fbpx

domingo, 18 de abril de 2021

De feirante a secretário: Renato Jr quer fortalecer ‘Cinturão Verde’

Cinturão Verde é um importante gerador de renda para produtores da agricultura familiar pelo baixo custo de produção e por causa do aumento da procura pelos produtos.

3 de janeiro de 2021

Compartilhe

Renato Jr é primeiro secretário do Avante, partido do prefeito eleito (Foto: Ruam Souza)

Anunciado no dia 17 de dezembro como titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Renato Junior quer fortalecer o ‘Cinturão Verde’ na cidade para gerar emprego e renda em Manaus.

“Nós precisamos fazer o Cinturão Verde funcionar em Manaus e olhar além de feiras, mercados e camelôs. É importante que produtores e agricultores de ramais e vicinais produzam e consigam escoar os seus produtos”, disse Renato, afirmando que irá buscar apoio junto ao vice-prefeito Marcos Rotta, que comanda a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para que consigam dar a acessibilidade necessária ao escoamento dessa produção.

Renato garante que, caso haja êxito no fortalecimento do Cinturão Verde, além de gerar emprego e renda para a cidade, a população irá conseguir consumir em melhor quantidade frutas, verduras e legumes.

“Hoje, a população vai com R$ 50 ou R$ 100 em um mercado, numa feira, e esse valor já não dá para comprar muita coisa”, criticou o novo secretário que, por 14 anos, atuou como feirante na Manaus Moderna.

Na Semacc, Renato pontuou que, hoje, faz-se necessária a variedade da matriz econômica para a principal capital da Região Norte. Ele disse que não medirá esforços para viabilizar o ‘cinturão’ aos produtores de Manaus.

“Nós iremos acessar as secretarias, no caso a Sepror [Secretaria de Estado da Produção Rural], o Ministério da Agricultura, em Brasília e os fundos que estão em outros países. Vamos acessar os valores para que Manaus se desenvolva. Temos, aqui, uma cidade populosa que precisa gerar emprego e renda”, endossou o novo secretário.

Na gestão de Arthur Neto (PSDB), a Semacc, que já teve outras nomenclaturas em 40 anos de atuação, teve quatro secretários municipais. Renato Junior está substituindo Fábio Henrique Albuquerque.

Reportagem: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021

Policia apreende madeira serrada ilegal dentro de barco na orla de Manaus

Policiais abordaram a embarcação e durante fiscalização ambiental e, após verificar o material transportado, solicitaram o Documento de Origem Florestal referente à carga.

17 de abril de 2021

Residência Artística ArteNaMata expõe trabalhos no Livramento

A exposição acontece a partir das 9h, deste domingo (18), os trabalhos produzidos na própria Comunidade N.Senhora do Livramento, durante o período da residência artística.

16 de abril de 2021

Violência e acidentes de trânsito superam Covid nos hospitais de Manaus

Rede estadual de saúde, como o HPS 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio, registra aumento nos atendimentos de causas não Covid, que já são a maior parte.

16 de abril de 2021

Justiça condena ONG do Amazonas que não prestou contas de repasses

A Justiça Federal no Amazonas condenou o Instituto de Tecnologia, Pesquisa e Cultura da Amazônia (Itec) por não prestar contas de convênio.

16 de abril de 2021

Psicólogo fala sobre dor e seus ensinamentos em palestra virtual grátis

A Ejud11 promove palestra motivacional com o tema “A dor não se cala, mas ela também ensina”, ministrada pelo psicólogo Rossandro Klinjey Barros.

16 de abril de 2021

Pedalada faz alerta sobre más condições da malha cicloviária de Manaus

Evento acontece neste domingo (18) em comemoração ao Dia Internacional do Ciclista. Ponto de partida será a igreja da Redenção e o de chegada, o anfiteatro da Ponta Negra.

16 de abril de 2021

Decreto amplia margem de empréstimo consignado para servidores

Decreto amplia de 35% para 40% a margem de empréstimo consignado para servidores estaduais - ativos e inativos – aposentados e pensionista.

16 de abril de 2021