fbpx

sexta, 26 de fevereiro de 2021

Governador Wilson Lima regulamenta o Fundo Estadual do Idoso

Segundo o secretário William Abreu, o Fundo é uma conquista tanto para o segmento quanto para o Conselho que, há mais de 10 anos, lutava por sua efetivação.

9 de dezembro de 2020

Compartilhe

O Fundo Estadual do Idoso foi criado por meio da Lei n° 4.737, em 7 de dezembro de 2018 (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de propiciar suporte financeiro para a implantação, manutenção e desenvolvimento de planos, programas, projetos e ações voltadas aos idosos, o governador Wilson Lima regulamentou o Fundo Estadual do Idoso, por meio do Decreto n° 43.105, publicado na edição do dia 27 de novembro do Diário Oficial do Estado.

O Fundo é vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a quem cabe sua gerência, sob o controle e orientação do Conselho Estadual do Idoso.

Segundo o secretário William Abreu, titular da Sejusc, o Fundo é uma conquista tanto para o segmento quanto para o Conselho que, há mais de 10 anos, lutava por sua efetivação. Ele destacou ainda o comprometimento do governador na ampliação de políticas públicas direcionadas à população que mais necessita.

A secretária executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa da Sejusc, Franciane Alves Silva, salientou que o Fundo é importante porque garante a efetivação de políticas públicas voltadas a este público.

“A implementação do Fundo tem a finalidade de assegurar a captação de recursos exclusivamente para financiar políticas públicas de apoio à pessoa idosa, ou seja, aquela com mais de 60 anos de idade, conforme preconiza o Estatuto do Idoso, na Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003”, disse.

A presidente do Conselho Estadual do Idoso, Kennya Brito, afirmou que o Fundo representa uma conquista imensurável não só para a população idosa do estado, mas sim para toda a sociedade.

“Por meio do Fundo é que nós podemos captar recursos de fontes diversas para financiar ações, atividades e outros projetos que são complementares a políticas públicas já existentes e que vão trazer, sim, melhorias para a população idosa do estado”, explicou.

Mais informações

O Fundo Estadual do Idoso, criado por meio da Lei n° 4.737, em 7 de dezembro de 2018, é um instrumento de natureza contábil, com finalidade de captação, repasse e aplicação de recursos destinados a propiciar suporte financeiro para a implantação, manutenção e desenvolvimento de planos, programas, projetos e ações direcionadas aos idosos do Estado do Amazonas.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Cartões de programas sociais são retidos no comércio do Amazonas

Cartões de programas sociais como auxílio emergencial e Bolsa Família são retidos no comércio de Nova Olinda do Norte como garantia.

26 de fevereiro de 2021

Unicef doa 60 kits de higiene para atender idosos em vulnerabilidade

Os itens serão repassados aos coordenadores dos grupos de idosos em vulnerabilidade e distribuídos aos cadastrados no "Idoso Ativo.

26 de fevereiro de 2021

Polícia encerra festa clandestina em condomínio da zona Centro-Sul

Os policiais estavam em patrulhamento de segurança na área quando perceberam o barulho de música em alto volume e aglomeração de pessoas.

26 de fevereiro de 2021

Condomínio Verona sofre inspeção após incêndio em Manaus

Após incêndio que atingiu cinco pessoas, condomínio Verona, situado na zona Norte, é inspecionado por técnicos de Prefeitura de Manaus.

26 de fevereiro de 2021

Fundação Cecon suspende Programa de Residência em Enfermagem

O programa de residência foi suspenso em decorrência de impedimentos legais previstos no Programa de Enfrentamento à Covid-19.

25 de fevereiro de 2021

Amazonas faz convênio com órgãos federais para expansão de aeroportos

Convênio para melhorar aeroportos no interior do Amazonas envolve Infraero e Ministério da Infraestrutura para beneficiar três municípios.

25 de fevereiro de 2021

Pessoas em situação de rua vão ter abrigo emergencial temporário

A previsão é inaugurar o abrigo emergencial da zona Centro-Oeste ainda nesta semana, para fazer a triagem e encaminhar as pessoas.

25 de fevereiro de 2021

Imóvel do Rio Negro Clube vai a leilão em março por R$ 9 milhões

Leilão promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11) tem na sede do Rio Negro Clube o bem de maior valor oferecido.

25 de fevereiro de 2021