De acordo com a Sespa, 159 cilindros de oxigênio medicinal foram levados de caminhão para Santarém, de onde foram transferidos para outras cidades do oeste paraense.
De acordo com o governador Helder Barbalho, produto já foi distribuído para quatro municípios paraenses (Foto: Divulgação)
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) , afirmou nesta quarta-feira (20) que trabalha para garantir o abastecimento do produto nas cidades paraenses que fazem divisa com o estado do Amazonas.
A declaração vem após as mortes de seis pessoas de uma mesma família, em menos de 24 horas, na cidade de Faro, devido a complicações por covid-19 e falta de oxigênio hospitalar.
Os óbitos ocorreram entre segunda-feira (18) e terça-feira (19).
Segundo a secretaria estadual de Saúde Pública (Sespa), já na noite desta segunda-feira, 159 cilindros de oxigênio medicinal foram levados de caminhão para Santarém, de onde foram transferidos para outras cidades do oeste paraense.
Segundo a pasta, o produto já foi distribuído para quatro municípios, entre eles, Faro, que recebeu 20 cilindros.
Setenta e nove recipientes foram remanejados para Oriximiná. Já as cidades de Terra Santa e Juruti receberam 30 recipientes cada.
Na última terça-feira (19), o governador Helder Barbalho conversou, por videoconferência, com prefeitos de cidades paraenses que fazem divisa com o Amazonas, estado onde o número de mortes por covid-19 aumentou na semana passada por causa da falta de oxigênio em hospitais públicos e privados.
Além de ouvir as demandas dos prefeitos do oeste paraense, Barbalho também se reuniu com representantes de empresas que fornecem oxigênio para o Pará. Ele garantiu que não há escassez de oxigênio medicinal no estado.
“Tem leito e há oferta de oxigênio. Não podemos confundir falta de gestão e busca ao produto com escassez. Isso está longe de acontecer”, afirmou Barbalho, atribuindo às prefeituras a responsabilidade de planejar suas ações de forma a não faltar insumos médicos e equipes de profissionais da saúde.
Fonte: Agência Brasil
Leia mais: