fbpx

domingo, 17 de janeiro de 2021

Governo inicia instalação de câmaras frias nos Hospitais de Manaus

O Governo do Amazonas vai implantar estruturas temporárias para dar suporte aos hospitais no acondicionamento de corpos de pacientes que falecerem vítimas da Covid-19.

31 de dezembro de 2020

Compartilhe

O Estado trabalha para estruturar os necrotérios de forma permanente (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está reforçando a estrutura de atendimento no pós-óbito dos prontos-socorros da rede estadual. Entre as medidas está a instalação de câmaras mortuárias nos necrotérios dos prontos-socorros da capital.

Na manhã desta quinta-feira (31/12), a primeira câmara fria foi instalada no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto.

Enquanto as estruturas, que serão permanentes, estão sendo instaladas, o Governo do Amazonas vai colocar, preventivamente, estruturas temporárias para dar suporte aos hospitais no acondicionamento de corpos de pacientes que falecerem vítimas da Covid-19.

Também está prevista, para os próximos dias, a instalação das câmaras frias nos HPSs João Lúcio e Platão Araújo.

A instalação da câmara fria, assim como a implantação de câmaras mortuárias permanentes, faz parte de um conjunto de medidas que estão sendo implementadas pelo Estado para melhorar o atendimento no pós-óbito nos hospitais, incluindo acolhimento e orientação às famílias de forma digna e humanizada.

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, afirma que a instalação da estrutura temporária está prevista na quarta fase do Plano de Contingência para o Recrudescimento da Covid-19 e está relacionada à tendência de aumento do número de óbitos por Covid-19.

Ao mesmo tempo, o Estado trabalha para estruturar os necrotérios de forma permanente. Segundo ele, as câmaras mortuárias serão o legado para atender às necessidades dos hospitais, em relação à segurança biológica no manejo pós-óbito, para além da pandemia. Mas enquanto não ficam prontas, serão usadas estruturas de contêiner, adaptados com prateleiras.

“Os órgãos de vigilância em saúde recomendam a segregação de corpos de pessoas que faleceram por Covid-19 das demais causas. Com isso, toda a parte de preparo, guarda e liberação de corpos está sendo revista para reestruturar o fluxo desse serviço de forma permanente e ordenada. Mas enquanto não fica pronto, vamos utilizar o container”, disse.

Estrutura permanente

No HPS 28 de Agosto, onde o necrotério já possui câmara mortuária, serão instaladas prateleiras para aumentar a capacidade do morgue.

Nos outros dois HPSs, que não possuem câmara, a equipe de engenharia estuda a melhor forma para a implantação da estrutura permanente, seguindo o padrão definido na programação arquitetônica de unidades funcionais de saúde, do Ministério da Saúde/Anvisa (SomaSUS), a fim de proporcionar condições de guarda, conservação, velório e retirada de corpos.

Força-tarefa

Nesta terça-feira (29/12), teve início o plantão de atendimento psicossocial nas unidades de saúde, com acompanhamento integral às famílias das pessoas internadas por Covid-19. Psicólogos e assistentes sociais fazem o acompanhamento das famílias, desde a comunicação do óbito até os trâmites funerais.

O objetivo é agilizar os procedimentos e facilitar os trâmites funerais para as famílias.

Leia mais:

Veja mais notícias

Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo de estágio

Estudantes deverão comparecer até o dia 23 na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania com os documentos e exames médicos elencados no edital.

16 de janeiro de 2021

Prefeitura cria link de acesso para o programa ‘Nossa Merenda’

A Semed informa que esse processo é para evitar aglomeração nas escolas e garantir o pagamento do auxílio aos alunos que ainda não foram beneficiados.

15 de janeiro de 2021

Governo relança edital para contratar médicos de cirurgia vascular

As empresas interessadas no chamamento público deverão comparecer, na segunda-feira (18), às 8h30, na sede do CSC, localizada na rua Belo Horizonte, 1.420, Adrianópolis.

15 de janeiro de 2021

Pessoas com deficiência recebem doação de cilindros de oxigênio

De acordo Mirtes Salles, titular da Sejusc, a empresa Nitron da Amazônia fará a recarga de oxigênio às famílias com PcDs até que a situação no Estado normalize.

15 de janeiro de 2021

FCecon suspende cirurgias e serviço de endoscopia por 13 dias

Segundo o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, o objetivo é preservar vidas e garantir que a reserva de oxigênio seja destinada aos pacientes já internados.

15 de janeiro de 2021

Infectologista de Manaus esclarece riscos de reinfecção da Covid-19

FVS-AM confirmou o primeiro caso de reinfecção no Amazonas na última quarta-feira (13). De acordo com médicos, muitos pacientes relaxam os após contrair o vírus.

15 de janeiro de 2021

#SOSManaus: artistas nacionais se unem para ajudar pacientes com Covid

Nas redes sociais, a situação crítica que Manaus se encontra por conta da pandemia ganhou a solidariedade de vários artistas nacionais. Eles vão doar cilindros de oxigênio.

14 de janeiro de 2021

White Martins comunica que faz operação de crise para atender o AM

No cenário atual de crise, a White Martins conseguiu recentemente ampliar até o limite máximo a capacidade de produção da planta de Manaus de 25 para 28 mil m3/dia.

14 de janeiro de 2021