fbpx

quinta, 22 de abril de 2021

Covid-19 e hospital de campanha voltam a ser centro das atenções

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

28 de dezembro de 2020

Compartilhe

Em meio ao crescimento dos números referentes à Covid-19 no Amazonas, a pandemia voltou a ser o centro das atenções no meio político, no meio empresarial, na mídia e em rodas de conversa. Dentre os principais tópicos referentes à doença, a ocupação dos leitos de UTI, a flexibilização das regras que entraram em vigência no último sábado (26) e a reativação de um hospital de campanha são os campeões. Sobre a reativação do hospital de campanha, o prefeito eleito David Almeida (Avante) declarou que sugestão é que seja reativado, em ação coordenada com o Governo do Estado, o hospital de campanha instalado na Universidade Nilton Lins.

___

ESPECULAÇÕES

Antes da declaração do prefeito eleito, especulou-se que ele iria implantar um novo hospital municipal de campanha em uma das novas escolas cujas obras estão em fase de conclusão na cidade. Falou-se também em hospital de campanha da Arena da Amazônia ou no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado ao lado da arena. Tudo indica, contudo, que o hospital de campanha deve ser reativado na Nilton Lins.

___

DECRETO PUBLICADO

Uma edição extra do Diário Oficial do Estado do Amazonas foi publicada no início da tarde desta segunda-feira (28) com o novo decreto do Governo do Amazonas sobre as medidas de enfrentamento à Covid-19. As mudanças anunciadas na madrugada de domingo (27) pelo governador Wilson Lima são oficiais.

___

NÃO É PARENTE

Fazendo coro com quem defende a reativação do hospital de campanha da Nilton Lins, o deputado estadual Belarmino Lins (Progressistas) decidiu encaminhar ao Governo do Estado  um pedido para a reabertura daquele hospital de campanha. Compartilhando o mesmo sobrenome da família proprietária do local onde o hospital deve ser reativado, “Belão” fez questão de frisar, em material distribuído à imprensa, que apesar do mesmo sobrenome, não tem nenhum grau de parentesco com os Lins da Universidade Nilton Lins.

___

NA ARENA

Ao cobrar mais uma vez ações emergenciais contra a Covid-19, o deputado federal José Ricardo (PT) sugeriu novamente que um hospital de campanha seja instalado na Arena da Amazônia. Ao que tudo indica, contudo, o deputado já é voto vencido nessa questão. José Ricardo questiona ainda onde estão os equipamentos que foram utilizados nos hospitais de campanha da prefeitura e governo.

___

JANEIRO SOMBRIO

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o vereador Marcelo Serafim (PSB) afirma que o mês de janeiro de 2021 será o terceiro mês em número de mortes por Covid-19 no Amazonas, só não superando o pico ocorrido em abril e maio deste ano. O vereador pede que sejam evitadas as festas e aglomerações. E afirma também que as famílias não devem se reunir para festas de Réveillon. “Ou nós fazemos isso, ou teremos um janeiro ainda pior do que é estimado”, alertou.

___

REDE PRIVADA LOTADA

Após o anúncio do Hospital Santa Júlia, na noite de domingo (27), de que havia atingido a capacidade máxima de ocupação em leitos de internação por Covid-19, o Hospital Adventista de Manaus também informou, nesta segunda-feira (28) que atingiu 100% de ocupação dos leitos de internação. Ou seja, antes da rede pública, a rede privada de hospitais mostra sinais de estrangulamento.

___

ESCLARECIMENTO

Um vídeo mostrando uma fila de ambulâncias no Hospital de 28 de Agosto viralizou nas redes sociais e aplicativos de mensagens dando conta de que se tratava de pacientes chegando para internação no hospital. A Secretaria de Estado de Saúde esclarece, contudo, que se trata de ambulâncias de transferência e não as do Samu, que trazem pacientes para internação. Pacientes estariam sendo transferidos para outras unidades para abrir espaço para a chegada de mais pacientes de Covid-19 no hospital.

___

SEPULTAMENTOS

Outro vídeo viralizado mostra uma grande fila de carros nas proximidades do cemitério Nossa Senhora Aparecida, no Tarumã. O vídeo coincide com o dia em que Manaus registrou o maior número de sepultamentos por Covid-19 do mês de dezembro, o domingo (27). A média de sepultamentos tem subido nos últimos dias.

Leia mais sobre Cidades

CSU e outros parques públicos reabrem com medidas contra Covid-19

Parques e espaços de lazer gerenciados pela Prefeitura de Manaus seguem interditados até o dia 30 de abril, mas com algumas reaberturas parciais, com protocolos contra Covid.

21 de abril de 2021

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021