fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Idam inicia novos projetos de Pró-mecanização e Pró-calcário em Figueiredo

O Programa de Pró-Mecanização é uma linha de crédito subvencionada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado de Produção Rural (Sepror).

2 de dezembro de 2020

Compartilhe

O Programa de Pró-Mecanização é uma linha de crédito subvencionada (Foto: Divulgação)

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) iniciou, na manhã de hoje (02), os trabalhos de mecanização dos projetos de Pró-mecanização e Pró-calcário no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus).

Através desse trabalho, serão feitos plantios de coco, laranja e banana, bem como pastagens. Foram contratados seis projetos, com 26 hectares e atendendo seis produtores do município, pertencentes às comunidades Ramal do Paulista, Serra do sol, PA Canoas, PA Uatumã e AM 240 (estrada de Balbina).

De acordo com o gerente da unidade local do Idam em Presidente Figueiredo, Luiz Aldiney, os trabalhos de mecanização são de grande importância para o município.

“Considerando-se que nas áreas mecanizadas a produtividade pode triplicar, além de evitar o desmatamento, ficando mais fácil de realizar os tratos culturais e, principalmente, recuperar as áreas degradadas, contribuindo de forma efetiva para uma produção sustentável”, informa o gerente.

Ele informa ainda que além desses novos projetos, o Idam acompanha outros 29 que foram implantados no município, incluindo projetos de Pró-mecanização que garantem ao produtor benefícios de 85% e 50%, no caso do Pró-calcário, na forma de abatimento sobre o valor do empréstimo após a conclusão do projeto.

“Os produtos oriundos desses plantios são vendidos em Presidente Figueiredo, nas feiras e supermercados da capital, na merenda escolar e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com doação simultânea”, explicou o gerente.

Programas

O Programa de Pró-Mecanização é uma linha de crédito subvencionada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado de Produção Rural (Sepror), conforme o termo de convênio n° 04/2015 (Sepror/Agência de Fomento do Estado Amazonas – Afeam e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – Idam), com vigência até 2020.

O Pró-Calcário é um programa voltado para a correção da acidez do solo através da adição de calcário. Juntamente a isso, o Governo do Estado também tem trabalhado para que o setor primário tenha mais máquinas e equipamentos, a fim de aumentar a produtividade.

Fonte: Secom

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021