fbpx

quinta, 22 de abril de 2021

Governo não descarta retomar Hospital de Campanha

O aumento no número de casos da covid-19 e a lotação nos leitos clínicos e de UTI das redes pública e privada podem resultar na reativação do sistema.

28 de dezembro de 2020

Compartilhe

Hospital Nilton Lins foi usado durante o pico da pandemia, entre março e junho (Foto: Divulgação)

O aumento no número de casos de Covid-19 em Manaus no mês de dezembro resultou na retomada de medidas mais restritivas para diversos segmentos da sociedade e, também, no ‘inchaço’ do sistema de saúde – público e privado.

Com a intensa ocupação dos leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Governo do Estado não descarta retomar o funcionamento de um Hospital de Campanha para conter o avanço da doença.

“O plano de contingência prevê várias fases e uma unidade de campanha não está descartada. Neste momento,  além da ampliação da oferta de leitos Covid na própria rede de assistência existente, o Governo abriu credenciamento para novos leitos SUS na rede privada, entre as quais o Hospital Universitário Nilton Lins”, informou a Secretaria de Comunicação (Secom) ao RealTime1.

Já pela administração municipal, o atual prefeito Arthur Neto vai deixar a decisão nas mãos do prefeito eleito David Almeida.

“A Prefeitura de Manaus informa que a decisão sobre a eventual reabertura de um Hospital de Campanha Municipal ficará a cargo do próximo gestor da cidade, inclusive, o próprio prefeito Arthur Virgílio Neto já sinalizou que fará tal recomendação ao prefeito eleito”, respondeu a assessoria de comunicação municipal.

Prefeito eleito

Há especulações de que saia uma parceria entre o prefeito eleito David Almeida e o governador Wilson Lima para que seja reativado um Hospital de Campanha.

A principal aposta é a reativação do Hospital Nilton Lins já nos primeiros dias de sua gestão.

“Será um esforço conjunto, mas credenciado pelo SUS”. explicou David, informando que os equipamentos que foram usados no hospital de campanha municipal serão levados para o local.

Belão também quer

O deputado estadual Belarmino Lins (PP) vai encaminhar, nesta segunda (28), um pedido ao governador e ao titular da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Marcellus Campêlo, sobre a reativação do Hospital de Campanha. Ele sugere que o Hospital Nilton Lins volte a receber pacientes acomentidos pela doença.

Segundo Belão, o Nilton Lins já conta com uma infraestrutura adequada para o atendimento emergencial.

“Compreendo os esforços do governador Wilson Lima e as necessidades da população amazonense após o agravamento da pandemia, e por isso estou sugerindo a reativação do Hospital Nilton Lins, que já possui toda uma infraestrutura pronta para socorrer imediatamente as pessoas acometidas de Covid”, comentou o parlamentar.

Reportagem: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

CSU e outros parques públicos reabrem com medidas contra Covid-19

Parques e espaços de lazer gerenciados pela Prefeitura de Manaus seguem interditados até o dia 30 de abril, mas com algumas reaberturas parciais, com protocolos contra Covid.

21 de abril de 2021

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021