fbpx

terça, 20 de abril de 2021

ANAC divulga a lista de empresas autorizadas a transportar oxigênio

A iniciativa traz agilidade e amplia a contratação de aeronaves para o transporte de insumos médicos com segurança, principalmente para o Amazonas.

18 de janeiro de 2021

Compartilhe

O transporte de oxigênio pode ser realizado por operadores aéreos certificados pela ANAC seguindo as disposições do RBAC 175 e do Doc. 9284 da OACI. (Foto:Divulgação)

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) disponibilizou na tarde desta segunda-feira (18), a lista das empresas que já foram autorizadas para o transporte de itens classificados como artigo perigoso na aviação, como os cilindros de oxigênio.

A relação das empresas autorizadas pode ser acessada em neste link: (clique aqui para acessar a lista)  

Segurança

A inciativa, de acordo com a Anac traz agilidade e amplia a contratação de aeronaves para o transporte de insumos médicos com segurança, principalmente entre cidades em que o transporte aéreo é o único modal disponível e eficiente na luta contra a Covid-19.

Especificamente sobre a situação da cidade de Manaus, a Anac informou que tomou cinco medidas e ações emergências para o setor aéreo.

As estratégias já estão em vigor para facilitar o transporte de pacientes e insumos médicos entre outras cidades e estados.

Entre as iniciativas listadas pela Anac estã a flexibilização da jornada de trabalho de tripulantes, a autorização do transporte de artigos perigosos – que estão relacionados ao combate da pandemia – na cabine de passageiros da aeronaves, alterações nas aeronaves para os transportes de passageiros.

Além destas, medidas como a permissão para o transporte em voos fretados com empresas de linha aérea e a lista das empresas que já possuem essa autorização foram implementadas.

Prorrogação de licenças

Para complementar os esforços, a Agência está trabalhando em nova prorrogação de licenças individualizadas para os pilotos que estão servindo ao combate da Covid-19 no país.

Transporte de cilindros de oxigênio

O transporte de algumas cargas, em razão dos perigos associados, é feito por empresas especializadas.

É o caso do transporte de cilindros contendo oxigênio, classificado como artigo perigoso da UN 1072 (oxigênio comprimido) – pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

O transporte de oxigênio pode ser realizado por operadores aéreos certificados pela ANAC seguindo as disposições do RBAC 175 e do Doc. 9284 da OACI.

As regras permitem o transporte em cilindros contendo até 150kg de oxigênio, em aeronaves de carga ou com configuração cargueira aprovada, limitado somente à capacidade da aeronave e à segurança no transporte, critérios ordinariamente observados por essas empresas certificadas para o transporte.

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021