fbpx

sábado, 16 de janeiro de 2021

Bi Garcia quer presidência da AAM para fortalecer interior do Amazonas

O prefeito de Parintins quer presidir a Associação Amazonense de Municípios e lutar por mais investimentos para o interior, fortalecendo as políticas públicas.

15 de dezembro de 2020

Compartilhe

Bi destacou que, em sua passagem pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em 2016, conseguiu aprovar a PEC do orçamento impositivo (Foto: Reprodução)

O prefeito de Parintins, Bi Garcia (DEM), vai disputar a presidência da Associação Amazonense dos Municípios (AAM). A confirmação de que seu nome está na disputa foi dada pelo próprio prefeito, com exclusividade ao RealTime1, na manhã desta terça-feira (15).

“Sim, tenho pretensões de ser candidato e já estive na associação debatendo o assunto com alguns colegas. Sou prefeito já por três mandatos, vou pro quarto e sempre abri mão [de concorrer à presidência da AAM]. Mas, agora, pretendo ser candidato”, afirmou Bi Garcia.

O prefeito de Parintins diz que a principal meta é o fortalecimento da Associação, principalmente no que se refere à captação de recursos para o interior do Estado.

“No Amazonas, não tem uma lei específica para convênios e contrapartidas de convênios. Então, é estabelecido um percentual de 10% fixo, enquanto no Governo Federal você pode estabelecer percentuais de 0,2% até o limite que uma prefeitura conseguir colocar de contrapartida”, explicou.

Bi destacou que, em sua passagem pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em 2016, conseguiu aprovar a emenda à Constituição amazonense que vincula 1,2% do orçamento estadual à proposta dos parlamentares, a chamada PEC do orçamento impositivo.

“São coisas como esta que precisam ser ajustadas e que a Associação precisa estar fortalecida para conquistar. Com isso, a capital e o interior ganham muito. Como presidente da AAM, quero atrair cada vez mais investimentos para o interior e desenvolvê-lo. O Amazonas é muito rico para concentrar tudo apenas na capital”, finalizou Bi Garcia.

Eleição

No último domingo (13), o juiz plantonista Manuel Amaro de Lima suspendeu a eleição do prefeito de Manaquiri, Jair Souto (MDB), para presidência da Associação Amazonense de Municípios.

Na decisão liminar, o magistrado afirma que o pleito não seguiu as regras do estatuto da AAM. De acordo com a ata da reunião, dos 62 prefeitos associados, apenas 16 participaram, não resultando na maioria absoluta, corresponde a 32 gestores, contrariando o §2º, do artigo 16 do estatuto.

A data para a nova eleição segue sem data definida, podendo ocorrer entre os meses de janeiro e fevereiro do próximo ano.

Reportagem: Rosianne Couto

Leia Mais:

Veja mais notícias

Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo de estágio

Estudantes deverão comparecer até o dia 23 na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania com os documentos e exames médicos elencados no edital.

16 de janeiro de 2021

Prefeitura cria link de acesso para o programa ‘Nossa Merenda’

A Semed informa que esse processo é para evitar aglomeração nas escolas e garantir o pagamento do auxílio aos alunos que ainda não foram beneficiados.

15 de janeiro de 2021

Governo relança edital para contratar médicos de cirurgia vascular

As empresas interessadas no chamamento público deverão comparecer, na segunda-feira (18), às 8h30, na sede do CSC, localizada na rua Belo Horizonte, 1.420, Adrianópolis.

15 de janeiro de 2021

Pessoas com deficiência recebem doação de cilindros de oxigênio

De acordo Mirtes Salles, titular da Sejusc, a empresa Nitron da Amazônia fará a recarga de oxigênio às famílias com PcDs até que a situação no Estado normalize.

15 de janeiro de 2021

FCecon suspende cirurgias e serviço de endoscopia por 13 dias

Segundo o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, o objetivo é preservar vidas e garantir que a reserva de oxigênio seja destinada aos pacientes já internados.

15 de janeiro de 2021

Infectologista de Manaus esclarece riscos de reinfecção da Covid-19

FVS-AM confirmou o primeiro caso de reinfecção no Amazonas na última quarta-feira (13). De acordo com médicos, muitos pacientes relaxam os após contrair o vírus.

15 de janeiro de 2021

#SOSManaus: artistas nacionais se unem para ajudar pacientes com Covid

Nas redes sociais, a situação crítica que Manaus se encontra por conta da pandemia ganhou a solidariedade de vários artistas nacionais. Eles vão doar cilindros de oxigênio.

14 de janeiro de 2021

White Martins comunica que faz operação de crise para atender o AM

No cenário atual de crise, a White Martins conseguiu recentemente ampliar até o limite máximo a capacidade de produção da planta de Manaus de 25 para 28 mil m3/dia.

14 de janeiro de 2021