fbpx

domingo, 28 de fevereiro de 2021

HPS João Lúcio terá leitos e capacidade de atendimento ampliados

As obras que acontecem no HPS vai melhorar o ambiente de trabalho dos funcionários e aumentar consideravelmente a capacidade de atendimento da unidade de saúde.

10 de dezembro de 2020

Compartilhe

Com a reforma, o HPS passa a contar com 69 leitos no total. (Foto: Divulgação)

A reforma em andamento no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio Pereira Machado, no bairro do Coroado, na zona leste de Manaus, vai melhorar o ambiente de trabalho dos funcionários e aumentar consideravelmente a capacidade de atendimento daquela unidade de saúde.

As obras são de responsabilidade do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).

O 1º andar, onde fica uma enfermaria, com 49 leitos. Com a reforma, houve um aumento de 14 leitos, que agora contam com réguas com saídas de oxigênio, ar comprimido e rede de vácuo.

O segundo e o terceiro pavimentos passam a ter mais seis leitos com uma régua em cada. Futuramente, mais 21 réguas deverão ser instaladas, aumentando ainda mais a capacidade de atendimento.

Salas especializadas

Embora a reforma ainda esteja em andamento, algumas salas já estão prontas e em pleno funcionamento, como é o caso das salas de raio-x e tomografia.

Parte elétrica

O novo gerador já está instalado em base de concreto, aguardando para ser interligado com a subestação.

Quanto à subestação, toda a infraestrutura foi readequada com a instalação dos novos equipamentos, dos painéis e transformadores, faltando a passagem de cabos para concluir o serviço.

Estação de Tratamento

A Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) está com as obras bem adiantadas. Dos nove tanques que integram a estrutura, oito já estão colocados em bases e aguardam a interligação e instalação das bombas na segunda semana do mês de dezembro.

Outros serviços

Internamente, estão sendo finalizados os serviços de instalação dos novos elevadores, sendo dois para macas e um social, este que já está funcionando. Também está em fase final a obra de adequação dos halls existentes entre as enfermarias dos 1º e 2º andares.

Ainda está em andamento o serviço de colocação da cobertura do prédio. O centro cirúrgico voltará a ter todas as salas em funcionamento, pois, atualmente, apenas três estão aptas a receber pacientes. Além disso, foi iniciado o serviço de impermeabilização da cisterna do hospital.

Todo esse trabalho está inserido no contexto das obras hospitalares realizadas pela Seinfra, seguindo determinação do governador Wilson Lima, preconizando a melhoria contínua dos serviços prestados pelo estado à população.

O HPS João Lúcio, que há cerca de 12 anos não recebia uma reforma ou manutenção dessa envergadura, não poderia ficar de fora desse projeto.

Leia mais sobre Cidades

Hospital Francisca Mendes zera fila da embolização

Foram realizadas no período 163 embolizações, quando a meta era 150. Somente em fevereiro, foram 46 procedimentos, 16 a mais que a meta mensal.

28 de fevereiro de 2021

Zezinho Corrêa ganha homenagem em novo edital de cultura

O edital do Prêmio Zezinho Corrêa prevê premiação para os contemplados em oito categorias que vão do Circo ao Teatro e Dança.

27 de fevereiro de 2021

Agricultores receberão 42,8 toneladas de sementes para plantio

Programa Agro Amazonas da Secretaria de Produção Rural distribuirá kits de sementes a cerca de 13.700 agricultores familiares e produtores rurais dos 62 municípios do Estado.

27 de fevereiro de 2021

Profissionais do ‘Mais Médicos’ reforçam atenção básica em Manaus

Profissionais de saúde chegaram a Manaus nessa sexta-feira para reforçar equipes em atenção básica e diagnóstico de casos de Covid-19.

27 de fevereiro de 2021

Cartões de programas sociais são retidos no comércio do Amazonas

Cartões de programas sociais como auxílio emergencial e Bolsa Família são retidos no comércio de Nova Olinda do Norte como garantia.

26 de fevereiro de 2021

Unicef doa 60 kits de higiene para atender idosos em vulnerabilidade

Os itens serão repassados aos coordenadores dos grupos de idosos em vulnerabilidade e distribuídos aos cadastrados no "Idoso Ativo.

26 de fevereiro de 2021

Polícia encerra festa clandestina em condomínio da zona Centro-Sul

Os policiais estavam em patrulhamento de segurança na área quando perceberam o barulho de música em alto volume e aglomeração de pessoas.

26 de fevereiro de 2021

Condomínio Verona sofre inspeção após incêndio em Manaus

Após incêndio que atingiu cinco pessoas, condomínio Verona, situado na zona Norte, é inspecionado por técnicos de Prefeitura de Manaus.

26 de fevereiro de 2021