fbpx

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Parceria permite oferta do Curso de Metrologia Básica pelo Cetam

Em parceria com o Ipem, o curso vai qualificar pessoas na área para que tenham acesso às vagas no PIM. A formação, possibilita, também, a participação em concurso público.

17 de dezembro de 2020

Compartilhe

O edital com a oferta das vagas será lançado dia 10 de janeiro de 2021. (Foto: Divulgação)

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) firmou, hoje (16), um termo de cooperação técnica com o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) para a oferta do curso de Metrologia Básica.

O documento foi assinado pelos diretores-presidentes das duas instituições, respectivamente o professor doutor José Augusto de Melo Neto e o engenheiro Márcio André Brito.

O objetivo da parceria Cetam/Ipem é qualificar pessoas na área da Metrologia para que tenham acesso a vagas no Polo Industrial de Manaus (PIM). Com a formação, elas também poderão participar de concurso público do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), onde o pré-requisito é ter o certificado do curso de Metrologia.

“O foco do Governo do Estado é a empregabilidade, e a expertise do Ipem na área da Metrologia poderá proporcionar essa capacitação”, informou o diretor-presidente do Cetam.

A direção do Ipem explica que é vasto o campo de atuação para quem possui o curso de Metrologia. Segundo Márcio André, aqueles que fizerem aulas pelo Cetam sairão com um conhecimento amplo. Dentre as áreas onde poderão atuar está a de verificação da confiabilidade das balanças usadas no comércio, distrito e rodovias do estado.

“O formando poderá fazer o controle do tráfego nas estradas, inspecionando o peso dos caminhões. Neste curso teremos um módulo dedicado à balança rodoviária”, explica.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem, os equipamentos de medição estão diretamente ligados à vida diária da população.

“Mas nosso foco é o PIM, onde a demanda por esse profissional é muito grande”, ressalta Márcio André, acrescentando que o Cetam entrará com seu conhecimento na parte de logística, bem como o material didático para o curso. Ficará a cargo do Ipem a parte técnica, disponibilização de laboratório e instrutores.

Edital

O edital com a oferta das vagas será lançado dia 10 de janeiro de 2021, e as inscrições poderão ser feitas até o dia 30 do mesmo mês. A meta é ofertar 360 vagas ao longo de um ano, divididas em 12 turmas de 30 alunos cada. A primeira turma iniciará as aulas dia 22 de fevereiro, com término previsto para 12 de março.

O curso possui carga horária de 60 horas. A parte teórica será ministrada no auditório da sede do Ipem, e as aulas práticas acontecerão no laboratório do instituto, localizado na avenida Governador Danilo Areosa, s/nº, Distrito Industrial I, zona sul.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Hospital Francisca Mendes zera fila da embolização

Foram realizadas no período 163 embolizações, quando a meta era 150. Somente em fevereiro, foram 46 procedimentos, 16 a mais que a meta mensal.

28 de fevereiro de 2021

Zezinho Corrêa ganha homenagem em novo edital de cultura

O edital do Prêmio Zezinho Corrêa prevê premiação para os contemplados em oito categorias que vão do Circo ao Teatro e Dança.

27 de fevereiro de 2021

Agricultores receberão 42,8 toneladas de sementes para plantio

Programa Agro Amazonas da Secretaria de Produção Rural distribuirá kits de sementes a cerca de 13.700 agricultores familiares e produtores rurais dos 62 municípios do Estado.

27 de fevereiro de 2021

Profissionais do ‘Mais Médicos’ reforçam atenção básica em Manaus

Profissionais de saúde chegaram a Manaus nessa sexta-feira para reforçar equipes em atenção básica e diagnóstico de casos de Covid-19.

27 de fevereiro de 2021

Cartões de programas sociais são retidos no comércio do Amazonas

Cartões de programas sociais como auxílio emergencial e Bolsa Família são retidos no comércio de Nova Olinda do Norte como garantia.

26 de fevereiro de 2021

Unicef doa 60 kits de higiene para atender idosos em vulnerabilidade

Os itens serão repassados aos coordenadores dos grupos de idosos em vulnerabilidade e distribuídos aos cadastrados no "Idoso Ativo.

26 de fevereiro de 2021

Polícia encerra festa clandestina em condomínio da zona Centro-Sul

Os policiais estavam em patrulhamento de segurança na área quando perceberam o barulho de música em alto volume e aglomeração de pessoas.

26 de fevereiro de 2021

Condomínio Verona sofre inspeção após incêndio em Manaus

Após incêndio que atingiu cinco pessoas, condomínio Verona, situado na zona Norte, é inspecionado por técnicos de Prefeitura de Manaus.

26 de fevereiro de 2021