fbpx

segunda, 19 de abril de 2021

Operação Boca Raton visa reunir provas dos crimes de lavagem de dinheiro

A investigação do Gaeco está sob segredo de Justiça. Os nomes dos alvos da operação e o material colhido nas 20 buscas e apreensões domiciliares não serão divulgados.

18 de dezembro de 2020

Compartilhe

Polícia Civil e agentes do Gaeco cumpriram 20 buscas e apreensões domiciliares e 11 buscas pessoais. (Foto: Divulgação)

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MP-AM (Ministério Público do Amazonas)  deflagrou na manhã desta sexta-feira (18) a Operação Boca Raton para apurar possível formação de organização voltada para prática de crimes de lavagem de dinheiro, peculato, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva.

De acordo com nota distribuída pelo MP-AM, a operação visa reunir provas relacionadas à investigação instaurada, em novembro de 2019, no âmbito do Gaeco, e reúne relatórios de Inteligência Financeira, além de outras provas materiais colhidas durante a tramitação do processo investigatório criminal pertinente.

O MP-AM informou que a investigação corre em segredo de justiça, o que impede a divulgação dos alvos da operação e detalhes da investigação, por exemplo, o material recolhido durante as diligências, seus investigados ou razões e fundamentos da operação.

“Tão logo os objetivos do sigilo sejam alcançados e os resultados almejados sejam atingidos, certamente o Ministério Público se manifestará pelo levantamento do sigilo para que  os objetivos da persecução penal pública sejam também contemplados, com a devida publicidade e esclarecimento dos resultados e conclusões devidamente fundamentados, como deve ser toda atuação ministerial”, diz trecho da nota do MP-AM

A Polícia Civil e agentes do Gaeco cumpriram, nesta sexta-feira, 20 buscas e apreensões domiciliares e 11 buscas pessoais. “Foram recolhidos equipamentos eletrônicos, documentos, enfim, de uma forma geral material: probatório de interesse”.

O nome da operação é referência à cidade Boca Raton, na costa sudeste do estado da Flórida, conhecida pelos campos de golfe, os parques e as praias, nos Estados Unidos.

Segundo fontes, funcionários da Prefeitura Municipal de Manaus seriam alvo da operação. No entanto, o órgão emitiu nota oficial* esclarecendo que nenhum representante da gestão municipal é investigado.

Acompanhe a nota na íntegra:

A Prefeitura de Manaus esclarece que nenhum representante da gestão municipal foi alvo da operação deflagrada nesta sexta-feira, 18/12, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O município destaca, ainda, que está à disposição para colaborar com os trabalhos dos órgãos competentes.

*Matéria atualizada às 10h42, para inserir informações da Prefeitura Municipal de Manaus.

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021