fbpx

sábado, 23 de janeiro de 2021

Escola de Saúde em Manaus será modelo para criação de instituição em MG

Em videoconferência com representantes das secretarias de Saúde de Manaus e da cidade mineira, foram apresentadas as informações gerais sobre o projeto e sua implantação.

23 de dezembro de 2020

Compartilhe

A Esap tem servido de modelo para a criação de outras escolas pelo Brasil (Foto: Divulgação)

O modelo de formação de Médicos da Família e Comunidade, da Escola de Saúde Pública (Esap), da Prefeitura de Manaus, deverá servir como base para a criação de instituição semelhante em Betim (MG).

Na última segunda-feira (21) em videoconferência entre representantes das secretarias de Saúde de Manaus e da cidade mineira, foram apresentadas as informações gerais sobre o projeto de implantação da instituição na estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).  

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, a troca de experiências pode incentivar a criação de mais instituições como a de Manaus, transformando as práticas profissionais em diversas regiões do país.

“Para nós é muito importante esse reconhecimento e ficamos muito lisonjeados em saber que de tantas escolas de saúde pública existentes no Brasil, a Escola de Saúde Pública de Manaus foi lembrada pela prefeitura de Betim como modelo de sucesso”, disse o secretário. 

A implantação da Esap na capital amazonense foi uma reorientação das políticas de gestão e educação na saúde, com a responsabilidade social de suprir as demandas da população por uma Atenção Básica integral e de qualidade.

Com resultados bem-sucedidos, a Esap tem servido de modelo para a criação de outras escolas pelo Brasil, pois cada vez mais as secretarias municipais buscam promover a qualificação e formação dos profissionais da saúde, conforme as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e com foco na Atenção Básica. 

“A inserção de profissionais em formação no serviço, a residência médica, a pesquisa e trabalhos de extensão são hoje realidades permanentes na saúde municipal, com um crescente na qualidade da formação de Médicos de Família e Comunidade, além de aperfeiçoamentos e cursos livres para profissionais com e sem vínculo com a Secretaria Municipal de Saúde”, aponta a diretora da Esap, Kássia Lima.

Segundo a diretora, o trabalho oferecido pela Esap continuará possibilitando uma aprendizagem significativa, que possa modificar e moldar novas perspectivas no serviço prestado pela área da saúde. “Estaremos sempre à disposição para compartilharmos nossas experiências e apoiarmos a criação de mais escolas de saúde pública pelo Brasil”, assegura.

Leia mais:

Veja mais notícias

Governo alinha critérios de vacinação dos trabalhadores da saúde

A expectativa é de que a imunização contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, após a validação das propostas apresentadas.

22 de janeiro de 2021

Polícia prende 63 pessoas em bares clandestinos na zona Leste

A prisão aconteceu em cumprimento ao decreto governamental que proíbe a circulação e aglomeração de pessoas das 19h às 6h, devido à pandemia da Covid-19.

22 de janeiro de 2021

TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

Medida considera “que a persistência e o agravamento da pandemia da Covid-19 no país impõem aos eleitores que não compareceram à votação nas eleições".

22 de janeiro de 2021

Bolsistas do PBU ganham aumento automático nos descontos

A medida se aplicará a um total de 175 bolsistas do Programa Bolsa Universidade (PBU) integrados à modalidade com isenção tributária e que possuem prazo até 2023.

22 de janeiro de 2021

Sindicato das escolas particulares recomenda aulas on-line no AM

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas orientam sobre aulas 100% na modalidade de ensino remoto por conta da pandemia de Covid-19

21 de janeiro de 2021

Após mortes, governador do Pará diz que não há escassez de oxigênio

De acordo com a Sespa, 159 cilindros de oxigênio medicinal foram levados de caminhão para Santarém, de onde foram transferidos para outras cidades do oeste paraense.

20 de janeiro de 2021

Farmacêuticos planejam estoques em unidades de Saúde

São 30 profissionais que já estão atuando em hospitais e SPAs e vão informar sobre cobertura diária de estoques para auxiliar na programação de abastecimento pela Cema.

20 de janeiro de 2021

MPE-AM escolherá lista sêxtupla para vaga de desembargador

O desembargador Djalma Martins da Costa terá aposentadoria compulsoriamente no dia 23 de fevereiro, quando atingirá idade limite para permanecer no serviço público.

20 de janeiro de 2021