fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Cirurgia neurológica é realizada pela primeira vez no Instituto da Criança

Procedimento realizado para tratamento de hidrocefalia marca implantação do novo serviço de cirurgia neurológica infantil do Estado e fortalece o SUS.

25 de abril de 2021

Compartilhe

A implantação do novo serviço de cirurgia neurológica infantil do Amazonas (Foto: Divulgação)

O Instituto da Criança do Amazonas (Icam) realizou, neste sábado (24), a primeira cirurgia neurológica.

O procedimento foi executado em uma criança do sexo feminino e com quase dois meses de vida (52 dias), diagnosticada com hidrocefalia, que segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Icam recebendo acompanhamento médico.

A criança nasceu no dia 4 de março deste ano na Maternidade Ana Braga, prematura de 31 semanas e portadora de hidrocefalia por hemorragia periventricular decorrente da prematuridade.

Hoje (25), a paciente apresenta quadro clínico estável. Ela está na UTI em recuperação, sendo acompanhada pela equipe médica do Icam, e tem previsão para realizar nova tomografia do crânio ainda no decorrer deste domingo.

O procedimento

A cirurgia consistiu na introdução de um cateter intracerebral para tratamento da hidrocefalia, doença na qual ocorre o acúmulo de água dentro da cabeça, sendo um procedimento de curta duração, conforme explicou a neurocirurgiã e coordenadora do serviço de neurocirurgia, Cecília Grangeiro.

“Foi realizada uma derivação ventrículo peritoneal. Primeira neurocirurgia realizada no Icam, sendo inaugurado desta forma o serviço de neurocirurgia pediátrica eletiva. O único no estado do Amazonas. A cirurgia é essencial para que a paciente tenha um melhor desenvolvimento neurológico, diminuindo riscos de sequelas permanentes”, esclareceu a neurocirurgiã.

O procedimento cirúrgico foi conduzido pelos médicos neurocirurgiões Moyses Cohen e Wander Ferreira, e envolveu ainda uma anestesiologista e um instrumentador.

Estreia marca avanço

Para a diretora do Icam, Silvia Picanço do Nascimento, a implantação do novo serviço de cirurgia neurológica infantil do Amazonas é um avanço na área da pediatria e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

”Há mais de dez anos que esse serviço estava em projeto e hoje se concretizou. Temos a certeza de que vamos proporcionar um tratamento digno a vários pacientes que se encontram necessitando das cirurgias neurológicas. Hoje foi o começo de um serviço muito importante na área da saúde. Vamos avançando e proporcionando um SUS de excelência no atendimento pediátrico no estado do Amazonas”, afirmou.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

MP recomenda inclusão de escolas ribeirinhas de Manaus na Lei do Fundeb

A 59ª Promotoria de Justiça da Educação (PRODHED) explica que educação indígena difere da ribeirinha e que Semed precisa colocar essa representatividade na educação no campo.

25 de junho de 2021

Voluntários se mobilizam para ajudar famílias atingidas pela cheia

O grupo 'Parceiros Brilhantes' já conseguiu atender mil famílias de cinco municípios do Amazonas, além da capital, com alimentos e produtos de higiene pessoal.

25 de junho de 2021

FVS-AM testa em Coari nova geração de mosquiteiros no combate à malária

Estudo pioneiro no Amazonas avaliará como a utilização de dois inseticidas juntos nos mosquiteiros impactam na população do transmissor da doença.

25 de junho de 2021

Jornalista sofre agressão de servidores da prefeitura de Itacoatiara

Correspondente da Rede Amazônica, Leandro Marques, 22, foi atacado e ameaçado por assessores do prefeito Mário Abrahin durante reportagem; um servidor foi exonerado.

24 de junho de 2021

Campanha informa direitos de pessoas autistas no transporte coletivo

Objetivo é massificar a informação que a as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não pagam tarifas de ônibus e podem emitir credencial para estacionamento.

24 de junho de 2021

Prefeitura e Procon-AM vão atuar juntos na fiscalização de serviços públicos

A iniciativa terá vigência de dois anos e não representa ônus financeiros para nenhuma das instituições conveniadas.

24 de junho de 2021

Diretora de conteúdo da Lupa diz que desinformação é ‘problema social’

Jornalista Natália Leal participou do webinário do portal RealTime1, com o tema “FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”.

23 de junho de 2021

Ephigênio Salles será alargada e vai ganhar passarela para pedestres

O alargamento da via acontecerá a partir da saída do viaduto Miguel Arraes, até a entrada da avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol.

23 de junho de 2021