fbpx

segunda, 19 de abril de 2021

Governo inicia instalação de câmaras frias nos Hospitais de Manaus

O Governo do Amazonas vai implantar estruturas temporárias para dar suporte aos hospitais no acondicionamento de corpos de pacientes que falecerem vítimas da Covid-19.

31 de dezembro de 2020

Compartilhe

O Estado trabalha para estruturar os necrotérios de forma permanente (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está reforçando a estrutura de atendimento no pós-óbito dos prontos-socorros da rede estadual. Entre as medidas está a instalação de câmaras mortuárias nos necrotérios dos prontos-socorros da capital.

Na manhã desta quinta-feira (31/12), a primeira câmara fria foi instalada no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto.

Enquanto as estruturas, que serão permanentes, estão sendo instaladas, o Governo do Amazonas vai colocar, preventivamente, estruturas temporárias para dar suporte aos hospitais no acondicionamento de corpos de pacientes que falecerem vítimas da Covid-19.

Também está prevista, para os próximos dias, a instalação das câmaras frias nos HPSs João Lúcio e Platão Araújo.

A instalação da câmara fria, assim como a implantação de câmaras mortuárias permanentes, faz parte de um conjunto de medidas que estão sendo implementadas pelo Estado para melhorar o atendimento no pós-óbito nos hospitais, incluindo acolhimento e orientação às famílias de forma digna e humanizada.

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, afirma que a instalação da estrutura temporária está prevista na quarta fase do Plano de Contingência para o Recrudescimento da Covid-19 e está relacionada à tendência de aumento do número de óbitos por Covid-19.

Ao mesmo tempo, o Estado trabalha para estruturar os necrotérios de forma permanente. Segundo ele, as câmaras mortuárias serão o legado para atender às necessidades dos hospitais, em relação à segurança biológica no manejo pós-óbito, para além da pandemia. Mas enquanto não ficam prontas, serão usadas estruturas de contêiner, adaptados com prateleiras.

“Os órgãos de vigilância em saúde recomendam a segregação de corpos de pessoas que faleceram por Covid-19 das demais causas. Com isso, toda a parte de preparo, guarda e liberação de corpos está sendo revista para reestruturar o fluxo desse serviço de forma permanente e ordenada. Mas enquanto não fica pronto, vamos utilizar o container”, disse.

Estrutura permanente

No HPS 28 de Agosto, onde o necrotério já possui câmara mortuária, serão instaladas prateleiras para aumentar a capacidade do morgue.

Nos outros dois HPSs, que não possuem câmara, a equipe de engenharia estuda a melhor forma para a implantação da estrutura permanente, seguindo o padrão definido na programação arquitetônica de unidades funcionais de saúde, do Ministério da Saúde/Anvisa (SomaSUS), a fim de proporcionar condições de guarda, conservação, velório e retirada de corpos.

Força-tarefa

Nesta terça-feira (29/12), teve início o plantão de atendimento psicossocial nas unidades de saúde, com acompanhamento integral às famílias das pessoas internadas por Covid-19. Psicólogos e assistentes sociais fazem o acompanhamento das famílias, desde a comunicação do óbito até os trâmites funerais.

O objetivo é agilizar os procedimentos e facilitar os trâmites funerais para as famílias.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021