fbpx

segunda, 18 de janeiro de 2021

Operação Boca Raton visa reunir provas dos crimes de lavagem de dinheiro

A investigação do Gaeco está sob segredo de Justiça. Os nomes dos alvos da operação e o material colhido nas 20 buscas e apreensões domiciliares não serão divulgados.

18 de dezembro de 2020

Compartilhe

Polícia Civil e agentes do Gaeco cumpriram 20 buscas e apreensões domiciliares e 11 buscas pessoais. (Foto: Divulgação)

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MP-AM (Ministério Público do Amazonas)  deflagrou na manhã desta sexta-feira (18) a Operação Boca Raton para apurar possível formação de organização voltada para prática de crimes de lavagem de dinheiro, peculato, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva.

De acordo com nota distribuída pelo MP-AM, a operação visa reunir provas relacionadas à investigação instaurada, em novembro de 2019, no âmbito do Gaeco, e reúne relatórios de Inteligência Financeira, além de outras provas materiais colhidas durante a tramitação do processo investigatório criminal pertinente.

O MP-AM informou que a investigação corre em segredo de justiça, o que impede a divulgação dos alvos da operação e detalhes da investigação, por exemplo, o material recolhido durante as diligências, seus investigados ou razões e fundamentos da operação.

“Tão logo os objetivos do sigilo sejam alcançados e os resultados almejados sejam atingidos, certamente o Ministério Público se manifestará pelo levantamento do sigilo para que  os objetivos da persecução penal pública sejam também contemplados, com a devida publicidade e esclarecimento dos resultados e conclusões devidamente fundamentados, como deve ser toda atuação ministerial”, diz trecho da nota do MP-AM

A Polícia Civil e agentes do Gaeco cumpriram, nesta sexta-feira, 20 buscas e apreensões domiciliares e 11 buscas pessoais. “Foram recolhidos equipamentos eletrônicos, documentos, enfim, de uma forma geral material: probatório de interesse”.

O nome da operação é referência à cidade Boca Raton, na costa sudeste do estado da Flórida, conhecida pelos campos de golfe, os parques e as praias, nos Estados Unidos.

Segundo fontes, funcionários da Prefeitura Municipal de Manaus seriam alvo da operação. No entanto, o órgão emitiu nota oficial* esclarecendo que nenhum representante da gestão municipal é investigado.

Acompanhe a nota na íntegra:

A Prefeitura de Manaus esclarece que nenhum representante da gestão municipal foi alvo da operação deflagrada nesta sexta-feira, 18/12, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O município destaca, ainda, que está à disposição para colaborar com os trabalhos dos órgãos competentes.

*Matéria atualizada às 10h42, para inserir informações da Prefeitura Municipal de Manaus.

Veja mais notícias

Shoppings se unem ao ‘Time do Bem’ para ajudar vítimas da Covid-19

Empreendimentos estão arrecadando itens de alimentação e materiais hospitalares que estão em falta nas unidades de saúde do Amazonas. Expectativa é beneficiar 500 famílias.

17 de janeiro de 2021

Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo de estágio

Estudantes deverão comparecer até o dia 23 na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania com os documentos e exames médicos elencados no edital.

16 de janeiro de 2021

Prefeitura cria link de acesso para o programa ‘Nossa Merenda’

A Semed informa que esse processo é para evitar aglomeração nas escolas e garantir o pagamento do auxílio aos alunos que ainda não foram beneficiados.

15 de janeiro de 2021

Governo relança edital para contratar médicos de cirurgia vascular

As empresas interessadas no chamamento público deverão comparecer, na segunda-feira (18), às 8h30, na sede do CSC, localizada na rua Belo Horizonte, 1.420, Adrianópolis.

15 de janeiro de 2021

Pessoas com deficiência recebem doação de cilindros de oxigênio

De acordo Mirtes Salles, titular da Sejusc, a empresa Nitron da Amazônia fará a recarga de oxigênio às famílias com PcDs até que a situação no Estado normalize.

15 de janeiro de 2021

FCecon suspende cirurgias e serviço de endoscopia por 13 dias

Segundo o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, o objetivo é preservar vidas e garantir que a reserva de oxigênio seja destinada aos pacientes já internados.

15 de janeiro de 2021

Infectologista de Manaus esclarece riscos de reinfecção da Covid-19

FVS-AM confirmou o primeiro caso de reinfecção no Amazonas na última quarta-feira (13). De acordo com médicos, muitos pacientes relaxam os após contrair o vírus.

15 de janeiro de 2021

#SOSManaus: artistas nacionais se unem para ajudar pacientes com Covid

Nas redes sociais, a situação crítica que Manaus se encontra por conta da pandemia ganhou a solidariedade de vários artistas nacionais. Eles vão doar cilindros de oxigênio.

14 de janeiro de 2021