fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Meta da Semsa é imunizar 100% da população a partir de 2021

Futura titular da pasta, Shádia Fraxe, disse que a prioridade da gestão é traçar ações para combater o coronavírus, incluindo a imunização dos manauaras.

28 de dezembro de 2020

Compartilhe

Shádia Fraxe é médica e responderá pela Semsa a partir de janeiro (Foto: Divulgação)

Uma das pastas mais importantes de uma administração pública é a da Saúde. Em Manaus, a partir do dia 1º de janeiro, a Secretaria Municipal (Semsa) será comandada pela médica Shádia Fraxe.

No dia em que foi anunciada pelo prefeito eleito David Almeida, a futura titular da pasta falou ao RealTime1 que a prioridade da futura gestão é traçar ações estratégicas para o combate ao coronavírus, incluindo a imunização dos manauaras.

“Nossa cidade tem sofrido muito com os casos novos e é essa a nossa prioridade. Nosso prefeito tem o objetivo de atingir 100% da população com as vacinas e, inclusive, já há uma conversa alinhada com o Governo do Estado”, disse Shádia, enfatizando que já há uma cartilha do Ministério da Saúde sobre o plano de vacinação e que o recebimento dos lotes se dará por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

“A saúde está em constante evolução. A Covid é uma situação nova para o mundo todo. Nossas ações já programadas precisam ter isso como prioridade e é nisso que estamos construindo nossa gestão todos os dias”, frisou a futura secretária municipal.

Unidades Básicas

Shádia disse que a equipe de transição já está fazendo um “espelho de toda a situação” das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e que, nos primeiros 15 dias, vai buscar viabilizar um maior acesso à população.

“Sou médica da ponta há 12 anos. Sei o que é essa falta de acessibilidade, o que é tentar abraçar todo mundo da melhor forma igualitária possível”, pontuou.

A médica disse ainda que, mesmo tendo a Covid como pauta prioritária, a Semsa continuará dando a atenção devida às demais ações programáticas da pasta.

“Ela [UBS] é a porta de entrada de todo cidadão. Neste momento, essa porta está priorizando a Covid. As outras ações programáticas continuam acontecendo porque a população precisa muito e é nosso foco atendê-la e aumentar a abrangência da atenção primária. Mas fomos pegos pela pandemia e precisamos priorizar essa estratégia”, destacou Shádia.

Reportagem: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021