fbpx

domingo, 18 de abril de 2021

Governo só precisou reeditar decreto do dia 23 de dezembro

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

4 de janeiro de 2021

Compartilhe

Para cumprir a decisão judicial do juiz plantonista Leoney Figliuolo Harraquian, que determinou, no último sábado (2), o fechamento das atividades não essenciais no Amazonas, o Governo do Estado precisou simplesmente reeditar o Decreto nº 43.234, de 23 de dezembro de 2020. É que a determinação do juiz já havia sido adotada pelo governo, que se viu obrigado a voltar atrás e flexibilizar as medidas por conta de protestos e pressão de empresários do setor de comércio e serviços.

___

NOVO DECRETO SUCINTO

O resultado novo decreto, publicado nesta segunda-feira (4) no Diário Oficial do Estado, é sucinto: com apenas três artigos, determina que fica “repristinado o Decreto nº 43.234, de 23 de dezembro de 2020”. Ou seja, volta a vigorar a suspensão de todas as atividades consideradas não essenciais pelos próximos 15 dias no Estado.

___

NÃO É LOCKDOWN

Ao contrário do que vem sendo publicado em alguns veículos de comunicação, não se trata de “lockdown” o novo fechamento das atividades não essenciais no Amazonas. Lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social. Implica em restrição da circulação da população em espaços públicos. Em caso de lockdown, o cidadão fica obrigado a ficar em casa, sendo permitida a saída apenas para questões essenciais, como ir à farmácia, supermercados ou hospitais. Até agora, nenhuma medida dessa natureza foi tomada no Amazonas.

___

TENTATIVA FRUSTRADA

A Associação Panamazônica tentou suspender os efeitos da decisão do juiz Leoney Harraquian, que ordenou a suspensão das atividades não essenciais no Amazonas. O Mandado de Segurança impetrado pela associação, contudo, foi negado pelo desembargador Délcio Luiz Santos.

___

RECORDE DE INTERNAÇÕES

Neste fim de semana, o Amazonas bateu o recorde de internações por Covid-19, superando até mesmo o número de internações do primeiro pico da doença no Estado, atingido nos meses de abril e maio. O mês de dezembro apresentou um grande crescimento em todos os índices da doença no Amazonas. Na média móvel de casos, houve um crescimento de 47%, chegando a 700 casos por dia. Na média móvel de óbitos, o crescimento foi de 66%.

___

OCUPAÇÃO DE LEITOS

Na ocupação de leitos clínicos, o crescimento foi de 94% nos últimos 14 dias. Já na rede hospitalar privada, o aumento foi de 163%, colapsando a rede. Em relação à demanda de leitos de UTI, na rede pública o crescimento foi de 59%, enquanto na rede privada o aumento foi de 113%, daí o anúncio de vários hospitais particulares de que estão sem leitos para atender novos casos.

___

SEM DATA PARA RETORNO

A representante do Ministério da Saúde (MS) que está em Manaus para acompanhar o novo pico da pandemia de Covid-19 no Amazonas, afirmou em live realizada pelo Governo do Estado que a comitiva do MS vai permanecer na cidade o tempo que for necessário.

___

DAVID TRANSFERIDO

Internado no Hospital Jofre Cohen, em Parintins, com Covid-19, o levantador de toadas David Assayag vai ser transferido para Manaus, onde receberá tratamento oferecido pelo Grupo Samel. Levantadora de toadas do boi-bumbá Garantido, Márcia Siqueira também está acometida pela doença.

___

600 MILHÕES A MENOS

Em live transmitida em seu primeiro dia como prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) fez questão de repetir várias vezes que vai trabalhar este ano com um orçamento menor em R$ 600 milhões do que o de 2020.

___

SALÁRIO DOS VEREADORES

O vereador Rodrigo Guedes (PSC) protocolou um projeto de lei para revogar o aumento salarial de vereadores aprovado pela legislatura anterior no apagar das luzes, em dezembro de 2020. Rodrigo Guedes classifica o aumento salarial dos vereadores como uma medida inoportuna e inaceitável tendo em vista o aumento no índice de desemprego e empobrecem da população em virtude da pandemia de Covid-19.

Leia mais sobre Cidades

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021

Policia apreende madeira serrada ilegal dentro de barco na orla de Manaus

Policiais abordaram a embarcação e durante fiscalização ambiental e, após verificar o material transportado, solicitaram o Documento de Origem Florestal referente à carga.

17 de abril de 2021

Residência Artística ArteNaMata expõe trabalhos no Livramento

A exposição acontece a partir das 9h, deste domingo (18), os trabalhos produzidos na própria Comunidade N.Senhora do Livramento, durante o período da residência artística.

16 de abril de 2021

Violência e acidentes de trânsito superam Covid nos hospitais de Manaus

Rede estadual de saúde, como o HPS 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio, registra aumento nos atendimentos de causas não Covid, que já são a maior parte.

16 de abril de 2021

Justiça condena ONG do Amazonas que não prestou contas de repasses

A Justiça Federal no Amazonas condenou o Instituto de Tecnologia, Pesquisa e Cultura da Amazônia (Itec) por não prestar contas de convênio.

16 de abril de 2021

Psicólogo fala sobre dor e seus ensinamentos em palestra virtual grátis

A Ejud11 promove palestra motivacional com o tema “A dor não se cala, mas ela também ensina”, ministrada pelo psicólogo Rossandro Klinjey Barros.

16 de abril de 2021

Pedalada faz alerta sobre más condições da malha cicloviária de Manaus

Evento acontece neste domingo (18) em comemoração ao Dia Internacional do Ciclista. Ponto de partida será a igreja da Redenção e o de chegada, o anfiteatro da Ponta Negra.

16 de abril de 2021

Decreto amplia margem de empréstimo consignado para servidores

Decreto amplia de 35% para 40% a margem de empréstimo consignado para servidores estaduais - ativos e inativos – aposentados e pensionista.

16 de abril de 2021