fbpx

domingo, 18 de abril de 2021

Governador homenageia esposa de Serafim ao inaugurar centésima obra

Wilson Lima deu o nome de 'Lydia da Eira Corrêa', esposa do deputado Serafim Corrêa, ao maior viaduto da Região Norte de Manaus.

25 de dezembro de 2020

Compartilhe

Com a inauguração do viaduto, o Governo chega, em menos de dois anos de gestão, a marca histórica de 100 obras concluídas nas áreas de Infraestrutura (Foto: Divulgação)

O governador Wilson Lima inaugurou o viaduto Lydia da Eira Corrêa, localizado entre a estrada do Tarumã e as avenidas Torquato Tapajós e Arquiteto José Henriques. O viaduto faz a interligação das principais avenidas da cidade e possibilita alternativas para os motoristas, além de reduzir congestionamentos.

O investimento é da ordem de R$ 39.171.758,53 e foi entregue à população na última quarta-feira (23).

O nome é em homenagem à esposa do deputado estadual e ex-prefeito de Manaus, Serafim Corrêa. Lydia faleceu no último domingo (20/12). A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) e possui 230 mil metros quadrados, sendo considerado o maior viaduto da região Norte e o maior complexo viário de Manaus. O tráfego de veículos foi liberado, a partir das 6h, desta quinta-feira (24).

“Quando eu assumi o governo havia aproximadamente 15% dessa obra concluída e nós ainda tivemos que fazer alguns ajustes, e hoje estamos entregando a via concluída com aproximadamente 3,5km de avenida duplicada até à ponte do Tarumã. O impacto dessa obra na vida das pessoas é de imediato porque elas não vão esperar tanto no trânsito, levando em consideração que esse trecho era muito caótico e precisava de uma solução, pois dá acesso aqui para a zona norte, o Tarumã, centro e também para BR-174 e AM-010”, destacou o governador.

Wilson Lima ressaltou ainda que o Governo do Estado vem atuando com frentes de obras no Anel Leste, outra importante obra de mobilidade na capital.

“Outra obra que também  conseguimos tirar do papel é o Anel Leste, que sai da rotatória do Puraquequara e vai até a reserva Adolpho Lucke. São aproximadamente 17 km de avenida duplicada, que vai fazer a interligação com o anel sul e dar mais celeridade e segurança aos veículos que vão sair do Distrito Industrial com destino ao aeroporto, AM-010 e BR-174”.

Estrutura

O viaduto contempla quatro alças externas e quatro alças internas, formando um trevo de oito alças, além dos serviços de drenagem profunda e superficial, pavimentação asfáltica, iluminação em LED, paisagismo e sinalização.

O complexo compõe parte do projeto referente a construção do Anel Sul, que está com 47% de conclusão e é o maior complexo viário da capital. A obra vai facilitar o deslocamento entre as zonas Oeste e Norte de Manaus, permitindo a ligação direta entre o Distrito Industrial e o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, reduzindo a circulação de veículos pesados, como caminhões e carretas, nas áreas centrais da capital.

Em janeiro de 2019, o viaduto estava com aproximadamente 15% de obra executada em seis anos de execução, proveniente de um contrato firmado em 2013. As obras foram retomadas com ritmo acelerado no atual governo e foram finalizadas, em sua totalidade, no mês de dezembro deste ano.

Centésima obra

Com a inauguração do Viaduto Anel Sul, nesta quarta-feira (23/12), o Governo do Amazonas chega, em menos de dois anos de gestão, a marca histórica de 100 obras concluídas nas áreas de Infraestrutura, Saúde, Saneamento, Educação e Segurança, dentre outras, distribuídas na capital e no interior do estado, totalizando investimento de R$ 571.089.338,41.

Homenagem

Lydia da Eira Corrêa foi casada com o ex-prefeito de Manaus e atual deputado estadual Serafim Corrêa, é mãe de Daniela, Rafael e do vereador Marcelo Serafim. Foi a primeira-dama da cidade de Manaus de 2005 a 2008 e dedicou-se a cuidar das crianças com deficiência. Era formada em Letras pela Ufam e foi professora. Depois da grave doença de seu filho Rafael, dedicou-se a cuidá-lo durante os últimos 37 anos de sua vida.

Leia mais sobre Cidades

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021

Policia apreende madeira serrada ilegal dentro de barco na orla de Manaus

Policiais abordaram a embarcação e durante fiscalização ambiental e, após verificar o material transportado, solicitaram o Documento de Origem Florestal referente à carga.

17 de abril de 2021

Residência Artística ArteNaMata expõe trabalhos no Livramento

A exposição acontece a partir das 9h, deste domingo (18), os trabalhos produzidos na própria Comunidade N.Senhora do Livramento, durante o período da residência artística.

16 de abril de 2021

Violência e acidentes de trânsito superam Covid nos hospitais de Manaus

Rede estadual de saúde, como o HPS 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio, registra aumento nos atendimentos de causas não Covid, que já são a maior parte.

16 de abril de 2021

Justiça condena ONG do Amazonas que não prestou contas de repasses

A Justiça Federal no Amazonas condenou o Instituto de Tecnologia, Pesquisa e Cultura da Amazônia (Itec) por não prestar contas de convênio.

16 de abril de 2021

Psicólogo fala sobre dor e seus ensinamentos em palestra virtual grátis

A Ejud11 promove palestra motivacional com o tema “A dor não se cala, mas ela também ensina”, ministrada pelo psicólogo Rossandro Klinjey Barros.

16 de abril de 2021

Pedalada faz alerta sobre más condições da malha cicloviária de Manaus

Evento acontece neste domingo (18) em comemoração ao Dia Internacional do Ciclista. Ponto de partida será a igreja da Redenção e o de chegada, o anfiteatro da Ponta Negra.

16 de abril de 2021

Decreto amplia margem de empréstimo consignado para servidores

Decreto amplia de 35% para 40% a margem de empréstimo consignado para servidores estaduais - ativos e inativos – aposentados e pensionista.

16 de abril de 2021