fbpx

segunda, 19 de abril de 2021

Manaus será a primeira a ser vacinada, afirma Ministro da Saúde

Imediatamente após a fala, Pazuello voltou a afirmar que a vacinação terá início simultâneo em todos os estados. Há quem diga que a fala não passou de "jogo de marketing".

13 de janeiro de 2021

Compartilhe

Entrevista coletiva aconteceu na manhã desta quarta-feira em Manaus (Foto: Reprodução)

Depois de descartar a prioridade para o Amazonas para a vacinação contra a Covid-19, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, mudou o discurso e afirmou que a capital do estado será a primeira cidade a ser vacinada.

A declaração foi dada em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (13), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Manaus.

De acordo com o Pazuello, assim que o ministério receber a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial de qualquer imunizante disponível a cidade deve iniciar a vacinação.

“Vamos vacinar em janeiro. E Manaus será, também, a primeira a ser vacinada. Ninguém receberá a vacina antes de Manaus”, disse, dando esperanças a manauaras que sofrem com a crítica situação da pandemia na cidade.

Declaração ambígua

Mas na sequência, ao concluir o pensamento, ele se contradisse. Em declaração ambígua, o ministro voltou a afirmar que todos os estados receberão as doses no mesmo momento.

Há quem diga que a fala do ministro Pazuello não passou de um “jogo de marketing” na sua terra natal.

“A vacina será distribuída simultaneamente em todos os estados, de acordo na sua proporção de população. E Manaus terá essa prioridade”, disse o ministro.

Eduardo Pazuello, no entanto, não entrou em detalhes sobre como vai funcionar a logística do processo de imunização e nem quanta doses serão disponibilizadas para a capital.

Segundo o ministro, duas vacinas devem ser autorizadas ainda este mês: a da Fiocruz/AstraZeneca e Butantan/Sinovac. O Governo Federal já garantiu 8 milhões de doses dos imunizante.

“Quando a Anvisa concluir a sua análise de segurança e eficácia, três ou quatro dias depois nós estamos distribuindo as vacinas no Brasil”, falou o ministro.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021