fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Concentração de cirurgias ortopédicas libera leitos no Platão Araújo

As cirurgias ortopédicas da rede serão concentradas no Hospital Adriano Jorge. A ação liberou 37 leitos no Platão Araújo para atendimento a pacientes com Covid-19.

31 de dezembro de 2020

Compartilhe

Platão Araújo continua atendendo os casos de urgência ortopédica, os casos graves serão encaminhados à FHAJ. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) vai concentrar as internações para cirurgias ortopédicas, que eram realizadas no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e demais unidades de apoio. A ação permitiu que 37 leitos fossem liberados para atendimento de pacientes com a Covid-19 no Platão, unidade localizada na zona leste de Manaus.

O HPS Platão Araújo continuará fazendo atendimentos na área de urgência em ortopedia, e os casos com necessidade cirúrgica serão transferidos para o FHAJ e demais unidades de apoio, conforme prevê o plano de contingência para o Período Sazonal da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), iniciado pelo Estado em novembro.

Na prática, a SES atua em duas frentes – a dos atendimentos de traumas decorrentes dos acidentes de trânsito no final do ano e na priorização da assistência à Covid-19 neste pico da pandemia, conforme detalhou o secretário Executivo de Assistência da Capital, Jani Kenta.

Já as cirurgias de rotina, como vesícula e hérnia, por exemplo, passam a ser centralizados no HPS João Lúcio que recebeu reforço no corpo clínico e também de material cirúrgico.

“O impacto é que estamos ativando um centro cirúrgico no João Lúcio que estava em processo de reforma, estamos ativando a sétima sala do Adriano Jorge. Com esse movimento nós vamos impactar muito na atenção à Covid e também nas causas externas, na traumatologia, reduzindo o tempo de espera por uma cirurgia ortopédica”, disse Jani.

Cirurgias Ortopédicas Noturnas

O Programa Gira Leitos de cirurgias ortopédicas executa os procedimentos no horário das 19h à 1h, para que a taxa de ocupação de prontos-socorros, como Platão Araújo, esteja dentro da capacidade ideal, reduzindo a superlotação e agilizando atendimentos.

“E como resultado nós teremos mais leitos para pacientes Covid nos prontos-socorros, poderemos agilizar as cirurgias de urgências e vamos liberar muitos leitos clínicos que pacientes Covid estão aguardando liberação”, disse o diretor do FHAJ, Ayllon Menezes.

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021