fbpx

terça, 19 de janeiro de 2021

Covid-19: Rede pública ganha reforço de 24,5 toneladas de oxigênio

Serão 350 cilindros de oxigênio chegando ao Estado até domingo (10). Uma segunda empresa do ramo, também passará a fornecer a produção para o Estado.

9 de janeiro de 2021

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

O Governo do Amazonas está reforçando o estoque de oxigênio para atender, assim, a rede hospitalar do Estado.

Com o apoio da Força Aérea Brasileira, 350 cilindros de oxigênio, que equivalem a 24,5 toneladas do produto, desembarcam em Manaus até domingo (10).

Dessa forma, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está fortalecendo a rede de oxigênio hospitalar do Estado em virtude do aumento na demanda dos hospitais e prontos-socorros da rede estadual diante do alto índice de internações por Covid-19.

Aumento no consumo

Além disso, com o aumento do número de internações, houve aumento no volume de oxigênio líquido contratado pelo Governo do Amazonas para abastecer a rede pública de saúde.

Dessa maneira, o volume passou de 176 mil para 850 mil metros cúbicos por mês. Um acréscimo de 382,9%.

Apoio

A ação emergencial contou com o apoio da Força Aérea Brasileira que, nesse sentido, realiza o transporte da carga da empresa White Martins.

Requisição administrativa

Por meio de requisição administrativa, uma segunda empresa do ramo, vai fortalecer o atendimento da rede. A empresa já forneceu um caminhão tanque do produto e, além disso, passará a fornecer a produção para o Estado.

Requisição prevista em Lei

De acordo com o subprocurador adjunto do Estado, Isaltino Barbosa Neto, a requisição do estabelecimento privado é um ato administrativo e neste sentido, está previsto na Constituição, Lei n. 8.080/1990 (Lei do SUS) e na Lei n. 13.979/2020 (Lei da COVID-19).

Leia mais:

Veja mais notícias

Imprensa Oficial produz mil máscaras e 3 mil rótulos de álcool em gel

Itens serão distribuídos pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza a acompanhantes e familiares de pacientes com Covid-19 em unidades de saúde da capital.

19 de janeiro de 2021

PRT11 viabiliza 1.200 macacões impermeáveis para os hospitais do AM

Os EPI’s serão distribuídos gratuitamente entre os profissionais de saúde, sobretudo a técnicos de enfermagem, maqueiros e enfermeiros, que atuam na linha de frente.

19 de janeiro de 2021

Secretarias de Educação suspendem serviço de matrículas

A medida acontece em razão do avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas. Assim as novas datas para o retorno dos serviços não foram divulgadas.

19 de janeiro de 2021

ANAC divulga a lista de empresas autorizadas a transportar oxigênio

A iniciativa traz agilidade e amplia a contratação de aeronaves para o transporte de insumos médicos com segurança, principalmente para o Amazonas.

18 de janeiro de 2021

Inscrições abertas para processo seletivo de metrologia básica

O objetivo do curso é qualificar pessoas na área de medidas e medições para que tenham acesso a vagas no Polo Industrial de Manaus (PIM) e a concurso público do Inmetro.

18 de janeiro de 2021

Feirantes oferecem vendas de produtos regionais por meio de delivery

Devido o decreto governamental, as feitas na capital e interior estão suspensas e o serviço de delivery veio para minimizar os impactos econômicos no setor primário.

18 de janeiro de 2021

Shoppings se unem ao ‘Time do Bem’ para ajudar vítimas da Covid-19

Empreendimentos estão arrecadando itens de alimentação e materiais hospitalares que estão em falta nas unidades de saúde do Amazonas. Expectativa é beneficiar 500 famílias.

17 de janeiro de 2021

Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo de estágio

Estudantes deverão comparecer até o dia 23 na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania com os documentos e exames médicos elencados no edital.

16 de janeiro de 2021