fbpx

segunda, 19 de abril de 2021

Governo anuncia investimentos de infraestrutura em Novo Airão

O governador Wilson Lima anunciou para 2021 a construção do Portal de Entrada do município, uma ciclovia, quadra poliesportiva e a praça do campo do Pinheiral na cidade.

20 de dezembro de 2020

Compartilhe

De acordo com o governador, outras obras já foram entregues no município ao longo do ano (Foto: Divulgação)

Em evento de inauguração da praça municipal Luiz Jorge Silva, em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), neste sábado (19/12), o governador Wilson Lima anunciou para 2021 a construção do Portal de Entrada do município, uma ciclovia, quadra poliesportiva e a praça do campo do Pinheiral na cidade.

“Estamos encerrando mais um ano de investimentos aqui no município de Novo Airão, que é referência da região, sobretudo para a atividade turística, e por isso estamos investindo em infraestrutura, recuperação do sistema viário, investimentos no setor primário. Encerramos 2020 de maneira muito positiva, entregando mais um presente para os moradores de Novo Airão”, declarou o governador, que também fez a entrega de um caminhão-baú, quatro patrulhas agrícolas e veículos para a área de assistência social do município.

A praça municipal inaugurada conta com internet gratuita para a população, por meio do “Amazônia Conectada”, programa que visa levar internet à região amazônica por meio de redes de fibras óticas subfluviais pelos rios da Amazônia. A obra é fruto de um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura, e proporciona lazer às famílias, contribuindo também para o turismo do município.

A revitalização da praça e o acesso à internet fazem parte dos compromissos assumidos pelo governador Wilson Lima no município, que também conta com investimentos do Governo do Estado nas áreas da saúde, educação e infraestrutura.

Serviços

A praça do município estava sem reforma há mais de 30 anos. Os serviços realizados foram de restauração dos diversos monumentos da praça: o Dinossauro, a Cobra Grande e o Chafariz dos Botos; a construção de quatro quiosques, compostos por duas lanchonetes e três banheiros destinados ao público masculino, feminino e pessoas com deficiência (PcD); um anfiteatro coberto, com arquibancada, palco; e uma área de lazer para adultos e crianças, com academia ao ar livre e playground.

Investimentos 

Em dois anos de sua gestão, o governador Wilson Lima concretizou importantes investimentos, como a conclusão das obras do sistema viário, que contou com a realização de serviços de terraplenagem e recapeamento em 69 ruas, além da implantação de meio-fio e sarjeta em 10,6 quilômetros de ruas. O investimento foi de R$ 7.055.314,83.

Neste ano, Novo Airão também foi beneficiado com a inauguração da Escola Municipal Olavo Bilac e da Creche Municipal João Gabriel Silva Melgueiro, resultados da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) inaugurou, ainda, a Casa de Parto Tereza de Jesus da Silva, a primeira a entrar em funcionamento no interior, viabilizada com recursos do Estado.

‘Amazônia Conectada’

Além da praça, o município conta com internet do programa “Amazônia Conectada” em três escolas estaduais, no hospital geral, no Batalhão da Polícia Militar e no órgão da prefeitura. A segunda etapa de implantação do programa na cidade será por meio dos provedores de internet locais que irão comercializar para a população com preço acessível.

O “Amazônia Conectada” é um programa do Governo Federal que já está funcionando na Infovia do Rio Negro, saindo de Manaus e interligando Novo Airão, o Distrito de Moura (Barcelos) e a sede do município de Barcelos.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021