fbpx

quinta, 25 de fevereiro de 2021

Após 4 anos, implantação do prontuário eletrônico nas UBSs é concluída

Operando com software E-SUS PEC, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, o processo teve início em Manaus no fim de 2016 com um projeto-piloto, sendo concluído agora.

13 de dezembro de 2020

Compartilhe

Com a informatização do processo, todas as informações relativas ao atendimento são inseridas no prontuário eletrônico (Foto: Divulgação)

A implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) foi concluída em 100% das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Operando com software E-SUS PEC, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, o processo de implantação teve início em Manaus no fim de 2016 com um projeto-piloto, sendo concluído no mês de novembro deste ano.

Agora, os registros de atendimento do usuário podem ser acessados em todas as unidades básicas da rede municipal, garantindo um melhor acompanhamento e resolutividade do serviço.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, com a conclusão do trabalho, os usuários atendidos nas UBSs e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) passaram a ter um prontuário eletrônico. 

Para superar esses desafios, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou a instalação de fibra ótica em todas as unidades de saúde, cabeamento lógico interno, aquisição de switches, para possibilitar a conexão de computadores em redes, aquisição e configuração de computadores e nobreaks, fortalecendo a estrutura que existia anteriormente na rede municipal.

“Com a informatização do processo, todas as informações relativas ao atendimento são inseridas no prontuário eletrônico, como diagnósticos, vacinas, solicitação de exames, encaminhamentos e prescrições de medicamentos. Com isso, os profissionais da Semsa possuem acesso ao registro dos atendimentos realizados, mesmo que não atuem nas UBSs e a gestão pode supervisionar o processo de trabalho, gerando informações e dados estatísticos, que vão orientar a elaboração de políticas públicas, que atendam as especificidades do município”, explicou Marcelo Magaldi.

Implantação

O trabalho de implantação do PEC contou com a participação de profissionais das divisões de Sistemas de Informação em Saúde, de Manutenção de Sistemas e de Suporte e Manutenção de Informática e Segurança de Redes, coordenadas pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Semsa.

Já o treinamento das equipes foi realizado pelos Núcleos de Monitoramento e Avaliação dos Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste, Oeste e rural, coordenados pelo Departamento de Informação, Controle, Avaliação e Regulação.

O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI/Semsa), Mário Torres, destacou ainda que, apesar da utilização de um software disponibilizado pelo Ministério da Saúde, a Semsa também desenvolveu diversas soluções satélites de análise de dados, relatórios e otimizações do processo de trabalho.

“É o caso da integração desenvolvida pelo DTI com o SisFarma, que possibilita que a prescrição do medicamento realizada no consultório esteja disponível de maneira imediata na farmácia, com a avaliação do estoque local e sem necessidade de nova entrada de dados. É um processo que reduz custos, traz maior rapidez ao serviço e otimiza o fluxo de atendimento”, afirmou Mário Torres.

O diretor citou também como exemplo o acompanhamento realizado pela equipe de nutrição, que atua na sede da Semsa e que, identificando os encaminhamentos com necessidade de acompanhamento nutricional feitos nas UBSs, pode rapidamente entrar em contato com o paciente e realizar o atendimento e prescrições necessárias. “Como este processo foi iniciado durante a pandemia da Covid-19, o serviço de acompanhamento nutricional funciona de maneira telepresencial, com a prescrição realizada por meio de assinatura digital”, explicou Mário Torres.

Leia mais sobre Cidades

Contrato de iluminação pública tem fiscalização feita pela prefeitura

Vistoria na frota de veículo da Manaus Luz, empresa responsável pela manutenção da iluminação pública da cidade, dá em outra notificação.

24 de fevereiro de 2021

Falta de transparência leva Tribunal de Contas a multar ex-diretor

Falta de transparência de ex-gestor do serviço de água e esgoto do município de Presidente Figueiredo faz TCE-AM multá-lo em R$ 30 mil.

24 de fevereiro de 2021

Autônomos têm até sexta-feira para pagar Imposto sobre Serviços

Autônomos têm até sexta-feira para quitar a 2ª parcela do ISS devido ao município. Após essa data, o pagamento está sujeito a juros e multa.

24 de fevereiro de 2021

Parceria dá início à estruturação do Centro de Arqueologia de Manaus

Parceria na administração municipal e participação do Instituto Histórico Nacional inicia estruturação do Centro de Arqueologia Manaus.

24 de fevereiro de 2021

Telessaúde realiza webpalestras sobre saúde durante pandemia

Preservar e melhorar a saúde mesmo em época de pandemia são temas das palestras virtuais que começam nesta terça-feira no Telessaúde.

23 de fevereiro de 2021

Prestação de contas da UEA está na pauta do TCE nesta quarta

Entre os 49 processos que serão apreciados pelo TCE-AM nesta quarta, estão 11 prestações de contas de gestores e ex-gestores do Amazonas.

23 de fevereiro de 2021

MPAM faz eleição de membros do Conselho Superior nesta terça-feira

Eleição de membros do conselho do MPAM vai eleger, nesta terça, representantes dos promotores e dos procuradores em eleição virtual.

23 de fevereiro de 2021

Amazonas tem feriado escolar para aplicação de provas do Enem

Feriado escolar e ponto facultativo no Amazonas viabilizam reaplicação do Enem, adiado em função da segunda onda de Covid-19 no estado.

22 de fevereiro de 2021