fbpx

sexta, 26 de fevereiro de 2021

‘Ouvindo quem ouve’ reúne ouvidores das unidades de saúde do Estado

Este é o primeiro encontro promovido pela SES-AM. O evento reuniu servidores de 25 unidades de saúde que destacaram os desafios e projetos de melhorias para 2021.

19 de dezembro de 2020

Compartilhe

Os ouvidores das unidades de saúde são responsáveis por receber reclamações, denúncias, sugestões e outros. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, nesta sexta-feira (18), o I Encontro das Ouvidorias das unidades de saúde da capital, com o tema: “Ouvindo quem Ouve”.

No evento, ocorrido no auditório da SES-AM, os servidores de 25 unidades de saúde destacaram os desafios e projetos de melhorias para 2021.

Os ouvidores são responsáveis por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos, quanto aos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Amazonas.

Ouvidoria fortalecida

Conforme o secretário da SES-AM, Marcellus Campêlo, desde o início do Programa Saúde Amazonas, em que foi criado a Secretaria Executiva de Controle Interno, a Ouvidoria se tornou mais fortalecida para cumprir o seu principal papel.

“Tem que olhar nos olhos, entender e, principalmente, entender a cabeça daquela pessoa que está me procurando. É uma coisa que eu peço, né, pessoal? Saber ouvir. Ouvindo quem ouve, porque a pessoa quando procura uma unidade de saúde está muito fragilizada”, disse o secretário sobre a função do ouvidor.

Troca de experiências

Além da troca de experiências, de acordo com o secretário executivo da pasta, Silvio Romano, o encontro promoveu a apresentação da estrutura da recém-criada Secretaria Executiva de Controle Interno, as ferramentas utilizadas nos projetos do Programa Saúde Amazonas e a campanha de divulgação dos canais da Ouvidoria nas redes sociais.

“São essas pessoas que estão à disposição nas unidades de saúde para receber o usuário e ouvir todas essas demandas. Quer seja suas reclamações, suas queixas, suas sugestões, que também são importantes, e buscar uma solução para essa necessidade. A gente aconselha e recomenda que busque as ouvidorias, porque esse é o canal mais rápido e mais seguro para que as demandas sejam solucionadas”, afirmou Silvio Romano.

Elo cidadão e Estado

As Ouvidorias confirmam o elo entre o cidadão e a administração pública ao receber, examinar e encaminhar as diversas manifestações recebidas. Essa é a avaliação da ouvidora da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado, Neiva Carvalho, que há 10 anos atua na função.

“Encontros como esse são de suma importância para a gente fortalecer a nossa profissão, o nosso grupo. Sabemos que a Ouvidoria é o canal que liga o cidadão à direção e também precisamos estar juntos para amadurecer os novos projetos”, disse a ouvidora.

Quando procurar a Ouvidoria do SUS?

Na ouvidoria é possível o registro de elogios e/ou sugestões relacionados ao atendimento recebido, ao profissional que o atendeu e, ainda, sugerir a inclusão de medicamento no SUS/contratação de profissionais.

A Ouvidoria pode ser buscada para solicitações de assistência como consultas, exames e medicamentos. Para relatar uma insatisfação com algum profissional de saúde, demora no atendimento, falta de material na unidade de saúde e falta de medicamento.

É o canal também de denúncias, mas também para obter instrução, orientação, esclarecimento relacionado à saúde, como conseguir medicamentos pelo SUS, o Sistema de Regulação, entre outros.

Canais de ouvidoria

Os usuários podem contatar a Ouvidoria da SES-AM pela internet, através de formulário online (http://www.saude.am.gov.br/informativo/ouvidorias.php), ou pelo Disque-Saúde 136 (ligação gratuita), que funciona 24 horas.

O atendimento presencial também pode ser buscado nas unidades de saúde. Nas redes sociais (@saudeam) a secretaria também dispõe de um destaque com o telefone e e-mail de todas as ouvidorias.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Cartões de programas sociais são retidos no comércio do Amazonas

Cartões de programas sociais como auxílio emergencial e Bolsa Família são retidos no comércio de Nova Olinda do Norte como garantia.

26 de fevereiro de 2021

Unicef doa 60 kits de higiene para atender idosos em vulnerabilidade

Os itens serão repassados aos coordenadores dos grupos de idosos em vulnerabilidade e distribuídos aos cadastrados no "Idoso Ativo.

26 de fevereiro de 2021

Polícia encerra festa clandestina em condomínio da zona Centro-Sul

Os policiais estavam em patrulhamento de segurança na área quando perceberam o barulho de música em alto volume e aglomeração de pessoas.

26 de fevereiro de 2021

Condomínio Verona sofre inspeção após incêndio em Manaus

Após incêndio que atingiu cinco pessoas, condomínio Verona, situado na zona Norte, é inspecionado por técnicos de Prefeitura de Manaus.

26 de fevereiro de 2021

Fundação Cecon suspende Programa de Residência em Enfermagem

O programa de residência foi suspenso em decorrência de impedimentos legais previstos no Programa de Enfrentamento à Covid-19.

25 de fevereiro de 2021

Amazonas faz convênio com órgãos federais para expansão de aeroportos

Convênio para melhorar aeroportos no interior do Amazonas envolve Infraero e Ministério da Infraestrutura para beneficiar três municípios.

25 de fevereiro de 2021

Pessoas em situação de rua vão ter abrigo emergencial temporário

A previsão é inaugurar o abrigo emergencial da zona Centro-Oeste ainda nesta semana, para fazer a triagem e encaminhar as pessoas.

25 de fevereiro de 2021

Imóvel do Rio Negro Clube vai a leilão em março por R$ 9 milhões

Leilão promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11) tem na sede do Rio Negro Clube o bem de maior valor oferecido.

25 de fevereiro de 2021