fbpx

quinta, 25 de fevereiro de 2021

Hospital Delphina Aziz ganha mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva

Além de ampliar leitos, foi instalado no hospital, o Ambulatório de Assistência ao paciente com sequela pós-Covid. A unidade é referência no atendimento a casos da doença.

14 de dezembro de 2020

Compartilhe

Com a ampliação, a unidade chegará a 140 leitos de UTI. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) anunciou a abertura, até a próxima quarta-feira (16), de mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Delphina Aziz.

A medida corresponde à segunda etapa do Plano de Contingência do Governo do Amazonas para o enfrentamento à Covid-19, que prevê o aumento de leitos na rede estadual de saúde cada vez que a taxa de ocupação de UTI atingir 75%. Com isso, a unidade chegará a 140 leitos de UTI.

Na primeira etapa do plano, em novembro, foram implantados 30 leitos de UTI no Hospital Delphina Aziz e a unidade saiu de 90 para os atuais 120 leitos. Com o acréscimo dos novos leitos, a secretaria dá início a operacionalização da segunda fase do plano. As medidas contam com apoio do Ministério da Saúde, que enviou 60 respiradores para o Estado.

Além da ampliação de leitos, foi instalado no hospital, que é referência para atendimentos de casos do novo coronavírus, o Ambulatório de Assistência ao paciente com sequela pós-Covid. Os serviços incluem  atendimento por equipe multiprofissional em Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia, Enfermagem e  Fisioterapia.

O Plano de Contingência também prevê a abertura de leitos de retaguarda de UTI em outros hospitais da rede pública e suplementar para pacientes graves que já saíram do período de transmissão.

Período Sazonal e planejamento

No mês de outubro, a secretaria deu início ao Plano de Contingência para o Período Sazonal da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que foi construído pelos técnicos da SES-AM, com base nos dados epidemiológicos da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e prevê o aumento gradativo de leitos conforme a ocupação da unidade de referência no tratamento da Covid-19, o Hospital Delphina Aziz, ultrapassar o índice estabelecido.

O planejamento prevê o aumento no número de leitos em etapas, tendo sido dividido em cinco fases.  “O plano de contingência de combate à Covid foi construído a várias mãos. A equipe técnica da SES-AM, conversando com os órgãos de controle, com os parlamentares, construiu um plano em cinco fases, onde cada fase é disparada quando alcançamos um percentual de ocupação de leitos de UTI, que no caso é 75%.”, explicou o secretário de Saúde, Marcellus Campêlo.

A SES-AM também tem trabalhado na reorganização das unidades da rede estadual, visando a ampliação do número de leitos de retaguarda, entre eles os disponíveis nas fundações, além de ter reorganizado os fluxos de atendimento dos três principais Hospitais e Pronto-socorros da capital. 

Vacinação

Na última semana o governador Wilson Lima, após participar de reunião com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que o Governo do Estado tem preparado uma estrutura para a distribuição da vacina, conforme os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Durante a reunião, Pazuello ressaltou que o Ministério da Saúde será responsável pela coordenação do plano de distribuição da vacina no País. O governador Wilson Lima destacou que essa responsabilidade deve colaborar para a boa condução dos trabalhos.

O Amazonas faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI), responsável desde 1975 pela condução da política nacional  de imunização, o que envolve a aquisição e distribuição de vacinas no país, assim como o estabelecimento das diretrizes para sua aplicação,  a serem seguidas pelos programas estaduais e municipais de imunização. 

O PNI é exemplo de vacinação para todo mundo. No Amazonas o Governo Estadual, atua dando suporte às Prefeituras Municipais, chegando às comunidades mais distantes, garantindo o acesso à Saúde aos cidadãos de Manaus e do interior.

Leia mais sobre Cidades

Fundação Cecon suspende Programa de Residência em Enfermagem

O programa de residência foi suspenso em decorrência de impedimentos legais previstos no Programa de Enfrentamento à Covid-19.

25 de fevereiro de 2021

Amazonas faz convênio com órgãos federais para expansão de aeroportos

Convênio para melhorar aeroportos no interior do Amazonas envolve Infraero e Ministério da Infraestrutura para beneficiar três municípios.

25 de fevereiro de 2021

Pessoas em situação de rua vão ter abrigo emergencial temporário

A previsão é inaugurar o abrigo emergencial da zona Centro-Oeste ainda nesta semana, para fazer a triagem e encaminhar as pessoas.

25 de fevereiro de 2021

Imóvel do Rio Negro Clube vai a leilão em março por R$ 9 milhões

Leilão promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11) tem na sede do Rio Negro Clube o bem de maior valor oferecido.

25 de fevereiro de 2021

Contrato de iluminação pública tem fiscalização feita pela prefeitura

Vistoria na frota de veículo da Manaus Luz, empresa responsável pela manutenção da iluminação pública da cidade, dá em outra notificação.

24 de fevereiro de 2021

Falta de transparência leva Tribunal de Contas a multar ex-diretor

Falta de transparência de ex-gestor do serviço de água e esgoto do município de Presidente Figueiredo faz TCE-AM multá-lo em R$ 30 mil.

24 de fevereiro de 2021

Autônomos têm até sexta-feira para pagar Imposto sobre Serviços

Autônomos têm até sexta-feira para quitar a 2ª parcela do ISS devido ao município. Após essa data, o pagamento está sujeito a juros e multa.

24 de fevereiro de 2021

Parceria dá início à estruturação do Centro de Arqueologia de Manaus

Parceria na administração municipal e participação do Instituto Histórico Nacional inicia estruturação do Centro de Arqueologia Manaus.

24 de fevereiro de 2021