fbpx

segunda, 18 de janeiro de 2021

Manaus será a primeira a ser vacinada, afirma Ministro da Saúde

Imediatamente após a fala, Pazuello voltou a afirmar que a vacinação terá início simultâneo em todos os estados. Há quem diga que a fala não passou de "jogo de marketing".

13 de janeiro de 2021

Compartilhe

Entrevista coletiva aconteceu na manhã desta quarta-feira em Manaus (Foto: Reprodução)

Depois de descartar a prioridade para o Amazonas para a vacinação contra a Covid-19, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, mudou o discurso e afirmou que a capital do estado será a primeira cidade a ser vacinada.

A declaração foi dada em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (13), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Manaus.

De acordo com o Pazuello, assim que o ministério receber a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial de qualquer imunizante disponível a cidade deve iniciar a vacinação.

“Vamos vacinar em janeiro. E Manaus será, também, a primeira a ser vacinada. Ninguém receberá a vacina antes de Manaus”, disse, dando esperanças a manauaras que sofrem com a crítica situação da pandemia na cidade.

Declaração ambígua

Mas na sequência, ao concluir o pensamento, ele se contradisse. Em declaração ambígua, o ministro voltou a afirmar que todos os estados receberão as doses no mesmo momento.

Há quem diga que a fala do ministro Pazuello não passou de um “jogo de marketing” na sua terra natal.

“A vacina será distribuída simultaneamente em todos os estados, de acordo na sua proporção de população. E Manaus terá essa prioridade”, disse o ministro.

Eduardo Pazuello, no entanto, não entrou em detalhes sobre como vai funcionar a logística do processo de imunização e nem quanta doses serão disponibilizadas para a capital.

Segundo o ministro, duas vacinas devem ser autorizadas ainda este mês: a da Fiocruz/AstraZeneca e Butantan/Sinovac. O Governo Federal já garantiu 8 milhões de doses dos imunizante.

“Quando a Anvisa concluir a sua análise de segurança e eficácia, três ou quatro dias depois nós estamos distribuindo as vacinas no Brasil”, falou o ministro.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Veja mais notícias

Shoppings se unem ao ‘Time do Bem’ para ajudar vítimas da Covid-19

Empreendimentos estão arrecadando itens de alimentação e materiais hospitalares que estão em falta nas unidades de saúde do Amazonas. Expectativa é beneficiar 500 famílias.

17 de janeiro de 2021

Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo de estágio

Estudantes deverão comparecer até o dia 23 na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania com os documentos e exames médicos elencados no edital.

16 de janeiro de 2021

Prefeitura cria link de acesso para o programa ‘Nossa Merenda’

A Semed informa que esse processo é para evitar aglomeração nas escolas e garantir o pagamento do auxílio aos alunos que ainda não foram beneficiados.

15 de janeiro de 2021

Governo relança edital para contratar médicos de cirurgia vascular

As empresas interessadas no chamamento público deverão comparecer, na segunda-feira (18), às 8h30, na sede do CSC, localizada na rua Belo Horizonte, 1.420, Adrianópolis.

15 de janeiro de 2021

Pessoas com deficiência recebem doação de cilindros de oxigênio

De acordo Mirtes Salles, titular da Sejusc, a empresa Nitron da Amazônia fará a recarga de oxigênio às famílias com PcDs até que a situação no Estado normalize.

15 de janeiro de 2021

FCecon suspende cirurgias e serviço de endoscopia por 13 dias

Segundo o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, o objetivo é preservar vidas e garantir que a reserva de oxigênio seja destinada aos pacientes já internados.

15 de janeiro de 2021

Infectologista de Manaus esclarece riscos de reinfecção da Covid-19

FVS-AM confirmou o primeiro caso de reinfecção no Amazonas na última quarta-feira (13). De acordo com médicos, muitos pacientes relaxam os após contrair o vírus.

15 de janeiro de 2021

#SOSManaus: artistas nacionais se unem para ajudar pacientes com Covid

Nas redes sociais, a situação crítica que Manaus se encontra por conta da pandemia ganhou a solidariedade de vários artistas nacionais. Eles vão doar cilindros de oxigênio.

14 de janeiro de 2021