janeiro de 2021

Farmacêuticos planejam estoques em unidades de Saúde

São 30 profissionais que já estão atuando em hospitais e SPAs e vão informar sobre cobertura diária de estoques para auxiliar na programação de abastecimento pela Cema.

20 de janeiro de 2021

MPE-AM escolherá lista sêxtupla para vaga de desembargador

O desembargador Djalma Martins da Costa terá aposentadoria compulsoriamente no dia 23 de fevereiro, quando atingirá idade limite para permanecer no serviço público.

20 de janeiro de 2021