fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Decreto em Tabatinga reforça restrições para conter a Covid-19

Além das restrições, os cidadãos de Tabatinga só deverão trafegar nas vias públicas com máscara, caso contrário, poderão ser detidos pela fiscalização da Polícia Militar.

7 de janeiro de 2021

Compartilhe

Somente no início deste ano o município já registrou 24 novos casos da doença. (Foto: Divulgação)

Com o aumento de casos de coronavírus no Estado e em cumprimento à decisão judicial, o Prefeito de Tabatinga, Saul Bemerguy, publicou na última segunda-feira (4) novo decreto 006/21 com novas medidas de enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Segundo o decreto, fica suspenso, no período de 4 a 17 deste mês, o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais e serviços não essenciais destinados à recreação e lazer.

Reunião define restrições

Na terça-feira (5), ocorreu uma reunião entre o vice-prefeito Plínio Cruz, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e empresários da cidade para esclarecimentos sobre o decreto com novas restrições. Além das restrições, os cidadãos de Tabatinga só deverão trafegar nas vias públicas com máscara, caso contrário, poderão ser detidos pela fiscalização da Polícia Militar.

“Estamos informando toda a população tabatinguense sobre essas medidas, fazendo reuniões, colocando o decreto nas redes sociais, para que todos fiquem cientes. Peço que a população indígena, residente na área rural, bem como nas comunidades de Umariaçu I e II se abstenham de vir à sede do Município por qualquer motivo que não esteja relacionado a atendimento de saúde. Zelo pelo bem estar de todos, por isso peço que respeitem as medidas que estamos tomando”, disse o prefeito Saul Bemerguy.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga, só nesse início de ano o município registrou 24 novos casos de coronavírus. O número total de infectados chega a 2.144 pessoas, sendo 361 indígenas. Vale ressaltar que Tabatinga é referência em saúde para os municípios do Alto Solimões e que os serviços também são procurados por estrangeiros, peruanos e colombianos.

Ainda segundo o decreto 006/21, os serviços essenciais poderão funcionar das 8h às 20h, respeitando todas as medidas do protocolo de segurança para conter a COVID-19. Drogarias e farmácias poderão funcionar 24h por dia, em regime de atendimento emergencial, caso necessário.

Serviços suspensos

Está suspenso o funcionamento de bares, boates, casas de shows, flutuantes, casas de eventos e de recepções, salões de festas, inclusive privados, parques de diversão, circos e estabelecimentos similares e a realização de eventos e reuniões comemorativas em espaços públicos, clubes e condomínios, visitas, encontros, passeios, eventos em locais públicos e a venda de produtos por vendedores ambulantes.

Serviços autorizados a funcionar

Serviço de transporte de passageiros, Clínicas de atendimento médico presencial com agendamento prévio, ou em casos de emergência, Clínicas de Vacinação e Veterinária apenas para casos emergenciais e de urgência, feiras e mercados funcionam de 5h às 14h, com fluxo de pessoas controlado, supermercados, padarias, drogarias e estabelecimentos de artigos médicos e ortopédicos, distribuidora de água mineral e gás de cozinha, lojas de conveniência apenas para as compras rápidas, bancos, cooperativas de crédito e loterias.

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021