fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

‘Fim da violência contra mulheres’ chega a terminais de ônibus

A campanha "16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres", realizada pela Sejusc, entregou materiais informativos e fez atendimentos psicossociais.

10 de dezembro de 2020

Compartilhe

Existem cinco tipos de violência doméstica: a sexual, patrimonial, física, psicológica e moral. (Foto: Divulgação)

Em alusão à campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta quarta-feira (9), uma ação de conscientização nos Terminais de Integração 2, 3 e 5 com apoio de servidores do Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) e Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante.

O secretário William Abreu, titular da Sejusc, destacou que o objetivo principal da campanha é trazer à tona o assunto, para que as mulheres passem a sentir que são apoiadas, que passem a conhecer seus direitos e saibam que podem recorrer ao Governo do Estado caso sofram qualquer tipo de agressão.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres, Ana Barroncas, ressaltou que a abordagem informativa é fundamental para impactar o maior número de pessoas. “Levamos o material informativo que fala sobre a campanha, de forma que alcance o público feminino e o masculino, conscientizando sobre a importância de tratarmos sobre essa temática em locais com a maior concentração de pessoas”, disse.

Amparo às vítimas

A psicóloga do Cream, Jeanne Bessa, alertou para os cinco tipos de violência doméstica existentes: a sexual, patrimonial, física, psicológica e moral. Tanto o Cream, quanto as três unidades do Sapem e a Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante (Caanp), possuem atendimento jurídico, psicológico e social, ou seja, estão preparados para receber as vítimas, orientá-las e ampará-las.

A autônoma Ester Castro ficou surpresa ao saber mais informações sobre a Lei Maria da Penha e o amparo que possui caso sofra alguma violência. “Essa ação é muito importante, pois muitas mulheres que sofrem abuso e agressão não sabem os seus direitos. Por isso, é uma ótima iniciativa. Eu já passei por isso um dia e não sabia a quem recorrer. Esse apoio é muito importante para nós mulheres, nos sentimos protegidas”.

Leia mais sobre Cidades

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021