fbpx

quarta, 24 de fevereiro de 2021

Hospital Delphina realiza mais de 78 mil exames para usuários da rede pública

Entre os dias 15 de outubro e 11 de dezembro, foram realizados 78.715 exames e procedimentos para o Serviço de Apoio ao Diagnóstico (SADT) do Hospital Delphina Aziz.

18 de dezembro de 2020

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

Entre os dias 15 de outubro e 11 de dezembro, foram realizados 78.715 exames e procedimentos para o Serviço de Apoio ao Diagnóstico (SADT) do Hospital Delphina Aziz, zona norte.

A retomada desse serviço na unidade, que desde março de 2020 é referência para atendimento de Covid-19, está prevista no Programa Saúde Amazonas e visa reduzir o tempo de espera de pacientes que aguardam por procedimentos eletivos na Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, destaca que a decisão de abrir o Serviço de Diagnóstico em outubro foi com base na redução dos casos de Covid-19 a partir de junho.

Os atendimentos eletivos (com data marcada) foram retomados na rotina da rede de saúde e, para agilizar os atendimentos, o Governo do Amazonas optou por abrir a unidade para outros tipos de serviço.

“Nós havíamos planejado abrir para consultas e cirurgias também, mas como observamos o recrudescimento da Covid-19, que não é só no Amazonas, mas no Brasil e no mundo, optamos por abrir somente o Parque de Diagnósticos do Delphina Aziz, que é um dos maiores do país e pode nos ajudar a dar vazão para os procedimentos que foram suspensos lá atrás”, observa o secretário.

Os outros serviços que estavam previstos foram compensados pela abertura de 50 novos leitos de UTI para atender à demanda de pacientes com Covid-19, que voltou a crescer e que estava dentro do plano de contingência para o Período Sazonal da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), iniciado pela SES-AM em outubro.

Desde a abertura do SADT, o Delphina Aziz realizou 69,6 mil exames de análises clínicas, mais de 5 mil exames radiológicos, 1.847 ultrassonografias, 304 ultrassonografias com doppler, entre outros procedimentos.

Absenteísmo em alta

A SES-AM chama a atenção para o alto índice de absenteísmo (quando o paciente agendado não comparece), em média de 60%, chegando a 80% em alguns procedimentos. Muitos usuários relatam a pouca oferta de transporte coletivo para a unidade ou o receio pelo hospital ser referência para Covid-19.

“As pessoas não precisam se preocupar, porque o serviço do hospital é separado do Centro de Diagnóstico, com acesso diferente e equipes diferentes, não havendo contato entre os dois serviços”, informou a secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud.

“Além disso, todas as medidas de controle e prevenção estão sendo tomadas pela unidade para oferecer segurança aos usuários, sob a supervisão e monitoramento da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), que definiu protocolos específicos para o funcionamento do serviço”, completou.

Fonte: SES-AM

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Contrato de iluminação pública tem fiscalização feita pela prefeitura

Vistoria na frota de veículo da Manaus Luz, empresa responsável pela manutenção da iluminação pública da cidade, dá em outra notificação.

24 de fevereiro de 2021

Falta de transparência leva Tribunal de Contas a multar ex-diretor

Falta de transparência de ex-gestor do serviço de água e esgoto do município de Presidente Figueiredo faz TCE-AM multá-lo em R$ 30 mil.

24 de fevereiro de 2021

Autônomos têm até sexta-feira para pagar Imposto sobre Serviços

Autônomos têm até sexta-feira para quitar a 2ª parcela do ISS devido ao município. Após essa data, o pagamento está sujeito a juros e multa.

24 de fevereiro de 2021

Parceria dá início à estruturação do Centro de Arqueologia de Manaus

Parceria na administração municipal e participação do Instituto Histórico Nacional inicia estruturação do Centro de Arqueologia Manaus.

24 de fevereiro de 2021

Telessaúde realiza webpalestras sobre saúde durante pandemia

Preservar e melhorar a saúde mesmo em época de pandemia são temas das palestras virtuais que começam nesta terça-feira no Telessaúde.

23 de fevereiro de 2021

Prestação de contas da UEA está na pauta do TCE nesta quarta

Entre os 49 processos que serão apreciados pelo TCE-AM nesta quarta, estão 11 prestações de contas de gestores e ex-gestores do Amazonas.

23 de fevereiro de 2021

MPAM faz eleição de membros do Conselho Superior nesta terça-feira

Eleição de membros do conselho do MPAM vai eleger, nesta terça, representantes dos promotores e dos procuradores em eleição virtual.

23 de fevereiro de 2021

Amazonas tem feriado escolar para aplicação de provas do Enem

Feriado escolar e ponto facultativo no Amazonas viabilizam reaplicação do Enem, adiado em função da segunda onda de Covid-19 no estado.

22 de fevereiro de 2021