fbpx

quinta, 21 de janeiro de 2021

Fluxo de atendimento na saúde melhora com tendas de triagem

As tendas foram utilizadas no pico da pandemia e voltam a funcionar nos Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) 28 de Agosto e Platão Araújo a partir desta semana.

29 de dezembro de 2020

Compartilhe

Uma equipe multiprofissional dará apoio no atendimento nas tendas. (Foto: Divulgação)

Recurso utilizado no pico da pandemia para melhorar o fluxo de atendimento de pacientes com sintomas respiratórios, tendas externas de triagem voltam a funcionar nos Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) 28 de Agosto e Platão Araújo a partir desta semana.

A estratégia foi bem sucedida durante o pico da pandemia no estado e, por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está se antecipando na instalação da estrutura, para futuras necessidades.

Equipe multiprofissional

Para o atendimento da população, uma equipe multiprofissional, com assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, dará apoio nas tendas.

Os profissionais serão disponibilizados pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), além da SES-AM.

De acordo com a coordenadora do Gabinete de Resposta Rápida da SES-AM, Josiani do Nascimento, as estruturas vão melhorar a triagem na porta de entrada das unidades de urgência e emergência, dando mais qualidade e agilidade ao atendimento prestado para a população.

As tendas

“As tendas têm o objetivo de ajudar na segregação dos pacientes de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Isso inclui Covid-19, todas as SRAGs específicas e não específicas. Atender, fazer uma triagem de forma ordenada e também garantir a segurança desses pacientes, porque é uma tenda aberta, vai ter um conforto para atendimento melhor desses pacientes”, explicou.

Durante o pico da pandemia, a implantação das estruturas gerou avanços na identificação de pacientes que se enquadravam nos sintomas de Covid e seu encaminhamento, quando necessário, para internação, diminuindo inclusive exposições ao vírus.

“(As tendas) vão ter profissionais qualificados para o acolhimento das famílias como assistente social, psicólogo, técnico de enfermagem, enfermeiros e, se possível, médicos, caso aconteça alguma coisa que a gente tenha que dar prioridade ao paciente dentro dessas tendas”, disse Josiani.

Veja mais notícias

Sindicato das escolas particulares recomenda aulas on-line no AM

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas orientam sobre aulas 100% na modalidade de ensino remoto por conta da pandemia de Covid-19

21 de janeiro de 2021

Após mortes, governador do Pará diz que não há escassez de oxigênio

De acordo com a Sespa, 159 cilindros de oxigênio medicinal foram levados de caminhão para Santarém, de onde foram transferidos para outras cidades do oeste paraense.

20 de janeiro de 2021

Farmacêuticos planejam estoques em unidades de Saúde

São 30 profissionais que já estão atuando em hospitais e SPAs e vão informar sobre cobertura diária de estoques para auxiliar na programação de abastecimento pela Cema.

20 de janeiro de 2021

MPE-AM escolherá lista sêxtupla para vaga de desembargador

O desembargador Djalma Martins da Costa terá aposentadoria compulsoriamente no dia 23 de fevereiro, quando atingirá idade limite para permanecer no serviço público.

20 de janeiro de 2021

Imprensa Oficial produz mil máscaras e 3 mil rótulos de álcool em gel

Itens serão distribuídos pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza a acompanhantes e familiares de pacientes com Covid-19 em unidades de saúde da capital.

19 de janeiro de 2021

PRT11 viabiliza 1.200 macacões impermeáveis para os hospitais do AM

Os EPI’s serão distribuídos gratuitamente entre os profissionais de saúde, sobretudo a técnicos de enfermagem, maqueiros e enfermeiros, que atuam na linha de frente.

19 de janeiro de 2021

Secretarias de Educação suspendem serviço de matrículas

A medida acontece em razão do avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas. Assim as novas datas para o retorno dos serviços não foram divulgadas.

19 de janeiro de 2021

ANAC divulga a lista de empresas autorizadas a transportar oxigênio

A iniciativa traz agilidade e amplia a contratação de aeronaves para o transporte de insumos médicos com segurança, principalmente para o Amazonas.

18 de janeiro de 2021