fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Cineclube de Arte exibe mostra sobre atores e dramaturgos do AM

O Cineteatro Guarany funciona com 50% da capacidade (48 lugares) devido aos protocolos de segurança e distanciamento social em prevenção à Covid-19.

11 de dezembro de 2020

Compartilhe

O evento tem entrada gratuita, com agendamento pelo Portal da Cultura (Foto: Divulgação)

O Cineclube de Arte da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa apresentará, neste sábado (12/12), às 18h30, documentários sobre atores, dramaturgos e um fotógrafo amazonenses no Cineteatro Guarany (Vila Ninita, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, Centro).

Promovido pelo Governo do Amazonas, o evento tem entrada gratuita, com agendamento pelo Portal da Cultura (bit.ly/mostramemoria). 

Serão exibidos os curtas-metragens “Edney Azancoth – Memórias de Actor Amazonense”, “Oswaldo Pereira dos Santos – Um fotógrafo profissional de Manaus do século 20” e “Palavras Cênicas”.

Todos os filmes são dirigidos e roteirizados pelo artista plástico Sérgio Cardoso, com o objetivo de registrar pessoas comuns e artistas que deixaram sua marca social e artística na cidade de Manaus. A classificação é para 12 anos. 

O Cineteatro Guarany funciona com 50% da capacidade (48 lugares) devido aos protocolos de segurança e distanciamento social em prevenção à Covid-19. O local também disponibiliza totens de álcool em gel e aferição de temperatura na entrada.

Confira as sinopses: 

• “Edney Azancoth – Memórias de Actor Amazonense” retrata em depoimento a vida do grande e saudoso ator Edney Azancoth, dramaturgo, historiador e pesquisador das artes cênicas. O registro conta a trajetória de Edney, que viajou o Brasil deixando sua marca pelos palcos que passou, além de sua paixão pelo teatro.

• “Oswaldo Pereira dos Santos – Um fotógrafo profissional de Manaus do século 20” apresenta a história deste fotógrafo que atuou entre 1950 e 1990, em Manaus, sua trajetória na Polícia Civil do Estado do Amazonas, nos jornais da cidade, e a cobertura de casos importantes, como a queda de um avião em Rio Preto da Eva, em 1962; a cobertura jornalística de ex-governadores do Amazonas; e do ex-presidente Humberto de Alencar Castelo Branco.

• “Palavras Cênicas” é um curta-metragem que faz uma crônica em homenagem ao teatro amazonense, com depoimentos que foram coletados entre 2009 e 2011 de dramaturgos, atores e diretores, dentre os quais Márcio Souza, Chico Cardoso, Narda Telles, Ednelza Sahdo, Gerson Albano, Wagner Mello, Rosa Malagueta, Dori Carvalho, Selma Bustamante, Luiz Vitalli, entre outros.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021