fbpx

segunda, 18 de janeiro de 2021

Bancada do AM não emplaca candidaturas no Congresso Nacional

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

21 de dezembro de 2020

Compartilhe

Dois parlamentares da bancada amazonense que vislumbraram a possibilidade de chegar à presidência da Câmara dos Deputados e do Senado viram suas pretensões serem barradas dentro dos próprios partidos. Marcelo Ramos (PL), na Câmara dos Deputados, e Eduardo Braga (MDB), no Senado, foram apontados como possíveis candidatos pela imprensa especializada, mas acabaram não emplacando suas candidaturas. No PL de Marcelo Ramos, decidiu-se apoiar a candidatura de Arthur Lira (Progressistas-AL), com o parlamentar amazonense se candidatando ao cargo de 1º vice-presidente na chapa.

___

FOGO AMIGO

No Senado, o nome de Eduardo Braga encontrou resistência dentro do próprio partido, tendo como principal entrave a pretensão da senadora e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Simone Tebet, de ser a candidata à presidência da Casa pela legenda. Braga nunca chegou a afirmar publicamente que se candidataria à presidência do Senado, mas foi citado como um dos nomes fortes do partido, já que o líder do MDB na Casa Legislativa.

___

CRÍTICAS À ALIANÇA

Marcelo Ramos já está recebendo críticas por se aliar a Arthur Lira, que é o candidato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à presidência da Câmara dos Deputados. Marcelo está disposto a percorrer todos os Estados ao lado de Arthur Lira em campanha, plano que também tem recebido críticas. Dentro da Câmara, a candidatura de Lira tem como principal opositor o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM).

___

REUNIÃO ADIADA

A reunião que o prefeito eleito David Almeida (Avante) teria nesta segunda-feira (21) com os empresários que têm a concessão do transporte coletivo em Manaus foi adiada para esta terça-feira (22). David pretende discutir a redução da tarifa. O plano é reduzir de R$ 3,80 para R$ 3,75. Enquanto isso, a categoria dos rodoviários realiza uma paralização parcial na cidade nesta segunda (21). Reivindicam o pagamento do adiantamento salarial e 13º.

___

NOME DA SAÚDE

Fontes seguras de dentro da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informam que a médica Shádia Fraxe, esposa do deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos) seria o nome escolhido pelo prefeito eleito David Almeida para a pasta da Saúde. Ela já teria até feito visitas à secretaria. A proximidade entre David de Abdala pôde ser conferida na entrevista coletiva que o prefeito eleito concedeu no dia seguinte à sua eleição: mesmo sendo do partido do candidato derrotado Amazonino Mendes, Abdala Fraxe estava presente e foi convidado a compor a mesa ao lado de David. No entanto, pessoas próximas à Shádia Fraxe informaram que ela deve recusar o convite por questões familiares.

___

PALHAÇADA GARANTIDA

Na diplomação de prefeito e vereadores eleitos, na última sexta-feira (18) o vereador Dione Carvalho (Patriota) surpreendeu todos ao rastejar no chão do auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Dione foi à diplomação com um escudo do herói Capitão América. Mostrou que pode fazer dupla com o vereador Raulzinho (PSDB), que viralizou no Dia das Crianças de 2019, dançando com a fantasia de “Superman”.

___

CLIMA DE DESPEDIDA

Na penúltima sessão de 2020, o clima na Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi de despedida. Os vereadores que não conseguiram se eleger já começaram a fazer seus discursos de adeus à Casa Parlamentar Municipal. A última sessão do ano de 2020 na CMM  será realizada nesta terça-feira (22).

___

UTILIDADE PÚBLICA

Projeto de Lei do deputado Adjuto Afonso (PDT), aprovado na última Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), declarou de Utilidade Pública o Instituto Dirson Costa de Arte e Cultura da Amazônia (IDC), que atua na formação artística profissional para homens e mulheres indígenas e não indígenas nas áreas de pintura, marchetaria de quadros, escultura, mosaico em resíduos plásticos sólidos e pintura em suportes naturais, dentre outras atribuições.

___

MUSEU REABERTO

O prefeito Arthur Virgílio Neto reabriu no final da manhã desta segunda-feira (21) o Museu da Cidade de Manaus, localizado no Paço da Liberdade, no centro histórico da capital. Fechado desde março como medida de prevenção contra o novo coronavírus, o espaço terá as visitações retomadas com novos protocolos de segurança, como visitas sob agendamento e horários reduzidos. Na oportunidade, o prefeito lançou a plataforma “Descubra Manaus”, criada em parceria com a Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia. Trata-se da primeira plataforma brasileira de soluções turísticas para smart cities.

Veja mais notícias

Shoppings se unem ao ‘Time do Bem’ para ajudar vítimas da Covid-19

Empreendimentos estão arrecadando itens de alimentação e materiais hospitalares que estão em falta nas unidades de saúde do Amazonas. Expectativa é beneficiar 500 famílias.

17 de janeiro de 2021

Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo de estágio

Estudantes deverão comparecer até o dia 23 na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania com os documentos e exames médicos elencados no edital.

16 de janeiro de 2021

Prefeitura cria link de acesso para o programa ‘Nossa Merenda’

A Semed informa que esse processo é para evitar aglomeração nas escolas e garantir o pagamento do auxílio aos alunos que ainda não foram beneficiados.

15 de janeiro de 2021

Governo relança edital para contratar médicos de cirurgia vascular

As empresas interessadas no chamamento público deverão comparecer, na segunda-feira (18), às 8h30, na sede do CSC, localizada na rua Belo Horizonte, 1.420, Adrianópolis.

15 de janeiro de 2021

Pessoas com deficiência recebem doação de cilindros de oxigênio

De acordo Mirtes Salles, titular da Sejusc, a empresa Nitron da Amazônia fará a recarga de oxigênio às famílias com PcDs até que a situação no Estado normalize.

15 de janeiro de 2021

FCecon suspende cirurgias e serviço de endoscopia por 13 dias

Segundo o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, o objetivo é preservar vidas e garantir que a reserva de oxigênio seja destinada aos pacientes já internados.

15 de janeiro de 2021

Infectologista de Manaus esclarece riscos de reinfecção da Covid-19

FVS-AM confirmou o primeiro caso de reinfecção no Amazonas na última quarta-feira (13). De acordo com médicos, muitos pacientes relaxam os após contrair o vírus.

15 de janeiro de 2021

#SOSManaus: artistas nacionais se unem para ajudar pacientes com Covid

Nas redes sociais, a situação crítica que Manaus se encontra por conta da pandemia ganhou a solidariedade de vários artistas nacionais. Eles vão doar cilindros de oxigênio.

14 de janeiro de 2021