fbpx

sexta, 22 de janeiro de 2021

Após um ano de muitos embates, Aleam encerra 2020 em clima de paz

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

17 de dezembro de 2020

Compartilhe

A imagem de Josué Neto (Patriota) e Joana Darc (PL) de mãos dadas no encerramento da última sessão de 2020 na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ilustra bem a postura de paz e amor – prevista pela coluna – que o presidente da Aleam decidiu adotar após ter suas aspirações de ser eleito para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) atendidas.

___

RITOS

Em entrevista ao jornalista Ronaldo Tiradentes, na manhã desta quinta-feira (17), o governador Wilson Lima (PSC) disse que a escolha do nome para preencher a vaga de Josué Filho é prerrogativa da Aleam, mas criticou o processo de escolha de Josué Neto, ao afirmar que os devidos ritos inerentes ao processo legal devem ser respeitados. Segundo o governador, para haver a indicação seria necessário primeiro que fosse anunciada a vacância do cargo.

___

‘AO BEL PRAZER’

Wilson Lima disse ainda que seria necessário publicar um edital para que os interessados na vaga de conselheiro do TCE se inscrevessem. Segundo o governador, o processo de escolha não foi tornado público e só tomou conhecimento quem acompanha os trabalhos legislativos. “As coisas não podem ser feitas ao bel prazer ou para atender interesses privados”, disse Wilson Lima.

___

PRESENTE

 A atmosfera de paz e amor na Aleam contagiou também a outros deputados. Em clima de descontração, o deputado estadual Sinésio Campos (PT) não esperou o pequeno expediente iniciar para agradecer à deputada Joana Darc (PL) pelo presente de aniversário, entregue no plenário da Casa. A deputada presentou Sinésio com uma camisa de botão de cor azul. O deputado completou 57 anos no dia 3 de dezembro.

___

ERROU O TAMANHO

Fato curioso é que o tamanho da vestimenta era grande demais para o deputado. “Só errei o tamanho”, disse Joana. “Tá grande, mas eu não vou te dar porque é meu presente”, disse Sinésio ao deputado Dermilson Chagas (Podemos), enquanto o parlamentar puxava a camisa das mãos de Sinésio. Dermilson Chagas e Wilker Barreto (Podemos), aliás, foram os únicos que não entraram no clima de paz e amor e mantiveram a postura raivosa na tribuna.

___

DATA-LIMITE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) tem encontrado impedimentos consecutivos para dar prosseguimento ao julgamento do recurso que contesta o registro eleitoral da candidatura do prefeito reeleito de Coari, Adail Filho (Progressistas). Esta sexta-feira (18), além de ser o último dia para que a Justiça eleitoral realize a diplomação de Adail Filho, marca também o último dia de sessão do TRE em 2020, já que no dia 20 tem início o recesso forense. Ou seja, espera-se que a Corte consiga encerrar o julgamento, que foi remarcado para esta sexta.

___

SUSPEITO

Em três sessões consecutivas, o julgamento teve de ser adiado. A primeira foi interrompida o pedido de vistas do desembargador Elci Simões. Na sessão seguinte, o mesmo desembargador declarou suspeição para julgar o mérito. Já na sessão desta quinta-feira (17) foi o desembargador Jorge Lins que alegou suspeição. Três dos sete magistrados que compõem a Corte já votaram pela cassação do registro da candidatura de Adail Filho, faltando apenas um voto para compor a maioria.

___

DIPLOMAÇÃO

A solenidade de diplomação do prefeito, vice-prefeito e dos 41 vereadores eleitos na eleição municipal desse ano será transmitida pela Rádio e TV Câmara Manaus. A diplomação, que acontece nesta sexta-feira (18) às 16h, será realizada no auditório do prédio anexo ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A cerimônia também será transmitida pelo canal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) no Youtube.

___

PROSAMIM

Foi concluído esta semana pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) a apresentação dos diagnósticos e estudos de concepção para a elaboração de um novo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) na capital e no interior. Os estudos e planos que estão sendo realizados pelo Governo do Estado para as futuras intervenções em Manaus e Parintins foram apresentados, por videoconferência, aos especialistas do BID.

Veja mais notícias

Governo alinha critérios de vacinação dos trabalhadores da saúde

A expectativa é de que a imunização contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, após a validação das propostas apresentadas.

22 de janeiro de 2021

Polícia prende 63 pessoas em bares clandestinos na zona Leste

A prisão aconteceu em cumprimento ao decreto governamental que proíbe a circulação e aglomeração de pessoas das 19h às 6h, devido à pandemia da Covid-19.

22 de janeiro de 2021

TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

Medida considera “que a persistência e o agravamento da pandemia da Covid-19 no país impõem aos eleitores que não compareceram à votação nas eleições".

22 de janeiro de 2021

Bolsistas do PBU ganham aumento automático nos descontos

A medida se aplicará a um total de 175 bolsistas do Programa Bolsa Universidade (PBU) integrados à modalidade com isenção tributária e que possuem prazo até 2023.

22 de janeiro de 2021

Sindicato das escolas particulares recomenda aulas on-line no AM

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas orientam sobre aulas 100% na modalidade de ensino remoto por conta da pandemia de Covid-19

21 de janeiro de 2021

Após mortes, governador do Pará diz que não há escassez de oxigênio

De acordo com a Sespa, 159 cilindros de oxigênio medicinal foram levados de caminhão para Santarém, de onde foram transferidos para outras cidades do oeste paraense.

20 de janeiro de 2021

Farmacêuticos planejam estoques em unidades de Saúde

São 30 profissionais que já estão atuando em hospitais e SPAs e vão informar sobre cobertura diária de estoques para auxiliar na programação de abastecimento pela Cema.

20 de janeiro de 2021

MPE-AM escolherá lista sêxtupla para vaga de desembargador

O desembargador Djalma Martins da Costa terá aposentadoria compulsoriamente no dia 23 de fevereiro, quando atingirá idade limite para permanecer no serviço público.

20 de janeiro de 2021