A distribuição por todo país será de responsabilidade do Ministério da Saúde, mas o governador já adiantou que, chegando ao Amazonas, logo ficará disponível à população.
Meta é deixar tudo pronto para distribuir vacina adquirida pelo Governo Federal (Foto: Divulgação)
O governador Wilson Lima participou de uma reunião por videoconferência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e governadores dos demais estados para tratar sobre o andamento das aquisições das vacinas contra a Covid-19.
A reunião virtual ocorreu nesta terça-feira (8).
Wilson Lima ressaltou que o Governo do Estado tem preparado uma estrutura para a distribuição da vacina, conforme os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
“Foi uma reunião positiva porque trouxe tranquilidade para os governadores com a informação de que já há um plano logístico de distribuição de vacinas e compra de insumos, como seringas”, frisou o governador.
Lima também ressaltou que a Fundação de Vigilância em Saúde e a Secretaria de Saúde montam um planejamento para que, no momento que a vacina chegar, seja colocada imediadamente à disposição da população, levando em consideração os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Durante a reunião, Pazuello ressaltou que o Ministério da Saúde será responsável pela coordenação do plano de distribuição da vacina no País.
Segundo o ministro Eduardo Pazuello, existem três negociações sendo realizadas para a aquisição da vacina, com o Instituto Butantan, Pfizer e AstraZeneca.
Todas estão na terceira fase de testes e devem passar pela avaliação da Agência de Vigilância em Saúde (Anvisa) em até 60 dias.