fbpx

quarta, 16 de junho de 2021

Dados preocupam, alerta Prefeitura sobre situação de crianças nas ruas

Por meio da Semasc, a Prefeitura de Manaus fez o alerta e solicita que as denúncias sejam feitas aos canais responsáveis.

11 de maio de 2021

Compartilhe

Só este ano, mais de 60 denúncias apontavam crianças trabalhando nos semáforos de Manaus (Foto: Agência Brasil)

Nesta terça-feira (11), dia em que lançou lançou o Plano de Intervenção “Menino não é de Rua – Trilha da Proteção da Criança e do Adolescente”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), fez um alerta sobre o número de crianças e adolescentes que encontraram em situação de vulnerabilidade na capital somente este ano. Para a secretaria, dados preocupam.

De acordo com a Semasc, de janeiro a abril de 2021, 72 crianças e oito adolescentes foram encontrados em situação de vulnerabilidade em Manaus durante as abordagens sociais que os servidores fizeram a 42 famílias.

Ainda segundo a secretaria, os canais de atendimento da Semasc receberam, no mesmo período, 60 denúncias de que havia crianças trabalhando nos semáforos das vias da cidade.

Encaminhamentos

Segundo a assessoria da Semasc, após a verificação e confirmação das ocorrências, os servidores da Semasc encaminham os casos para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

Caso haja reincidência por parte do grupo familiar, o caso é encaminhado para um dos conselhos tutelares de Manaus. Lá, a situação das crianças e adolescentes é articulada com os órgãos de proteção.

“Devemos zelar pela proteção da criança e do adolescente, além de aplicar medidas protetivas ou outras medidas aos pais ou responsáveis quando ameaçam ou violam os direitos destes menores”, destacou Graça Prola, subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos da Semasc.

Como denunciar

Em caso de violação dos direitos da criança e/ou do adolescente, os canais de atendimento são os Disque Denúncia (0800 092 1407), Disque Direitos Humanos (0800 092 6644), Disque 100 (nacional) ou os números de telefone dos Conselhos Tutelares de cada zona que podem ser observados neste link.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Trânsito no bairro da Paz será desviado nesta quarta-feira

A intervenção viária também afetará o percurso das linhas 203, 215, 217 e A202, que transitam nas ruas Comandante Paulo Varela e do Advento.

15 de junho de 2021

Águas de Manaus é multada em R$ 2 mi, mas consegue se livrar de processos

Concessionária obteve quatro decisões favoráveis contra as sanções aplicadas pela Ageman que impedem o Poder Executivo municipal de executar as multas.

15 de junho de 2021

Regularização fundiária vai beneficiar 60 mil famílias até 2022

A promessa é do prefeito de Manaus, David Almeida, que prevê regularizar as propriedades de familiares que residem em 14 bairros e comunidades da capital amazonense.

14 de junho de 2021

Inscrições para o exame supletivo são reabertas e encerram dia 23 de junho

Provão Eletrônico da Secretaria de Educação será aplicado de forma presencial, entre os dias 28 de junho e 30 de setembro; inscrições são gratuitas.

14 de junho de 2021

Qualificação: edital oferece 150 vagas para cursos profissionalizantes, confira

O Processo Seletivo Simplificado é uma inciativa do governo do Estado e o Senac para promover qualificação em todo o Amazonas. As inscrições são on-line.

13 de junho de 2021

Roteiros turísticos no AM podem concorrer ao Prêmio Mário Tadros

Os roteiros devem apresentar as cidade de Manaus Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

13 de junho de 2021

Mobbi Brasil inicia operações em Manaus neste sábado

Aplicativo de transporte conta com cinco modalidades, com intuito de atender aos objetivos dos usuários.

12 de junho de 2021

Hemoam terá programação especial em alusão ao Junho Vermelho

Durante todo o mês, a programação do Hemoam inclui caravanas de doações realizadas em parceria com as igrejas, o poder legislativo estadual, além da sociedade civil.

12 de junho de 2021