fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Paulo Moreira lança álbum reverenciando costumes do interior

Álbum composto por oito faixas passeia por diversos ritmos, imprimindo energia e poesia ao CD inédito do artista que busca resgatar suas origens em São Gabriel da Cachoeira.

10 de dezembro de 2020

Compartilhe

Álbum estará disponível nas plataformas Deezer, Apple Music, Spotify e YouTube Music (Foto: Divulgação)

O primeiro CD do compositor, produtor e jornalista Paulo Moura chega aos principais aplicativos de música no dia 15 de dezembro.

A música “SGC Curumim”, que dá nome ao álbum, reverencia os costumes, crenças, paisagens de São Gabriel da Cachoeira, município em que cada 10 habitantes, nove são indígenas. As outras sete faixas são um combo e passeiam pelo reggae, rock, samba, soul, funk e pelos ritmos latinos.

SGC Curumim tem o estilo livre e sem amarras dos povos da floresta, expresso nas composições de Paulo Moura, que também é o vocalista.

Costumes como beber caxiri (bebida fermentada à base de macaxeira), fumar em tarauari e descer as corredeiras do Curucuí são parte integrante da memória do cidadão do mundo, que saiu de São Gabriel há muitos anos, mas que mantém vivas as lembranças da infância e juventude na terra das cachoeiras.

Música premiada

A música título foi a vice-campeã do 32º Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), no ano de 2017. A composição da dupla Gil Valente e Paulo Moura ficou guardada por falta de recursos.

“Serão produzidas 500 cópias do álbum SGC Curumim no estúdio Atrium. Tínhamos o prazo para finalizar o material em maio deste ano. Por causa da pandemia, o calendário de lançamento foi alterado assim como a forma de dar publicidade à obra”, relatou Paulo Moura.

Lançamento

O lançamento do álbum, que reúne oito faixas autorais de Paulo Moura, compostas dos 14 aos 27 anos, ocorrerá simultaneamente pelos aplicativos Deezer, Apple Music, Spotify e YouTube Music.

O violão é a base das melodias, que seguem o gênero Música Popular Amazonense (MPA). O instrumento de cordas domina o repertório porque foi utilizado por Paulo, músico autodidata, para elaborar a harmonia.

“Nunca frequentei uma escola formal de música. Aprendi na prática, pegando dicas de acordes com os amigos. Não sei os nomes das notas, mas sem dinheiro para pagar por harmonização eu mesmo fiz, inclusive, os acordes também são meus”, afirmou.

O artista, que apenas nasceu em Manaus e passou a infância inteira e parte da adolescência na “Cabeça do Cachorro” (como é conhecida a região de São Gabriel da Cachoeira pela semelhança de seu território com o animal), iniciou a carreira no rock pesado, integrando uma banda de heavy metal.

Leia mais sobre Cidades

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021