fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Bi Garcia quer presidência da AAM para fortalecer interior do Amazonas

O prefeito de Parintins quer presidir a Associação Amazonense de Municípios e lutar por mais investimentos para o interior, fortalecendo as políticas públicas.

15 de dezembro de 2020

Compartilhe

Bi destacou que, em sua passagem pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em 2016, conseguiu aprovar a PEC do orçamento impositivo (Foto: Reprodução)

O prefeito de Parintins, Bi Garcia (DEM), vai disputar a presidência da Associação Amazonense dos Municípios (AAM). A confirmação de que seu nome está na disputa foi dada pelo próprio prefeito, com exclusividade ao RealTime1, na manhã desta terça-feira (15).

“Sim, tenho pretensões de ser candidato e já estive na associação debatendo o assunto com alguns colegas. Sou prefeito já por três mandatos, vou pro quarto e sempre abri mão [de concorrer à presidência da AAM]. Mas, agora, pretendo ser candidato”, afirmou Bi Garcia.

O prefeito de Parintins diz que a principal meta é o fortalecimento da Associação, principalmente no que se refere à captação de recursos para o interior do Estado.

“No Amazonas, não tem uma lei específica para convênios e contrapartidas de convênios. Então, é estabelecido um percentual de 10% fixo, enquanto no Governo Federal você pode estabelecer percentuais de 0,2% até o limite que uma prefeitura conseguir colocar de contrapartida”, explicou.

Bi destacou que, em sua passagem pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em 2016, conseguiu aprovar a emenda à Constituição amazonense que vincula 1,2% do orçamento estadual à proposta dos parlamentares, a chamada PEC do orçamento impositivo.

“São coisas como esta que precisam ser ajustadas e que a Associação precisa estar fortalecida para conquistar. Com isso, a capital e o interior ganham muito. Como presidente da AAM, quero atrair cada vez mais investimentos para o interior e desenvolvê-lo. O Amazonas é muito rico para concentrar tudo apenas na capital”, finalizou Bi Garcia.

Eleição

No último domingo (13), o juiz plantonista Manuel Amaro de Lima suspendeu a eleição do prefeito de Manaquiri, Jair Souto (MDB), para presidência da Associação Amazonense de Municípios.

Na decisão liminar, o magistrado afirma que o pleito não seguiu as regras do estatuto da AAM. De acordo com a ata da reunião, dos 62 prefeitos associados, apenas 16 participaram, não resultando na maioria absoluta, corresponde a 32 gestores, contrariando o §2º, do artigo 16 do estatuto.

A data para a nova eleição segue sem data definida, podendo ocorrer entre os meses de janeiro e fevereiro do próximo ano.

Reportagem: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021