fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Governo alinha com prefeituras para levar saúde às calhas

O Saúde nas Calhas pretende descentralizar os serviços assistenciais à população do interior, estruturar as unidades de saúde e atuar na regionalização de cinco polos.

12 de dezembro de 2020

Compartilhe

Prefeito de São Sebastião do Uatumã e secretário de Saúde do AM alinham prioridades

O Saúde nas Calhas pretende descentralizar os serviços assistenciais à população do interior do estado, estruturar as unidades de saúde e atuar na regionalização de cinco polos (Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Tefé).

O titular da SES-AM, Marcellus Campêllo, disse que a ação integrada com os municípios contribui para o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas para a rede de saúde, e que o investimento no interior do estado é uma prioridade determinada pelo Governador Wilson Lima.

“Colocamos a secretaria à disposição, nós temos a meta do Saúde nas Calhas, a regionalização da saúde e essa aproximação é muito importante. Daremos todo o apoio necessário para que a saúde do município de São Sebastião do Uatumã seja melhor possível para os moradores de lá”, ressaltou Campêllo.

Medidas para evitar migração em busca de tratamento médico

De acordo com dados da SES-AM, mais de 1 milhão de pessoas deslocam-se do interior do Estado para atendimento de saúde na capital.

Ao fortalecer a saúde desses municípios, o objetivo é diminuir esse quantitativo e dar condições para o atendimento nessas cidades, fazendo com que os pacientes busquem a capital apenas em casos de alta complexidade.

“Estamos abrindo as portas e esclarecendo o que está faltando para São Sebastião do Uatumã. Essa aproximação é muito importante pra nós, lutar pelo que está faltando lá pela área da saúde, lutando para que poucas pessoas saiam do município para procurar atendimento de saúde”, disse o prefeito eleito de São Sebastião do Uatumã, Jander Barreto.

Investimentos

Entre os investimentos previstos para o interior está o ‘Saúde nas Calhas’, que faz parte do programa ‘Saúde Amazonas’, que tem investimentos previstos na ordem de R$ 1,4 bilhão até 2022.

Leia mais sobre Cidades

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021