fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Ipem encerra operação ‘Boas Festas’ e faz balanço da perícia

No total, foram fiscalizados 402 estabelecimentos em Manaus e Região Metropolitana. Foram fiscalizados 41.685 produtos, sendo 314 comercializados de maneira irregular.

17 de dezembro de 2020

Compartilhe

No total, 16 empresas foram notificadas. (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (15), o Governo do Estado, por meio do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), realizou o encerramento de perícia em produtos natalinos e apresentou o balanço da operação “Boas Festas”, com o objetivo de fiscalizar o comércio na zona metropolitana de Manaus.

Ao todo, foram visitados 402 estabelecimentos localizados na capital e na Região Metropolitana de Manaus. Foram fiscalizados cerca de 41.685 produtos, dos quais 314 estavam sendo comercializados de maneira irregular. No total, 16 empresas foram notificadas.

Produtos alimentícios

“Neste ano, 2020, em face a uma grande campanha que fizemos, não encontramos irregularidades nos produtos alimentícios envolvidos no Natal. Mas, mais uma vez, dos produtos em relação à segurança, sendo esse muito pior, pois além de atingir a parte econômica, também é um risco à vida. Produtos fora dos padrões estabelecidos pelo Inmetro, como é o caso das luminárias e dos pisca-piscas, que são bastante utilizados nesse período”, avaliou o diretor-presidente do Ipem, Márcio André Brito.

A ação

A ação teve início no dia 26 de novembro. Durante a fiscalização foram verificados o peso, quantidade e qualidade de produtos pré-medidos como panetones, frutas cristalizadas, peru, chester e vinhos. Já na área de avaliação de conformidades foram fiscalizados brinquedos, bicicletas, luminárias e pisca-piscas.

Para o diretor-presidente, é fundamental que os consumidores atentem ao selo de segurança nos produtos durante as compras.

“Às vezes as pessoas procuram apenas o produto mais barato, e o que nós orientamos é que façam essa combinação de um produto mais em conta, justo, mas que tenha o selo do Inmetro e tenha segurança”, orienta Brito.

Canal de denúncias

Mesmo com o fim da ação, os consumidores podem fazer denúncias por meio da Ouvidoria do Ipem-AM, pelo 0800 092 2020, de segunda a sexta, das 8h às 14h, ou pelo e-mail ouvidoriaipem@ipem.am.gov.br.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021