O Saúde nas Calhas pretende descentralizar os serviços assistenciais à população do interior, estruturar as unidades de saúde e atuar na regionalização de cinco polos.
Prefeito de São Sebastião do Uatumã e secretário de Saúde do AM alinham prioridades
O Saúde nas Calhas pretende descentralizar os serviços assistenciais à população do interior do estado, estruturar as unidades de saúde e atuar na regionalização de cinco polos (Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Tefé).
O titular da SES-AM, Marcellus Campêllo, disse que a ação integrada com os municípios contribui para o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas para a rede de saúde, e que o investimento no interior do estado é uma prioridade determinada pelo Governador Wilson Lima.
“Colocamos a secretaria à disposição, nós temos a meta do Saúde nas Calhas, a regionalização da saúde e essa aproximação é muito importante. Daremos todo o apoio necessário para que a saúde do município de São Sebastião do Uatumã seja melhor possível para os moradores de lá”, ressaltou Campêllo.
De acordo com dados da SES-AM, mais de 1 milhão de pessoas deslocam-se do interior do Estado para atendimento de saúde na capital.
Ao fortalecer a saúde desses municípios, o objetivo é diminuir esse quantitativo e dar condições para o atendimento nessas cidades, fazendo com que os pacientes busquem a capital apenas em casos de alta complexidade.
“Estamos abrindo as portas e esclarecendo o que está faltando para São Sebastião do Uatumã. Essa aproximação é muito importante pra nós, lutar pelo que está faltando lá pela área da saúde, lutando para que poucas pessoas saiam do município para procurar atendimento de saúde”, disse o prefeito eleito de São Sebastião do Uatumã, Jander Barreto.
Entre os investimentos previstos para o interior está o ‘Saúde nas Calhas’, que faz parte do programa ‘Saúde Amazonas’, que tem investimentos previstos na ordem de R$ 1,4 bilhão até 2022.