Serão 350 cilindros de oxigênio chegando ao Estado até domingo (10). Uma segunda empresa do ramo, também passará a fornecer a produção para o Estado.
(Foto: Divulgação)
O Governo do Amazonas está reforçando o estoque de oxigênio para atender, assim, a rede hospitalar do Estado.
Com o apoio da Força Aérea Brasileira, 350 cilindros de oxigênio, que equivalem a 24,5 toneladas do produto, desembarcam em Manaus até domingo (10).
Dessa forma, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está fortalecendo a rede de oxigênio hospitalar do Estado em virtude do aumento na demanda dos hospitais e prontos-socorros da rede estadual diante do alto índice de internações por Covid-19.
Além disso, com o aumento do número de internações, houve aumento no volume de oxigênio líquido contratado pelo Governo do Amazonas para abastecer a rede pública de saúde.
Dessa maneira, o volume passou de 176 mil para 850 mil metros cúbicos por mês. Um acréscimo de 382,9%.
A ação emergencial contou com o apoio da Força Aérea Brasileira que, nesse sentido, realiza o transporte da carga da empresa White Martins.
Por meio de requisição administrativa, uma segunda empresa do ramo, vai fortalecer o atendimento da rede. A empresa já forneceu um caminhão tanque do produto e, além disso, passará a fornecer a produção para o Estado.
De acordo com o subprocurador adjunto do Estado, Isaltino Barbosa Neto, a requisição do estabelecimento privado é um ato administrativo e neste sentido, está previsto na Constituição, Lei n. 8.080/1990 (Lei do SUS) e na Lei n. 13.979/2020 (Lei da COVID-19).
Leia mais: