fbpx

terça, 20 de abril de 2021

De janeiro a dezembro, estoque de medicamentos subiu de 12% para 75%

Wilson Lima reestruturou a saúde e fez com que a Central de Medicamentos do Amazonas trabalhasse, agora, com cerca de 1.300 itens entre medicamentos e insumos hospitalares.

21 de dezembro de 2020

Compartilhe

Em janeiro de 2019, quando ele assumiu o Governo do Estado, esse índice era de apenas 12% (Foto: RealTime1)

O governador Wilson Lima inspecionou, nesta segunda-feira (21), a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), que atinge 75% de abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares em seus estoques. Em janeiro de 2019, quando ele assumiu o Governo do Estado, esse índice era de apenas 12%.

“De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma farmácia ou uma central de distribuição de medicamentos que atinge esse patamar está trabalhando com um percentual de excelência. O efeito disso foi imediato no atendimento à população, porque faltava remédio nos hospitais e nas farmácias do interior”, frisou o governador.

A Cema, unidade de apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), é responsável por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior, e atualmente trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. Também é elevado o índice de abastecimento de farmácias nas unidades da rede estadual de saúde, variando de 80% a 90%.

O governador Wilson Lima ressaltou que o abastecimento da Cema e a restruturação da rede estadual de saúde foram fundamentais para melhorar o atendimento junto à população.

“Quando eu assumi o governo tínhamos 130 leitos (no Delphina Aziz), e hoje ele passa para 350 leitos. São 140 leitos de UTI, nos últimos cinco dias nós colocamos mais 20 leitos ali naquela unidade. Então são avanços significativos que nós estamos tendo na área de saúde para garantir esse atendimento à população”, assinalou.

Medicamentos de alto custo

O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), que são medicamentos de alto custo, custeados pelo Estado e pelo Governo Federal para atender 12.555 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas, está com 97,3% de abastecimento, um dos mais altos dos últimos tempos.

O Ceaf possui 200 medicamentos em seu padrão atual. A descentralização do Ceaf também contribuiu para ampliar o acesso da população a medicamentos especializados no Amazonas. Já são nove Ceafs descentralizados, sendo oito na capital e um no interior (Humaitá).

“Quando o governador Wilson Lima visitou pela primeira vez aqui e identificou a deficiência, ele determinou que fizéssemos uma reestruturação na questão da logística e, principalmente, na disponibilização de recursos, priorizando a questão dos medicamentos e abastecimento. Então o Fundo Estadual de Saúde priorizou os processos, o diálogo com os fornecedores, melhoria no fluxo de informação e logística”, explicou o secretário da SES-AM, Marcellus Campêlo.

O titular da SES também ressaltou o uso de tecnologia da informação para a agilização do processo. “Já conseguimos ter das unidades de saúde o consumo de medicamentos. Com isso conseguimos em painéis de gestão verificar o consumo de medicamentos para dispensar o medicamento de forma mais rápida para as unidades”.

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021