fbpx

segunda, 25 de janeiro de 2021

‘Encerramos o mandato com o dever cumprido’, avalia Bi Garcia

Em entrevista ao RealTime1, Bi Garcia fez um balanço de seu terceiro mandato frente à prefeitura de Parintins. Ele falou ainda das expectativas para os próximos quatro anos.

15 de dezembro de 2020

Compartilhe

Prefeito de Parintins fez balanço dos últimos 4 anos e falou sobre as expectativas para o próximo mandato (Foto: Reprodução)

Finalizando o terceiro mandato como prefeito de Parintins, e eleito para mais um, Bi Garcia (DEM) fez um balanço dos quatro anos de sua última gestão frente ao município.

Reeleito em novembro, ele também falou sobre as expectativas para o próximo mandato, que inicia no dia 1º de janeiro.

Em entrevista ao RealTime1, Bi Garcia lembrou que cumpria mandato como deputado estadual em 2016 quando, segundo ele, recebeu muitos pedidos de moradores da ilha para voltar à prefeitura, que já havia comandado por dois mandatos (2004-2012).

De volta ao executivo quatro anos depois, Bi Garcia conta que teve que fazer pesados investimentos, principalmente em infraestrutura, para recuperar o município após “quatro anos da catastrófica administração anterior”.

“Estamos reconstruindo a cidade e muitos investimentos estão acontecendo. A malha viária do município, por exemplo, está recebendo mais de R$ 50 milhões em asfaltamento de concreto asfáltico de 5 cm. Uma obra de qualidade”, relembra.

Avaliação positiva

Para ele, o resultado da eleição deste ano foi o reflexo de uma avaliação positiva do trabalho realizado na prefeitura de Parintins e das expectativas de investimentos que vão acontecer neste novo mandato.

“Nesses quatro anos conseguimos avançar muito nos investimentos e no crescimento da cidade, embora o último ano tenha sido atípico, por causa do coronavírus”, acredita.

Outras obras relevantes enumeradas pelo prefeito estão a revitalização do Balneário Cantagalo e da Praça digital Cristo Redentor, que fica na entrada da cidade e serve para a realização de eventos culturais.

Ainda segundo Bi Garcia, investimentos na área educacional permitiram ao município inaugurar 24 escolas, dois ginásios poliesportivos na zona rural e dois na cidade.

“Também investimos na construção da Estação da Cidadania no bairro mais pobre da cidade, que é o Bairro da União e com isso encerramos o mandato com a consciência do dever cumprido”, diz.

Também houve investimentos no setor primário, voltado para a mecanização da agricultura e pecuária em Parintins.

Coronavírus

O prefeito de Parintins também destaca a atuação do município no combate ao coronavírus.

Segundo ele, Parintins foi a primeira cidade do Brasil a decretar obrigatoriedade do uso de máscaras, além do toque de recolher, higienização das ruas e logradouros públicos e distribuição de máscaras para a população.

“Enfrentamos com muita responsabilidade e comprometimento. Hoje continuamos com esse trabalho de controle de entrada e saída de passageiros no município”.

“Parintins recebe por ano 18 mil turistas estrangeiros, fora o Festival. E agora está tudo parado. O Carnailha que é o maior carnaval do estado – superando, inclusive, o carnaval de Manaus – também está suspenso. E não teremos sequer reveillon. Este ano cada um vai comemorar em sua casa”, lamentou.

Bi Garcia declarou ainda que a não realização do Festival, por causa da pandemia, representou um prejuízo muito grande para as finanças de Parintins.

Segundo ele, Garantido e Caprichoso injetam, todo ano, R$ 80 milhões na economia da cidade e geram milhares de empregos antes, durante e pós Festival.

“Neste ano, os nossos artistas não perderam só o Festival, eles perderam o carnaval também. Lamentavelmente a cidade sofreu mas a gente compreende. Além de qualquer interesse financeiro está a vida das pessoas”, resumiu.

Até esta segunda-feira (14), a cidade registrava 6.963 casos confirmados de Covid-19, com 157 mortes.

“O sistema de saúde de Parintins é considerado o melhor do interior do Amazonas. Trabalhamos com 66 médicos, e desses, 30 são especialistas. Não tenho dúvidas de afirmar que é o município que mais tem médicos no interior”, afirmou.

Ele acrescentou ainda que, durante campanha para as eleições deste ano, a chapa vencedora respeitou as orientações das autoridades de saúde e não realizou campanha de rua, caminhadas, comícios ou reuniões abertas.

Emprego, educação e turismo são desafios para o próximo mandato

Para os próximos quatro anos, Bi Garcia afirma que conseguiu plantar muitas propostas para o município nos orçamentos federal e estadual, o que poderá garantir uma situação fiscal confortável, mesmo com as dificuldades previstas com o fim do auxílio emergencial do governo federal.

“Acredito que teremos um grande volume de investimentos em Parintins. Consequentemente vamos poder segurar os empregos já existentes e gerar novas vagas. Vamos fazer muito investimento no setor primário; continuar o trabalho de controle da pandemia no município. Isso é prioridade para a gente. Temos preocupações. Mas, embora se anuncie uma crise financeira, o município está bem aparelhado para enfrentar o ano com muito investimento”.

Na opinião do gestor, o grande desafio para o próximo ano será a questão educacional. Em 2020, o ano letivo foi garantido por meio de aulas transmitidas via rádio. A discussão agora é como será em 2021.

“A discussão envolve todas as autoridade do município: judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública. Todos estamos discutindo as estratégias para oferecer uma educação de qualidade e não parar o ano letivo, sempre com os cuidados sanitários para evitar contaminações”, enumera.

Outra prioridade para o próximo mandato será a infraestrutura turística da cidade, que será incrementada com a construção de dois museus e investimentos que contemplam a Serra da Valéria.

“A cidade vai ganhar dois museus: o Museu da Cidade e o Museu dos Bois, que já conta com recursos da Amazonastur, viabilizados pelo senador Omar Aziz”, anunciou.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Veja mais notícias

Detran-AM suspende todas as atividades presenciais até final de janeiro

Nesse período, somente a fiscalização de trânsito, a perícia de acidentes de trânsito e os serviços de liberação de veículos removidos irão funcionar.

25 de janeiro de 2021

Veículos que chegam a Manaus passam por sanitização

Como mais uma medida para conter o avanço da Covid-19 em Manaus, a Prefeitura instalou barreiras de sanitização na AM-010, BR-174 e na ponte Rio Negro.

25 de janeiro de 2021

Parintins deve retomar aulas remotas na rede municipal

O programa “Aprendendo em casa nas ondas do rádio” foi implantado em abril, para não deixar de assistir os alunos na pandemia da Covid-19.

24 de janeiro de 2021

Central Integrada de Fiscalização vistoria sete estabelecimentos

Três bares foram flagrados funcionando, mas sem aglomeração, e os proprietários foram orientados a fechar o local.

23 de janeiro de 2021

Governo alinha critérios de vacinação dos trabalhadores da saúde

A expectativa é de que a imunização contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, após a validação das propostas apresentadas.

22 de janeiro de 2021

Polícia prende 63 pessoas em bares clandestinos na zona Leste

A prisão aconteceu em cumprimento ao decreto governamental que proíbe a circulação e aglomeração de pessoas das 19h às 6h, devido à pandemia da Covid-19.

22 de janeiro de 2021

TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

Medida considera “que a persistência e o agravamento da pandemia da Covid-19 no país impõem aos eleitores que não compareceram à votação nas eleições".

22 de janeiro de 2021

Bolsistas do PBU ganham aumento automático nos descontos

A medida se aplicará a um total de 175 bolsistas do Programa Bolsa Universidade (PBU) integrados à modalidade com isenção tributária e que possuem prazo até 2023.

22 de janeiro de 2021