fbpx

sexta, 26 de fevereiro de 2021

Manaus ganha primeiro centro de reabilitação pós-covid da Região Norte

O centro oferece um serviço avançado de reabilitação respiratória àqueles com sequelas pulmonares decorrentes da Covid-19, além de atendimentos às PcDs.

10 de dezembro de 2020

Compartilhe

A unidade está localizada no Adrianópolis (Foto: Divulgação)

Pessoas que enfrentaram graves problemas de saúde, principalmente respiratórios, provocados pela Covid-19 e, mesmo após recuperar-se da doença continuam com sequelas, agora poderão contar com o Centro Especializado de Reabilitação (CER) Professor Rolls Gracie.

O novo espaço inaugurado pelo prefeito de Manaus, Arthur Neto, nesta quinta-feira (10), está localizado na rua Teresina, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade.

Pioneirismo no norte

O centro é o primeiro da região Norte com essas características e oferece um serviço avançado de reabilitação respiratória àqueles com sequelas pulmonares decorrentes da Covid-19, além de atendimentos às Pessoas com Deficiência (PcDs).

Arthur Neto disse que o centro foi criado a partir da orientação de médicos do hospital Sírio-Libanês.

Atuação

Segundo o secretário da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, a Prefeitura de Manaus atuou de forma enérgica no combate à Covid-19.

“O município de Manaus entrega, hoje, a melhor atenção básica já registrada na cidade. Vamos entregar com um indicador muito próximo aos 70%. Foram muitas conquistas, com muitas clínicas da família inauguradas e outras por entregar e este centro de reabilitação que atende pessoas com sequelas de Covid-19”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde explicou ainda que as pessoas que apresentem as sequelas devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e falar com um médico para o encaminhamento.

Além do centro de reabilitação inaugurado hoje, outras três policlínicas municipais estão capacitadas a oferecer o serviço. Veja abaixo:

1- Policlínica Castelo Branco, na rua Dona Vivi Marques (antiga rua do Comércio), s/nº, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul;
2- Policlínica José Antônio da Silva, na rua Aroeira, 55, Monte das Oliveiras, zona Norte;
3- Policlínica Dr. Comte Telles, na rua J, s/nº, no São José 2, zona Leste.

Serviços do centro

Dentro da sua tipologia (CER 2), o CER Professor Rolls Gracie irá atender pacientes de todas as idades, contando com ambientes separados e destinados exclusivamente ao atendimento de adultos e crianças, sendo responsável por fazer o acolhimento e triagem desses usuários, buscando fornecer um atendimento de qualidade a todos, sem distinção, com resolutividade e eficiência em relação às demandas de saúde da população manauara.

A equipe do CER é multidisciplinar, composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos fisiatras, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, psiquiatras, técnicos de enfermagem e suporte administrativo. A nova unidade irá atender de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 18h.

Leia mais sobre Cidades

Cartões de programas sociais são retidos no comércio do Amazonas

Cartões de programas sociais como auxílio emergencial e Bolsa Família são retidos no comércio de Nova Olinda do Norte como garantia.

26 de fevereiro de 2021

Unicef doa 60 kits de higiene para atender idosos em vulnerabilidade

Os itens serão repassados aos coordenadores dos grupos de idosos em vulnerabilidade e distribuídos aos cadastrados no "Idoso Ativo.

26 de fevereiro de 2021

Polícia encerra festa clandestina em condomínio da zona Centro-Sul

Os policiais estavam em patrulhamento de segurança na área quando perceberam o barulho de música em alto volume e aglomeração de pessoas.

26 de fevereiro de 2021

Condomínio Verona sofre inspeção após incêndio em Manaus

Após incêndio que atingiu cinco pessoas, condomínio Verona, situado na zona Norte, é inspecionado por técnicos de Prefeitura de Manaus.

26 de fevereiro de 2021

Fundação Cecon suspende Programa de Residência em Enfermagem

O programa de residência foi suspenso em decorrência de impedimentos legais previstos no Programa de Enfrentamento à Covid-19.

25 de fevereiro de 2021

Amazonas faz convênio com órgãos federais para expansão de aeroportos

Convênio para melhorar aeroportos no interior do Amazonas envolve Infraero e Ministério da Infraestrutura para beneficiar três municípios.

25 de fevereiro de 2021

Pessoas em situação de rua vão ter abrigo emergencial temporário

A previsão é inaugurar o abrigo emergencial da zona Centro-Oeste ainda nesta semana, para fazer a triagem e encaminhar as pessoas.

25 de fevereiro de 2021

Imóvel do Rio Negro Clube vai a leilão em março por R$ 9 milhões

Leilão promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11) tem na sede do Rio Negro Clube o bem de maior valor oferecido.

25 de fevereiro de 2021