fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Instituto da Mulher Dona Lindu vai receber doentes de covid-19

Além do Instituto da Mulher, as outras seis maternidades da rede estadual também estão sendo preparadas para possíveis necessidades de atendimento aos pacientes com Covid-19.

2 de janeiro de 2021

Compartilhe

Instituto da Mulher fica localizado ao lado do Pronto Socorro e Hospital 28 de Agosto.

O governador Wilson Lima afirmou, na noite desta sexta-feira (1), que a estrutura do Instituto da Mulher Dona Lindu, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul, está sendo preparada para abrir 46 leitos clínicos e 13 de Unidade de Terapia intensiva (UTI) voltados para pacientes com Covid-19.

Os novos leitos na maternidade devem começar a funcionar ao longo da próxima semana e, para isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) enviou para a unidade 20 camas doadas pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam).

Nos próximos dias, a secretaria vai trabalhar na contratação de Recursos Humanos para atender essa nova ala.

A ação de ampliação também faz parte dos trabalhos do plano de contingência direcionado para o aumento da capacidade nas unidades hospitalares para atendimento das pessoas com Covid no estado.

“O Estado está fazendo a sua parte”, afirmou Wilson Lima

“Nossas equipes estão, nesse momento, trabalhando na readequação de espaços do Instituto da Mulher Dona Lindu, onde vamos abrir mais leitos. O Estado está fazendo a sua parte, e é importante que todos façam a sua também com a prevenção. Evite aglomerações e cumpra todos os protocolos de saúde, pois só assim vamos conseguir voltar à normalidade”, disse o governador.

Além do Instituto da Mulher Dona Lindu, as outras seis maternidades da rede estadual também estão recebendo novas camas, equipamentos e insumos, para a preparação desses locais para possíveis necessidades de atendimento.

“Nesse trabalho de reconfiguração da rede, para nos anteciparmos à crescente demanda provocada pela pandemia, estamos percorrendo todas as unidades, vendo onde temos oportunidade de abertura de leitos e executando. Vimos essa capacidade no Instituto e estamos trabalhando nisso”, declarou o titular da SES-AM, Marcellus Campêlo.

Mais leitos no 28 de Agosto

O secretário estadual de Saúde acompanhou os preparativos para a abertura de mais 40 leitos de enfermaria, exclusivos para pacientes com a Covid-19.

Com isso, a unidade vai dobrar para 80 o número de leitos clínicos destinados a vítimas do novo coronavírus.

Nesta semana, o hospital já havia aumentado de 12 para 40 o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os 40 leitos clínicos estão sendo abertos no espaço da Clínica Médica.

Os pacientes não Covid que estavam internados no espaço foram transferidos para outros leitos na própria unidade, tiveram alta ou foram removidos para leitos em hospitais de retaguarda da rede estadual de saúde.

Mais de 100% de aumento

Com a entrada em operação do Plano de Contingência, no fim de outubro, nos últimos dois meses, o número de leitos exclusivos para a Covid-19 na rede pública de saúde teve um acréscimo de 125%, saindo de 457 para os atuais 1.026.

No final de outubro, quando o plano de contingência foi iniciado, a rede estadual de saúde tinha disponíveis, para pacientes de Covid-19, 130 leitos de UTI e 327 leitos clínicos. Nesta semana, o número de leitos de UTI atingiu a marca de 249, e os clínicos chegaram a 777.

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021