fbpx

terça, 15 de junho de 2021

Atuação da Força Nacional no AM será definida em reunião ainda hoje

De um efetivo de 144 oficiais da tropa, 40 chegaram nesta quarta-feira (9) no Estado para dar o suporte às ações de combate aos ataques do crime organizado.

9 de junho de 2021

Compartilhe

Ações da Força Nacional de Segurança no Amazonas devem durar 30 dias (Foto: Divulgação)

Um total de 40 oficiais da Força Nacional de Segurança já estão no Amazonas para reforçar o combate a novos atos de vandalismo de facções criminosas em Manaus e no interior. A primeira parte do efetivo chegou nesta quarta-feira (9) e o restante da tropa – 104 policiais militares – estará no Estado até amanhã, conforme o governador Wilson Lima (PSC). 

A previsão é que os 144 policiais da Força Nacional deverão atuar por 30 dias no Amazonas, ainda segundo Lima. Ele também afirmou que os incêndios em veículos, prédios e espaços públicos e agências bancárias tanto na capital quanto em alguns municípios, que iniciaram na noite do último sábado e se intensificaram no domingo, foram uma reação do crime organizado às ações de enfrentamento ao tráfico de drogas pelo Governo do Estado. 

“A Base Arpão tem sido uma estrutura significativa neste processo ali no Médio Solimões, assim também como a estrutura de equipamentos, como metralhadoras, fuzis, pistolas e lanchas blindadas, e todo esse suporte importante para as polícias no combate ao tráfico de drogas”, disse Wilson Lima, ao informar que mais de 40 pessoas envolvidas nos atos de vandalismo foram presas no Amazonas até o momento.

O subcomandante da Força Nacional, coronel Américo Gaia, analisou durante a coletiva de imprensa do Governo do Estado que os ataques em Manaus e no interior, que a SSP-AM aponta serem de autoria da facção criminosa Comando Vermelho (CV), fogem do padrão visto no país. E o governador também reforçou essa análise ao classificar como “excepcional” a reação dos narcotraficantes à morte de um dos líderes do CV.

“Nosso norte é apoiar os Estados em momentos de crise. O Amazonas passa por um problema inusitado pelo modo como foi concebido os ataques porque fogem um pouco do padrão pelo que se tem visto pelo Brasil”, declarou Gaia, que explicou que a Força Nacional tem .

Reunião para alinhar estratégias

E na tarde desta quarta-feira (9), o subcomandante da Força Nacional se reunirá com os gestores das forças de segurança do Estado, como o secretário da SSP-AM, coronel Louismar Bonates, para traçar as estratégias e divisão dos trabalhos dos oficiais na capital e demais municípios alvos dos atos de vandalismo.  

“Não podemos dizer ainda que a situação está normalizada. Estamos em um clima de calma e nosso trabalho voltou ao normal em termos de policiamento ostensivo. Mas o clima de normalidade só podemos realmente garantir daqui a alguns dias com o apoio da Força Nacional”, disse o titular da SSP-AM.

Texto: Diogo Rocha

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Regularização fundiária vai beneficiar 60 mil famílias até 2022

A promessa é do prefeito de Manaus, David Almeida, que prevê regularizar as propriedades de familiares que residem em 14 bairros e comunidades da capital amazonense.

14 de junho de 2021

Inscrições para o exame supletivo são reabertas e encerram dia 23 de junho

Provão Eletrônico da Secretaria de Educação será aplicado de forma presencial, entre os dias 28 de junho e 30 de setembro; inscrições são gratuitas.

14 de junho de 2021

Qualificação: edital oferece 150 vagas para cursos profissionalizantes, confira

O Processo Seletivo Simplificado é uma inciativa do governo do Estado e o Senac para promover qualificação em todo o Amazonas. As inscrições são on-line.

13 de junho de 2021

Roteiros turísticos no AM podem concorrer ao Prêmio Mário Tadros

Os roteiros devem apresentar as cidade de Manaus Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

13 de junho de 2021

Mobbi Brasil inicia operações em Manaus neste sábado

Aplicativo de transporte conta com cinco modalidades, com intuito de atender aos objetivos dos usuários.

12 de junho de 2021

Hemoam terá programação especial em alusão ao Junho Vermelho

Durante todo o mês, a programação do Hemoam inclui caravanas de doações realizadas em parceria com as igrejas, o poder legislativo estadual, além da sociedade civil.

12 de junho de 2021

Manaus conta com esquema especial de trânsito para atender vacinação

Frota de ônibus em Manaus terá reforço de 45 veículos extras servir aos operadores nos terminais de integração T3, T4 e T5 durante imunização de pessoas a partir de 40 anos.

11 de junho de 2021

Você sabe identificar o que é verdade e o que é mentira na internet?

A jornalista Eliane Cantanhêde, colunista de O Estado de S. Paulo e comentarista da Globonews, é convidada do RealTime1+1 para debater sobre fake news, nesta terça, AO VIVO.

11 de junho de 2021