fbpx

sábado, 27 de fevereiro de 2021

CNM pede que Governo Federal compre vacinas eficazes contra Covid-19

Em nota, a Confederação Nacional de Municípios exige que o governo assuma a responsabilidade prevista na legislação e faça a distribuição de forma urgente e equânime.

9 de dezembro de 2020

Compartilhe

O Reino Unido iniciou a vacinação de seus cidadãos nesta terça-feira (8)

A CNM (Confederação Nacional de Municípios) emitiu nota em que pede ao governo federal providenciar a contratação de todas as vacinas reconhecidas como eficazes e seguras contra a Covid-19 e assuma a responsabilidade pela distribuição para todos os estados, de forma urgente e equânime, sob coordenação do Ministério da Saúde e por meio do Programa Nacional de Imunização.   

O presidente da CNM, Glademir Aroldi diz que “causa preocupação a ausência  de  um plano nacional em todas as suas dimensões que possibilite a organização dos  governos estaduais e locais para o atendimento, considerando ainda a troca de  governantes em boa parte dos municípios brasileiros”. 

“A ação de vacinação contra a Covid-19 no âmbito do SUS deve estar focada na  homogeneidade da cobertura vacinal, sob pena de risco ao sucesso da campanha  nos patamares de cobertura necessários à retomada da vida cotidiana que tanto a  sociedade brasileira aguarda.  Além  de  eficaz,  a  homogeneidade  na  cobertura  irá  conferir efetividade ao  princípio da dignidade da pessoa humana”, diz trecho da manifestação.

Na nota, o movimento municipalista brasileiro exige que o governo federal  assuma  a sua responsabilidade prevista na legislação, adquirindo, programando e distribuindo insumos e vacinas necessárias para o atendimento  equânime de toda a população  brasileira, evitando o acirramento do conflito federativo. 

Segundo o documento, a União tem o dever legal de “coordenar e participar na execução das ações de vigilância epidemiológica” e o PNI (Programa Nacional de Imunização) é responsável pela erradicação de doenças graves e detém experiência consolidada em campanhas de vacinação. 

Governo

Em pronunciamento, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello declarou que “todos no Brasil terão acesso à vacina. Nós oferecemos a vacina e vacinaremos aqueles que desejarem”. Pazuello voltou a afirmar que compete ao Ministério da Saúde o planejamento e a vacinação no país.

Pazuello disse que será possível começar a colocar o plano de vacinação em prática em fevereiro, por causa do prazo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Indagado sobre a compra de insumos, como seringas e agulhas, que não foi licitada pela pasta ainda, o ministro da Saúde disse que “está empenhado” e prometeu “vacinar todo mundo na maior velocidade possível”.

Leia mais sobre Cidades

Cartões de programas sociais são retidos no comércio do Amazonas

Cartões de programas sociais como auxílio emergencial e Bolsa Família são retidos no comércio de Nova Olinda do Norte como garantia.

26 de fevereiro de 2021

Unicef doa 60 kits de higiene para atender idosos em vulnerabilidade

Os itens serão repassados aos coordenadores dos grupos de idosos em vulnerabilidade e distribuídos aos cadastrados no "Idoso Ativo.

26 de fevereiro de 2021

Polícia encerra festa clandestina em condomínio da zona Centro-Sul

Os policiais estavam em patrulhamento de segurança na área quando perceberam o barulho de música em alto volume e aglomeração de pessoas.

26 de fevereiro de 2021

Condomínio Verona sofre inspeção após incêndio em Manaus

Após incêndio que atingiu cinco pessoas, condomínio Verona, situado na zona Norte, é inspecionado por técnicos de Prefeitura de Manaus.

26 de fevereiro de 2021

Fundação Cecon suspende Programa de Residência em Enfermagem

O programa de residência foi suspenso em decorrência de impedimentos legais previstos no Programa de Enfrentamento à Covid-19.

25 de fevereiro de 2021

Amazonas faz convênio com órgãos federais para expansão de aeroportos

Convênio para melhorar aeroportos no interior do Amazonas envolve Infraero e Ministério da Infraestrutura para beneficiar três municípios.

25 de fevereiro de 2021

Pessoas em situação de rua vão ter abrigo emergencial temporário

A previsão é inaugurar o abrigo emergencial da zona Centro-Oeste ainda nesta semana, para fazer a triagem e encaminhar as pessoas.

25 de fevereiro de 2021

Imóvel do Rio Negro Clube vai a leilão em março por R$ 9 milhões

Leilão promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11) tem na sede do Rio Negro Clube o bem de maior valor oferecido.

25 de fevereiro de 2021