fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Cemitério do ‘Tarumã’ recebe obras de revitalização da prefeitura

A revitalização do cemitério Nossa Senhora Aparecida inclui paisagismo, recuperação de 16 ruas e a construção de 22 mil sepulturas verticais, que já foram iniciadas.

7 de janeiro de 2021

Compartilhe

"A reestruturação do local, vai apagar a imagem negativa deixada pela última gestão", afirmou Rotta. (Foto: Divulgação)

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), acompanhou, na manhã desta quarta-feira (6), a ação integrada das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e de Limpeza Pública (Semulsp), que deu continuidade aos serviços de revitalização no cemitério Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Tarumã, zona Oeste.

Os trabalhos visam dar mais dignidade e melhor acolhimento aos que visitam o espaço.

Acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, e pelo secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis, o prefeito David Almeida viu de perto o trabalho que está sendo realizado. Para ele, essa ação vai gerar benefícios às pessoas que precisam frequentar o cemitério.

Novas sepulturas

Além disso, o prefeito reafirmou que irá construir novas sepulturas verticais para impedir que Manaus volte a sofrer com a questão funerária. “A cidade cresceu, e temos a necessidade de construir novas sepulturas verticais. Estamos fazendo a recuperação das 16 ruas do cemitério e faremos um trabalho de paisagismo, a fim de que possamos dar dignidade às pessoas que vão sepultar os seus entes queridos. Também já demos início ao processo no intuito de construir 22 mil sepulturas verticais”, disse David Almeida.

Tirar a imagem negativa

O vice-prefeito Marcos Rotta salientou os esforços para reestruturar o local e apagar a imagem negativa deixada pela gestão municipal anterior durante o primeiro pico da Covid-19 no município. “A orientação do prefeito David Almeida é de que a gente minimize um pouco, tente apagar as imagens do passado que colocaram Manaus, o Amazonas e o Brasil em um cenário muito triste, muito cruel. As imagens de pessoas sendo enterradas sem nenhum tipo de dignidade correram o mundo, pessoas sendo enterradas em covas coletivas. Estamos aqui em regime de mutirão. Outras secretarias estão fazendo aqui a poda, a varrição, a recuperação de túmulos e construindo espaços para sepultamentos mais dignos”, afirmou Marcos Rotta.

Cuidado especial

No cemitério Nossa Senhora Aparecida, a Semulsp está atuando com 250 servidores, que fazem a varrição, limpeza e capinação. Também foram instalados banheiros químicos para atender os usuários. Para Sabá Reis, os cemitérios de Manaus estão recebendo uma atenção especial da nova gestão municipal.

“Essa é uma das diferenças da gestão do David e do Rotta. Desde o primeiro dia, quando ele tomou posse, nós estamos trabalhando em toda Manaus, mas de uma forma muito especial e em todos os cemitérios, que não estão mais às escuras. Ele está todo iluminado a LED, e agora o Rotta vai entrar com a Seminf para recuperar as ruas que fazem parte desse complexo do cemitério”, destacou.

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021