fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Em menos de 7 meses, telessaúde realizou 900 atendimentos no interior

As teleconsultas são mediadas por um médico do município. Após consultas, os pacientes recebem o encaminhamento para exames, medicação prescrita e o agendamento do retorno.

24 de maio de 2021

Compartilhe

Programa está em 18 municípios do Amazonas (Foto: Divulgação)

O técnico agrícola Amadeu Carvalho, de 40 anos, levava até 17 horas no percurso Novo Airão-Manaus-Novo Airão para obter atendimento médico especializado. Com a implantação do programa de telessaúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) em Novo Airão, , ele recebe acompanhamento com cardiologista, e a filha, em neuropediatria, por meio de teleconsultas com médicos do Hospital Albert Einstein (HAE).

“A teleconsulta ajuda muito porque reduziu o tempo de espera para atendimento, evita o custo de deslocamento e o desconforto gerado pela viagem. Tem a conversa, análise dos exames e a prescrição de medicamentos. É a realização do sonho da população”, disse o técnico agrícola.

Amadeu teve Covid em dezembro e, hoje, apresenta sequelas causadas pela doença. Segundo o técnico, as consultas com cardiologista associado às sessões de fisioterapia respiratória para a recuperação pós-Covid estão contribuindo para o retorno, integral, de suas atividades de rotina.

Recuperação

Com o teleatendimento em neuropediatria, a filha de Amadeu, Sophi Hounsell de Souza, de 3 anos, tem condições de avançar no tratamento da síndrome de Guillain-Barré e do botulismo, conforme o técnico agrícola.

“Isso ajuda na recuperação da minha filha. O médico solicitou exames e no final do mês já terá nova consulta. Está muito rápido e vai agilizar o tratamento dela. Os profissionais são bons, nos trazem confiança. Não precisando sair do município e tendo o atendimento aqui é mais seguro”, afirmou Carvalho.

Outro beneficiado pelo programa é o agricultor João Adilson Lagoa, de 64 anos, morador da zona rural de Novo Airão que não precisou sair do município para ter uma consulta com o médico Maurício Rigodanzo Mocha, para avaliação de risco cirúrgico cardiológico para realização da cirurgia de colecistectomia (vesícula).

Assistência

As teleconsultas são mediadas por um médico da unidade hospitalar do município. No intervalo entre as consultas, os pacientes recebem atendimento complementar pelo profissional. Após as consultas, que são pré-agendadas pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), os pacientes recebem o encaminhamento para exames, medicação prescrita e o agendamento do retorno, assegurando a continuidade do tratamento.

“O programa veio sanar uma lacuna que existia com relação às especialidades. Com o advento da telessaúde, através da parceria com o Hospital Albert Einstein, semanalmente tem consulta com especialistas. Isso tem facilitado muito. A população tem gostado, porque além de facilitar o tempo, os especialistas são bons e a prefeitura e a secretaria estão nos ajudando com insumos e medicações”, afirmou o diretor clínico e médico da unidade hospitalar de Novo Airão, José Sobreira.

Sobre o programa

A Telessaúde permite hoje que pacientes de 18 municípios do Estado, incluindo a capital, tenham acesso à consulta especializada com médicos, em São Paulo. O programa alcançou 900 consultas especializadas em menos de sete meses, nesta segunda-feira (24).

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Jornalista sofre agressão de servidores da prefeitura de Itacoatiara

Correspondente da Rede Amazônica, Leandro Marques, 22, foi atacado e ameaçado por assessores do prefeito Mário Abrahin durante reportagem; um servidor foi exonerado.

24 de junho de 2021

Campanha informa direitos de pessoas autistas no transporte coletivo

Objetivo é massificar a informação que a as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não pagam tarifas de ônibus e podem emitir credencial para estacionamento.

24 de junho de 2021

Prefeitura e Procon-AM vão atuar juntos na fiscalização de serviços públicos

A iniciativa terá vigência de dois anos e não representa ônus financeiros para nenhuma das instituições conveniadas.

24 de junho de 2021

Diretora de conteúdo da Lupa diz que desinformação é ‘problema social’

Jornalista Natália Leal participou do webinário do portal RealTime1, com o tema “FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”.

23 de junho de 2021

Ephigênio Salles será alargada e vai ganhar passarela para pedestres

O alargamento da via acontecerá a partir da saída do viaduto Miguel Arraes, até a entrada da avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol.

23 de junho de 2021

Ações de combate à hanseníase são intensificadas no interior do AM

A iniciativa visa a detecção precoce de novos casos de hanseníase para início de tratamento imediato, com a quebra da cadeia de transmissão.

23 de junho de 2021

Mortes por atropelamento aumentaram 60% até abril no Amazonas

Número foi divulgado pela SSP; ações educativas para orientar condutores e pedestres para um comportamento seguro no trânsito são realizadas pelo Detran-AM.

22 de junho de 2021

Ovos e hortaliças produzidos no sistema prisional são doados a abrigo

No total, foram doados 280 produtos orgânicos, entre ovos, verduras e hortaliças, produzidos e cultivados pelos reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2.

22 de junho de 2021