fbpx

quinta, 22 de abril de 2021

Letalidade da covid-19 divide cidades do AM em cinco grupos

A maior taxa de letalidade no estado foi observada em abril. Mesmo com altos índices de internações e de incidência registradas em dezembro.

4 de janeiro de 2021

Compartilhe

No Cemitério Tarumã em Manaus, no mês de abril, os mortos por covid-19 chegaram a ser enterrados em covas coletivas. (Foto: Divulgação)

Dados apresentados pelos pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Henrique Pereira, Danilo Egle e Bruno Lorenzi sobre o índice de letalidade da covid-19 no Amazonas mostram diferentes cenários dentre os 62 municípios que integram o maior estado do país.

Letalidade em queda

Os dados mostram que embora estejamos vivendo uma fase de alto índice de incidência de casos e de aumento no número de mortes na capital, a evolução mensal da letalidade – expressa com a relação entre o número de óbitos acumulados e o número de casos acumulados – demonstra que a letalidade da doença segue em declínio.

“A maior taxa foi observada em abril e desde então vem decaindo continuadamente. Essa tendência se manteve mesmo em períodos de nova aceleração, como foi o caso do mês de outubro cujo número cumulado mensal de novos casos foi inferior apenas ao mês maio”, concluíram os pesquisadores.

De acordo com a análise dos dados divulgados pelos órgãos responsáveis em monitorar as informações sobre a covid-19 no Amazonas, os pesquisadores do Atlas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Amazonas (ODS) traçaram a evolução da pandemia de Covid-19, em 2020, no estado como um todo e nos municípios.

Por esse critério, os municípios foram ordenados em 5 grupos. O primeiro engloba as cidades que não apresentaram óbitos por covid-19 nos dois últimos meses do ano.

Cidades com menor índice de letalidade por covid-19

Neste grupo estão Atalaia do Norte, Amaturá, Anamã, Borba, Envira e Juruá. Estas cidades não registraram mortes por covid-19 em novembro e dezembro de 2020.

“A melhor posição é a de Atalaia do Norte pois também apresenta a menor média no trimestre anterior (set-out-nov). Pelo outro indicador, o de novos casos, esse município também apresentou um desempenho favorável com redução em dezembro em relação a novembro e à média do trimestre. Pelos dois critérios teria sido o município com a melhor tendência no final do ano, em todo o Estado, junto com Amaturá e Itamarati”, observaram os estudiosos.

O estudo apontou ainda que a posição de um determinado município no ranking de nível crítico da variação em óbitos pode ser bastante distinta daquela que se observou no indicador de novos casos.

Foi o que aconteceu com o município de Borba, que apresentou baixo índice de letalidade por covid-19, contudo no que se refere ao índice de casos o município fica no grupo crítico, que abrange as cidades que apresentaram mais casos em dezembro do que a média do trimestre anterior.

“Essa menor letalidade por estar sendo influenciada por fatores concretos, porém também é afetada pela interferência da variação da quantidade de testes realizados na população”, pontuaram os pesquisadores na nota.

Cidades que registram o segundo menor índice de mortes por covid-19

Neste grupo estão 11 municípios.A maioria deles também apresentou desaceleração no número de casos, nas duas comparações. São eles: Itamarati, Careiro da Várzea, Pauini, Silves, Barcelos, Iranduba, Rio Preto da Eva, Benjamim Constant, Carauari, Barreirinha, Maués.

Cidades com redução nos óbitos em novembro e em dezembro

O terceiro grupo inclui as cidades que registraram óbitos por covid-19 em novembro e dezembro, contudo os pesquisadores notaram redução nesses índices nas duas comparações.

Este grupo inclui a capital, Manaus que por deter 50% da população do estado, representa a tendência total do Amazonas.

Estão classificados neste grupo os municípios de Tapauá, Tefé, Urucará, Tabatinga, Boa Vista do Ramos, Novo Airão, Manaus, Canutama, Manacapuru, Urucurituba, Nhamundá, Itacoatiara, Careiro, Parintins, Lábrea e Presidente Figueiredo.

Cidades com maior número de mortes por covid-19 no Amazonas

Os dois últimos grupos incluem as cidades onde foi registrado o maior número de óbitos por covid-19.

As cidades de Ipixuna, Manaquiri, Apuí, Eurunepé, Santo Antônio do Içá, Santa Isabel do Rio Negro, Uarini, Beruri e Itapiranga registraram aumento de óbitos em dezembro, porém esse índice ficou abaixo da média do trimestre anterior.

Contudo nos municípios de Guajará, São Sebastião do Uatumã, Japurá, Jutaí, Nova Olinda do Norte, Alvarães, Anori, Codajás, Autazes, Novo Aripuanã, Coari, Maraã, Boca do Acre, São Paulo de Olivença, Fonte Boa e Tonantis, o aumento no número de óbitos em dezembro ficou acima da média do trimestre anterior.

Reportagem: Daniela Tipiti

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

CSU e outros parques públicos reabrem com medidas contra Covid-19

Parques e espaços de lazer gerenciados pela Prefeitura de Manaus seguem interditados até o dia 30 de abril, mas com algumas reaberturas parciais, com protocolos contra Covid.

21 de abril de 2021

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021