Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.
A imagem de Josué Neto (Patriota) e Joana Darc (PL) de mãos dadas no encerramento da última sessão de 2020 na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ilustra bem a postura de paz e amor – prevista pela coluna – que o presidente da Aleam decidiu adotar após ter suas aspirações de ser eleito para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) atendidas.
___
Em entrevista ao jornalista Ronaldo Tiradentes, na manhã desta quinta-feira (17), o governador Wilson Lima (PSC) disse que a escolha do nome para preencher a vaga de Josué Filho é prerrogativa da Aleam, mas criticou o processo de escolha de Josué Neto, ao afirmar que os devidos ritos inerentes ao processo legal devem ser respeitados. Segundo o governador, para haver a indicação seria necessário primeiro que fosse anunciada a vacância do cargo.
___
Wilson Lima disse ainda que seria necessário publicar um edital para que os interessados na vaga de conselheiro do TCE se inscrevessem. Segundo o governador, o processo de escolha não foi tornado público e só tomou conhecimento quem acompanha os trabalhos legislativos. “As coisas não podem ser feitas ao bel prazer ou para atender interesses privados”, disse Wilson Lima.
___
A atmosfera de paz e amor na Aleam contagiou também a outros deputados. Em clima de descontração, o deputado estadual Sinésio Campos (PT) não esperou o pequeno expediente iniciar para agradecer à deputada Joana Darc (PL) pelo presente de aniversário, entregue no plenário da Casa. A deputada presentou Sinésio com uma camisa de botão de cor azul. O deputado completou 57 anos no dia 3 de dezembro.
___
Fato curioso é que o tamanho da vestimenta era grande demais para o deputado. “Só errei o tamanho”, disse Joana. “Tá grande, mas eu não vou te dar porque é meu presente”, disse Sinésio ao deputado Dermilson Chagas (Podemos), enquanto o parlamentar puxava a camisa das mãos de Sinésio. Dermilson Chagas e Wilker Barreto (Podemos), aliás, foram os únicos que não entraram no clima de paz e amor e mantiveram a postura raivosa na tribuna.
___
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) tem encontrado impedimentos consecutivos para dar prosseguimento ao julgamento do recurso que contesta o registro eleitoral da candidatura do prefeito reeleito de Coari, Adail Filho (Progressistas). Esta sexta-feira (18), além de ser o último dia para que a Justiça eleitoral realize a diplomação de Adail Filho, marca também o último dia de sessão do TRE em 2020, já que no dia 20 tem início o recesso forense. Ou seja, espera-se que a Corte consiga encerrar o julgamento, que foi remarcado para esta sexta.
___
Em três sessões consecutivas, o julgamento teve de ser adiado. A primeira foi interrompida o pedido de vistas do desembargador Elci Simões. Na sessão seguinte, o mesmo desembargador declarou suspeição para julgar o mérito. Já na sessão desta quinta-feira (17) foi o desembargador Jorge Lins que alegou suspeição. Três dos sete magistrados que compõem a Corte já votaram pela cassação do registro da candidatura de Adail Filho, faltando apenas um voto para compor a maioria.
___
A solenidade de diplomação do prefeito, vice-prefeito e dos 41 vereadores eleitos na eleição municipal desse ano será transmitida pela Rádio e TV Câmara Manaus. A diplomação, que acontece nesta sexta-feira (18) às 16h, será realizada no auditório do prédio anexo ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A cerimônia também será transmitida pelo canal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) no Youtube.
___
Foi concluído esta semana pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) a apresentação dos diagnósticos e estudos de concepção para a elaboração de um novo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) na capital e no interior. Os estudos e planos que estão sendo realizados pelo Governo do Estado para as futuras intervenções em Manaus e Parintins foram apresentados, por videoconferência, aos especialistas do BID.