fbpx

quarta, 16 de junho de 2021

No Dia do Uso Racional de Medicamentos, Semsa alerta sobre automedicação

Para a titular da pasta, Shádia Fraxe, a data é o momento oportuno para chamar a atenção sobre os perigos de usar medicamentos sem orientação de profissional habilitado.

5 de maio de 2021

Compartilhe

Outras reações podem ser desencadeadas quando o medicamento interage com determinados alimentos (Foto: Divulgação)

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado nesta quarta-feira (5), tem o objetivo de orientar e sensibilizar a população sobre o perigo que o uso indiscriminado de medicamentos representa para a saúde.

Quem costuma usar remédios sem orientação adequada está sujeito a desenvolver intoxicações, processos alérgicos, dependência química e até agravar seu quadro de saúde.  Para a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, a data é o momento oportuno para chamar a atenção sobre os perigos de usar medicamentos sem orientação de profissional habilitado.

“Muitas pessoas ignoram que a automedicação pode agravar seu estado de saúde e até resultar em internações hospitalares. Quando um médico indica um tratamento, avalia o paciente como um todo, até aqueles aspectos que para o usuário não estão diretamente relacionados ao seu estado de saúde”, assinala.

A automedicação pode ser compreendida pelo ato de adquirir um medicamento sem a indicação de um profissional qualificado para prescrevê-lo como é o caso dos médicos, odontólogos, veterinários e farmacêuticos, mas cada um desses profissionais obedece a uma legislação própria e para classes específicas de medicamentos. Há medicamentos que são de prescrição exclusiva de médicos, por exemplo.

Reações

Para a farmacêutica Luana Santana, que atua na Farmácia do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps) Sul da Semsa, a população, além de evitar o uso de um medicamento sem a orientação de um profissional de saúde, precisa observar com atenção as posologia com doses, horários e os dias indicados na prescrição para que o ciclo de tratamento se complete.

Intoxicação

Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) indicam que no Brasil, em 2017, foram registrados 2.022 casos de intoxicação, dos quais 427 causados por medicamentos, número que fica logo atrás dos 466 casos de intoxicações causadas por animais peçonhentos.

Apesar de ter sido realizada em 2017, a pesquisa mostra a necessidade de sensibilizar a população sobre os riscos envolvidos quando as pessoas se automedicam.

Interações

Outras reações podem ser desencadeadas quando o medicamento interage com determinados alimentos, bebidas alcóolicas e até substâncias presentes em outras fórmulas medicamentosas. Há casos de superdosagem, quando a pessoa toma quantidades acima do recomendado, um problema recorrente causado pela automedicação.

Quando o medicamento tem tarjas (vermelha ou preta), o uso inadequado pode causar dependência química e física (síndrome de abstinência), além de também desencadear outras doenças. Há chance de desenvolver reações de hipersensibilidade principalmente alergias.

“Geralmente a pessoa pode desencadear desde um prurido ou uma coceira, uma vermelhidão, um aspecto de alto relevo da pele, um empolamento no rosto, no corpo, lábios, dos olhos, nariz. Quando essa reação alérgica é em maior intensidade pode, inclusive, desencadear um efeito mais forte como um fechamento de glote e, em casos extremos, a morte”, orienta a farmacêutica.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Vacinação para pessoas com 38 e 39 anos inicia quinta (17) em Manaus

Grupo de 39 anos, nascido de janeiro a junho, receberá o imunizante na quinta-feira e nascidos de julho a dezembro na sexta-feira (18); pessoas com 38 anos será no sábado.

15 de junho de 2021

Trânsito no bairro da Paz será desviado nesta quarta-feira

A intervenção viária também afetará o percurso das linhas 203, 215, 217 e A202, que transitam nas ruas Comandante Paulo Varela e do Advento.

15 de junho de 2021

Águas de Manaus é multada em R$ 2 mi, mas consegue se livrar de processos

Concessionária obteve quatro decisões favoráveis contra as sanções aplicadas pela Ageman que impedem o Poder Executivo municipal de executar as multas.

15 de junho de 2021

Regularização fundiária vai beneficiar 60 mil famílias até 2022

A promessa é do prefeito de Manaus, David Almeida, que prevê regularizar as propriedades de familiares que residem em 14 bairros e comunidades da capital amazonense.

14 de junho de 2021

Inscrições para o exame supletivo são reabertas e encerram dia 23 de junho

Provão Eletrônico da Secretaria de Educação será aplicado de forma presencial, entre os dias 28 de junho e 30 de setembro; inscrições são gratuitas.

14 de junho de 2021

Qualificação: edital oferece 150 vagas para cursos profissionalizantes, confira

O Processo Seletivo Simplificado é uma inciativa do governo do Estado e o Senac para promover qualificação em todo o Amazonas. As inscrições são on-line.

13 de junho de 2021

Roteiros turísticos no AM podem concorrer ao Prêmio Mário Tadros

Os roteiros devem apresentar as cidade de Manaus Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

13 de junho de 2021

Mobbi Brasil inicia operações em Manaus neste sábado

Aplicativo de transporte conta com cinco modalidades, com intuito de atender aos objetivos dos usuários.

12 de junho de 2021