sexta-feira, 19 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Opas, MS e FVS-AM avaliam resposta à pandemia no Amazonas

O encontro tem objetivo de promover a troca de experiências entre pesquisadores e especialistas de todo o Brasil sobre medidas de enfrentamento a pandemia.
COMPARTILHE
pandemia

Conforme adiantado pela coluna Tempo Real, do Portal RealTime1, no dia 9 de setembro, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) está em Manaus para, junto com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e o Ministério da Saúde para participarem do Encontro de Avaliação das Ações de Enfrentamento e Resposta à Pandemia de Covid-19 no Estado. O evento iniciou nesta segunda (14) e segue até sexta-feira (18), na sede do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

O encontro teve início por volta das 10h e reuniu uma comitiva formada por membros da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), além de vinte técnicos do Ministério da Saúde que participaram das equipes de campo da FVS-AM no combate e observadores de outros estados como Minas Gerais e São Paulo.

O primeiro dia de atividades contou a apresentação de parte das missões realizadas no Amazonas com relação ao controle da pandemia de Covid. Ao todo serão cinco dias de programação que contarão com a realização de palestras, mesas-redonda e visitações a hospitais na capital e em outros municípios do Estado com o intuito de avaliar os planos de contingência adotados.

“Na verdade nós estamos em um intercâmbio de experiências, conhecendo as experiências desses outros estados e divulgando o que nós fizemos aqui e que refletiu na queda das nossas curvas. Hoje nós estamos, no cenário nacional, com redução acentuada no número de casos, de óbitos e de internações”, explica a diretora-presidente da Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas (FVS-AM), dra. Rosemary Pinto.

Para a coordenadora de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres do escritório da OPAS e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, Maria Almiron, o encontro é uma oportunidade do Amazonas contribuir com outros estados visto o bom resultado das medidas adotadas pelo estado, desde o pico da doença até o momento.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

“No caso do Amazonas esse estado tem muito pra oferecer pra outros estados e muito mais o que os profissionais vão pegar daqui, o que podemos contribuir porque a riqueza das experiências de vocês é muito grande e essa tem uma utilidade não só para o Brasil, mas também para outros países da região das Américas, então esperamos que com essa série de missões possamos todos juntos escolher aquelas melhores práticas e disseminar tanto dentro do país quanto fora e aprender aquelas coisas que podemos fazer melhor”, diz.

Leia Mais:

COMPARTILHE