fbpx

domingo, 17 de janeiro de 2021

Escola de Benjamin Constant elabora cartilha com plantas medicinais

O trabalho foi criado a partir do projeto “Quintais medicinais: um levantamento etnobotânico” e é um dos resultados da pesquisa financiada pelo Programa Ciência na Escola.

18 de dezembro de 2020

Compartilhe

A cartilha foi elaborada por estudantes do 5º ano da unidade de ensino (Foto: Divulgação)

Em tempos de pandemia, a saúde nunca esteve tão em evidência. E, para os alunos da Escola Estadual Professora Rosa Cruz, no município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus), ela pode ser conquistada de maneira simples e natural: através do plantio. Com isso em mente, os estudantes do 5º ano da unidade elaboraram uma cartilha com plantas medicinais.

O trabalho foi criado a partir do projeto “Quintais medicinais: um levantamento etnobotânico no município de Benjamin Constant” e é um dos resultados da pesquisa financiada pelo Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A cartilha pode ser acessada no seguinte link: https://bit.ly/2WoLxkO.

Ao todo, o grupo, liderado pela professora de Mediação Tecnológica, Simone Pinto, compilou 20 plantas. De acordo com ela, que é formada em Ciências Agrárias e mestra em Ciências e Meio Ambiente, o tema é de importância para todos.

“Ainda mais no momento por que estamos passando, com a pandemia da Covid-19, que afetou a todos. Sabemos que muitas pessoas utilizam ou utilizaram plantas medicinais de forma terapêutica, durante a pandemia”, completou Simone.

A professora conta que, no estudo para a elaboração da cartilha, durou cerca de seis meses, o grupo identificou pelo menos 65 espécies de plantas utilizadas pela população. Entre elas estão a alfavaca, usada para tratar gripes e resfriados; a amora, utilizada para combater inflamação na boca e garganta; e a arruda, aliada no enfrentamento à dor de cabeça e à rinite, para citar algumas.

Com a cartilha disponível, agora Simone espera transformar a publicação em um trabalho de pesquisa. “Estamos trabalhando em um artigo para publicação posterior”, finalizou a professora.

Cartilha

No documento, encontram-se os benefícios medicinais das seguintes plantas: alfavaca, amora, arruda, babosa, boldo, capim-santo, catinga-de-mulata, coirama, crajiru, elixir paregórico, erva-cidreira, gengibre, hortelã, jambu, malvarisco, mastruz, mucuracá, pião roxo, quebra-pedra e sara-tudo.

Leia mais:

Veja mais notícias

Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo de estágio

Estudantes deverão comparecer até o dia 23 na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania com os documentos e exames médicos elencados no edital.

16 de janeiro de 2021

Prefeitura cria link de acesso para o programa ‘Nossa Merenda’

A Semed informa que esse processo é para evitar aglomeração nas escolas e garantir o pagamento do auxílio aos alunos que ainda não foram beneficiados.

15 de janeiro de 2021

Governo relança edital para contratar médicos de cirurgia vascular

As empresas interessadas no chamamento público deverão comparecer, na segunda-feira (18), às 8h30, na sede do CSC, localizada na rua Belo Horizonte, 1.420, Adrianópolis.

15 de janeiro de 2021

Pessoas com deficiência recebem doação de cilindros de oxigênio

De acordo Mirtes Salles, titular da Sejusc, a empresa Nitron da Amazônia fará a recarga de oxigênio às famílias com PcDs até que a situação no Estado normalize.

15 de janeiro de 2021

FCecon suspende cirurgias e serviço de endoscopia por 13 dias

Segundo o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, o objetivo é preservar vidas e garantir que a reserva de oxigênio seja destinada aos pacientes já internados.

15 de janeiro de 2021

Infectologista de Manaus esclarece riscos de reinfecção da Covid-19

FVS-AM confirmou o primeiro caso de reinfecção no Amazonas na última quarta-feira (13). De acordo com médicos, muitos pacientes relaxam os após contrair o vírus.

15 de janeiro de 2021

#SOSManaus: artistas nacionais se unem para ajudar pacientes com Covid

Nas redes sociais, a situação crítica que Manaus se encontra por conta da pandemia ganhou a solidariedade de vários artistas nacionais. Eles vão doar cilindros de oxigênio.

14 de janeiro de 2021

White Martins comunica que faz operação de crise para atender o AM

No cenário atual de crise, a White Martins conseguiu recentemente ampliar até o limite máximo a capacidade de produção da planta de Manaus de 25 para 28 mil m3/dia.

14 de janeiro de 2021