Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.
Em meio ao crescimento dos números referentes à Covid-19 no Amazonas, a pandemia voltou a ser o centro das atenções no meio político, no meio empresarial, na mídia e em rodas de conversa. Dentre os principais tópicos referentes à doença, a ocupação dos leitos de UTI, a flexibilização das regras que entraram em vigência no último sábado (26) e a reativação de um hospital de campanha são os campeões. Sobre a reativação do hospital de campanha, o prefeito eleito David Almeida (Avante) declarou que sugestão é que seja reativado, em ação coordenada com o Governo do Estado, o hospital de campanha instalado na Universidade Nilton Lins.
___
Antes da declaração do prefeito eleito, especulou-se que ele iria implantar um novo hospital municipal de campanha em uma das novas escolas cujas obras estão em fase de conclusão na cidade. Falou-se também em hospital de campanha da Arena da Amazônia ou no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado ao lado da arena. Tudo indica, contudo, que o hospital de campanha deve ser reativado na Nilton Lins.
___
Uma edição extra do Diário Oficial do Estado do Amazonas foi publicada no início da tarde desta segunda-feira (28) com o novo decreto do Governo do Amazonas sobre as medidas de enfrentamento à Covid-19. As mudanças anunciadas na madrugada de domingo (27) pelo governador Wilson Lima são oficiais.
___
Fazendo coro com quem defende a reativação do hospital de campanha da Nilton Lins, o deputado estadual Belarmino Lins (Progressistas) decidiu encaminhar ao Governo do Estado um pedido para a reabertura daquele hospital de campanha. Compartilhando o mesmo sobrenome da família proprietária do local onde o hospital deve ser reativado, “Belão” fez questão de frisar, em material distribuído à imprensa, que apesar do mesmo sobrenome, não tem nenhum grau de parentesco com os Lins da Universidade Nilton Lins.
___
Ao cobrar mais uma vez ações emergenciais contra a Covid-19, o deputado federal José Ricardo (PT) sugeriu novamente que um hospital de campanha seja instalado na Arena da Amazônia. Ao que tudo indica, contudo, o deputado já é voto vencido nessa questão. José Ricardo questiona ainda onde estão os equipamentos que foram utilizados nos hospitais de campanha da prefeitura e governo.
___
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o vereador Marcelo Serafim (PSB) afirma que o mês de janeiro de 2021 será o terceiro mês em número de mortes por Covid-19 no Amazonas, só não superando o pico ocorrido em abril e maio deste ano. O vereador pede que sejam evitadas as festas e aglomerações. E afirma também que as famílias não devem se reunir para festas de Réveillon. “Ou nós fazemos isso, ou teremos um janeiro ainda pior do que é estimado”, alertou.
___
Após o anúncio do Hospital Santa Júlia, na noite de domingo (27), de que havia atingido a capacidade máxima de ocupação em leitos de internação por Covid-19, o Hospital Adventista de Manaus também informou, nesta segunda-feira (28) que atingiu 100% de ocupação dos leitos de internação. Ou seja, antes da rede pública, a rede privada de hospitais mostra sinais de estrangulamento.
___
Um vídeo mostrando uma fila de ambulâncias no Hospital de 28 de Agosto viralizou nas redes sociais e aplicativos de mensagens dando conta de que se tratava de pacientes chegando para internação no hospital. A Secretaria de Estado de Saúde esclarece, contudo, que se trata de ambulâncias de transferência e não as do Samu, que trazem pacientes para internação. Pacientes estariam sendo transferidos para outras unidades para abrir espaço para a chegada de mais pacientes de Covid-19 no hospital.
___
Outro vídeo viralizado mostra uma grande fila de carros nas proximidades do cemitério Nossa Senhora Aparecida, no Tarumã. O vídeo coincide com o dia em que Manaus registrou o maior número de sepultamentos por Covid-19 do mês de dezembro, o domingo (27). A média de sepultamentos tem subido nos últimos dias.