Em 23 anos de reeleição, o atual prefeito é o primeiro a concluir integralmente dois mandatos. Reeleito em 2016, Arthur Neto encerra o segundo mandato no próximo dia 31.
Arthur é o primeiro prefeito de Manaus a concluir dois mandatos consecutivos (Foto: Reprodução)
Em 4 de junho de 1997, o Plenário do senado federal aprovou a emenda constitucional que permite a reeleição do presidente da República, de governadores e prefeitos.
Mas, em 23 anos de reeleição, o atual prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), é o primeiro gestor municipal da capital a cumprir dois mandatos integralmente.
O primeiro prefeito de Manaus beneficiado com a reeleição foi Alfredo Nascimento (PL). Eleito para o primeiro mandato em 1996, ele foi reconduzido ao cargo quatro anos depois, ao vencer Eduardo Braga (MDB) no segundo turno, com 50,78% dos votos válidos.
No entanto, em 11 de março de 2004, poucos meses antes de concluir o segundo mandato frente à prefeitura de Manaus, Alfredo renunciou ao cargo para assumir o Ministério dos Transportes do então presidente Lula.
Eleito no mesmo ano, o sucessor de Alfredo no executivo municipal, Serafim Corrêa (PSB), bem que tentou a reeleição no pleito municipal de 2008, mas os eleitores da capital não aprovaram a gestão do prefeito.
Ele acabou derrotado pelo candidato Amazonino Mendes (PTB), que no segundo turno ficou com 57,13% dos votos válidos.
Quatro anos depois, nas eleições de 2012, Amazonino preferiu não disputar a reeleição e abriu o caminho para a eleição do atual prefeito.
Arthur foi eleito para o primeiro mandato em 2012, com 65,95% dos votos, contra 34,05 de Vanessa Grazziotin (PCdoB). Nas eleições seguintes, foi reeleito com 55,96% dos votos, contra 44,04% de Marcelo Ramos (PR).
Reportagem: Lucas Raposo
Leia mais: