fbpx

sábado, 17 de abril de 2021

Sem vacinas, Prefeitura de Manaus cadastra idosos acima dos 60 anos

Prefeitura de Manaus inicia o cadastramento para pessoas com idade entre 60 e 69 anos, mas nova remessa das vacinas será enviada pelo MS somente no mês de março.

21 de fevereiro de 2021

Compartilhe

O cadastro deve facilitar a identificação nos postos de vacinação, selecionar as prioridades e acelera o processo de vacinação. Foto: Semcom

A Prefeitura de Manaus abrirá nesta segunda-feira (22), por meio da internet, o cadastramento para idosos com idade entre 60 e 69 anos. A proposta visa organizar a fila de espera para a próxima etapa da campanha de imunização contra a Covid-19, apesar do Ministério da Saúde ter previsão para chegada de uma nova remessa das vacinas somente no mês de março.

As faixas etárias de 65 a 69 anos e de 60 a 64 anos são as seguintes na ordem de prioridade no Plano Nacional de Imunização (PNI). O prefeito David Almeida (Avante) informou que a confirmação do início da vacinação para esses grupos depende do recebimento efetivo das novas remessas.

“O detalhamento do que Manaus vai receber, incluindo a quantidade e o tipo de vacina é indispensável para o planejamento”, observou o prefeito.

Segundo Almeida, enquanto aguarda as confirmações da disponibilização de vacinas, o município faz a adequações para garantir que não haverá mais polêmicas relacionadas aos fura-filas.

Cadrastramento

De acordo com secretária municipal de Saúde, em exercício, Aline Rosa Martins, o cadastramento eletrônico poderá ser feito, pelos cidadões na faixa etária acima dos 60 anos, através do sistema Imuniza Manaus. Quem já tomou a primeira dose pode usar o mesmo site para verificar a data de aplicação da segunda dose.

A medida, segundo ela, deve facilitar a identificação nos postos de vacinação, selecionar as prioridades e tornar o processo de vacinação mais rápido. Ela diz ainda que a medida vai evitar erros de digitação e retrabalho, acelerando a consolidação das informações relativas à campanha.

“Ao invés de fazer o registro do usuário, como ocorre na fase atual, a equipe de vacinação vai precisar apenas conferir a identidade e os dados da pessoa e confirmar a aplicação da dose”, ressaltou.

Com o cadastro será possível, ainda, agendar de modo eletrônico o atendimento do idoso, como é feito atualmente para o recebimento da segunda dose. Porém, a confirmação data será disponibilizada somente após a chegada de mais vacinas à capital.

“Marcar dia, hora e local de vacinação é outra estratégia para melhorar o fluxo nos postos, com a vantagem adicional de reduzir o tempo de espera dos usuários e permitir a melhor distribuição de vacinas, insumos e pessoal em cada ponto de imunização”, avalia Aline.

Plataforma

Os que tiverem de 60 a 69 anos podem fazer o cadastro a partir dessa segunda-feira acessando o campo “Cadastro de Idosos” no Imuniza Manaus e informando os dados solicitados.

A primeira etapa de informações solicitada pelo sistema é relativa a dados pessoais (nome, documento de identidade, CPF), além de e-mail e telefone. As etapas seguintes são para registro de local de moradia e para informar se a pessoa tem ou não comorbidades.

O cadastro será concluído apenas para os que têm entre 60 e 69 anos. Se estiver fora dessa faixa etária, ao fechar a etapa de identificação pessoal, o usuário será orientado pelo sistema a retornar quando o cadastramento estiver aberto para outras idades.

Aline Martins alerta que o cadastro não deve ser confundido com o agendamento e orienta que a população aguarde o início das novas etapas de vacinação em Manaus, que estão condicionadas ao recebimento de novas doses.

“As informações sobre o andamento da campanha de vacinação estão disponíveis nos canais oficiais da Semsa e da Prefeitura e estes é que devem servir de referência para que se evite dúvidas e desinformação no que refere a vacinação contra a Covid”, informou.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021

Policia apreende madeira serrada ilegal dentro de barco na orla de Manaus

Policiais abordaram a embarcação e durante fiscalização ambiental e, após verificar o material transportado, solicitaram o Documento de Origem Florestal referente à carga.

17 de abril de 2021

Residência Artística ArteNaMata expõe trabalhos no Livramento

A exposição acontece a partir das 9h, deste domingo (18), os trabalhos produzidos na própria Comunidade N.Senhora do Livramento, durante o período da residência artística.

16 de abril de 2021

Violência e acidentes de trânsito superam Covid nos hospitais de Manaus

Rede estadual de saúde, como o HPS 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio, registra aumento nos atendimentos de causas não Covid, que já são a maior parte.

16 de abril de 2021

Justiça condena ONG do Amazonas que não prestou contas de repasses

A Justiça Federal no Amazonas condenou o Instituto de Tecnologia, Pesquisa e Cultura da Amazônia (Itec) por não prestar contas de convênio.

16 de abril de 2021

Psicólogo fala sobre dor e seus ensinamentos em palestra virtual grátis

A Ejud11 promove palestra motivacional com o tema “A dor não se cala, mas ela também ensina”, ministrada pelo psicólogo Rossandro Klinjey Barros.

16 de abril de 2021

Pedalada faz alerta sobre más condições da malha cicloviária de Manaus

Evento acontece neste domingo (18) em comemoração ao Dia Internacional do Ciclista. Ponto de partida será a igreja da Redenção e o de chegada, o anfiteatro da Ponta Negra.

16 de abril de 2021

Decreto amplia margem de empréstimo consignado para servidores

Decreto amplia de 35% para 40% a margem de empréstimo consignado para servidores estaduais - ativos e inativos – aposentados e pensionista.

16 de abril de 2021