fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Escola de Benjamin Constant elabora cartilha com plantas medicinais

O trabalho foi criado a partir do projeto “Quintais medicinais: um levantamento etnobotânico” e é um dos resultados da pesquisa financiada pelo Programa Ciência na Escola.

18 de dezembro de 2020

Compartilhe

A cartilha foi elaborada por estudantes do 5º ano da unidade de ensino (Foto: Divulgação)

Em tempos de pandemia, a saúde nunca esteve tão em evidência. E, para os alunos da Escola Estadual Professora Rosa Cruz, no município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus), ela pode ser conquistada de maneira simples e natural: através do plantio. Com isso em mente, os estudantes do 5º ano da unidade elaboraram uma cartilha com plantas medicinais.

O trabalho foi criado a partir do projeto “Quintais medicinais: um levantamento etnobotânico no município de Benjamin Constant” e é um dos resultados da pesquisa financiada pelo Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A cartilha pode ser acessada no seguinte link: https://bit.ly/2WoLxkO.

Ao todo, o grupo, liderado pela professora de Mediação Tecnológica, Simone Pinto, compilou 20 plantas. De acordo com ela, que é formada em Ciências Agrárias e mestra em Ciências e Meio Ambiente, o tema é de importância para todos.

“Ainda mais no momento por que estamos passando, com a pandemia da Covid-19, que afetou a todos. Sabemos que muitas pessoas utilizam ou utilizaram plantas medicinais de forma terapêutica, durante a pandemia”, completou Simone.

A professora conta que, no estudo para a elaboração da cartilha, durou cerca de seis meses, o grupo identificou pelo menos 65 espécies de plantas utilizadas pela população. Entre elas estão a alfavaca, usada para tratar gripes e resfriados; a amora, utilizada para combater inflamação na boca e garganta; e a arruda, aliada no enfrentamento à dor de cabeça e à rinite, para citar algumas.

Com a cartilha disponível, agora Simone espera transformar a publicação em um trabalho de pesquisa. “Estamos trabalhando em um artigo para publicação posterior”, finalizou a professora.

Cartilha

No documento, encontram-se os benefícios medicinais das seguintes plantas: alfavaca, amora, arruda, babosa, boldo, capim-santo, catinga-de-mulata, coirama, crajiru, elixir paregórico, erva-cidreira, gengibre, hortelã, jambu, malvarisco, mastruz, mucuracá, pião roxo, quebra-pedra e sara-tudo.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021